Existem diversos tipos de pensamentos que já foram estudados e divulgados ao longo dos ano, a seguir vou apresentar alguns dos principais.

Tipos de Pensamentos: Qual é o seu?

Antes de começar o texto, tenho uma pergunta para você que é ou está se tornando agilista. Você está estudando as pessoas? Está estudando o que elas pensam? Quais os tipos de pensamentos elas possuem?

Algum tempo atrás trouxe para vocês um texto referente ao Pensamento Estratégico, mas fiquei com isso na cabeça pois existem diversos outros tipos de pensamentos que temos que estudar.

Não sou psicólogo ou um estudante sobre este tema, porém acredito que seja algo muito importante para nós que trabalhamos com gestão de projetos ou gestão de pessoas.

Portanto, a seguir irei te passar o que realmente é o “pensamento” para um dos grandes filósofos e uma introdução em alguns dos tipos de pensamentos que encontramos durante nossa vida.

O que é um pensamento?

Se queremos falar sobre tipos de pensamentos, antes de mais nada precisamos saber o que é um. Correto?

O pensamento ou pensar, é uma forma de um processo mental ou faculdade do sistema mental, que nos permite modelar nossa percepção do mundo e também como lidaremos com ele de forma efetiva e de acordo com nossas metas, planos e desejos.

Em resumo, podemos dizer que o pensamento tem como missão tornar-se avaliador da realidade, onde pensar significa avaliar o peso de algo na nossa vida.

Todo pensamento é fundamental nos nossos processos de aprendizagem, seja ele qual for.

Segundo Descartes, um dos maiores pensadores da filosofia moderna e considerado “pai da matemática moderna”, tem algumas frases famosas a respeito do pensamento:

“A essência do homem é pensar.”

“Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente.”

“Penso, logo existo.”

Por muito tempo nós seres humanos estamos estudando o modo como pensamos e como podemos evoluir cada um dos tipos de pensamentos. Pessoas como René Descartes vem realizando pesquisas científicas e experiências com várias outras para entender cada um destes pensamentos.

E quais os tipos de pensamentos que existem?

Existem diversos tipos de pensamentos que já foram estudados e divulgados ao longo dos anos, a seguir vou apresentar alguns dos principais e o porque temos cada um deles.

1) Pensamento Reflexivo: Este pensamento foi exposto por John Dewey, em seu livro “Como Pensamos”, no qual reconhece que este pensamento facilita uma ação sistemática, orienta ações para atingir um objetivo de forma consciente, além de facilitar o controle entre o pensamento e a ação que será realizada.

O pensamento reflexivo é referente as diferentes maneiras pelas quais as nossas ideias ou situações que acontecem no dia a dia podem ser representadas e expressadas, podemos dizer que ter este pensamento irá nos ajudar a planejar de forma consciente nosso comportamento de acordo com nossas expectativas.

2) Pensamento Crítico: É responsável pela investigação, análise e avaliação do conhecimento, fazendo com que enfrentemos a realidade em todas as suas dimensões (como queremos que ela seja, como todos vemos e a realidade no presente e no passado).

Portanto este tipo de pensamento nos permite visualizar diferentes realidades que possam estar ocultadas, dessa maneira podemos analisar todos os fatos antes de formar um julgamento.

3) Pensamento Analítico: Com esse pensamento conseguimos entender melhor qualquer situação em que estamos, além de conseguir classificar e organizar a realidade para processa-la da melhor forma possível.

Quando adotamos este tipo de pensamento passamos a ter ideias mais claras e definidas, já que fazemos com frequência análises exaustivas e reflexivas sobre problemas ou situações.

4) Pensamento Lógico: É um tipo de pensamento baseado na expressão de ideias ordenadas, geralmente pessoas que possuem este pensamento acreditam em regras já estabelecidas por um sistema lógico.

É comum que as pessoas utilizem este pensamento para obter novas ideias a partir de outras que ela já tinha em mente, seguindo uma ordem lógica e precisa, sem contar que podemos ter uma expectativa mais real do que é esperado em determinadas situações.

5) Pensamento Sistêmico: Refere-se a nossa capacidade de compreensão das relações com os diferentes elementos que compõem um elemento, é muito aplicado na resolução de problemas interpessoais, relações sociais ou organizacionais, pois diz respeito a interação entre os sistemas que estamos.

6) Pensamento Analógico: Este tipo de pensamento nos ajuda a organizar nossas ideias com a finalidade de poder realizar comparações entre cada uma delas, usamos esse pensamento constantemente em nossas vidas cotidianas.

É um pensamento que está praticamente em todas as atividades humanas, envolve a representação mensal que fazemos das relações existentes entre objetos ou pessoas.

7) Pensamento Criativo: É aquele pensamento que nos ajuda na produção de novas ideias, novas experiências ou até mesmo novas realidades, já que as pessoas que possuem este pensamento não possuem limitações e acreditam que tudo é possível.

Geralmente este pensamento é fácil ser percebido em crianças, já nos adultos são poucos os que continuam exercitando o pensamento criativo, vemos muitos pintores, designers, músicos e diversos outros artistas que investem muito na criatividade.

8) Pensamento Deliberativo: É o modo que as pessoas tomam suas decisões, determinadas pessoas tomam uma decisão através de certos critérios, valores pessoais, princípios éticos ou normas já estabelecidas.

Algumas pessoas conseguem utilizar o pensamento lógico e o pensamento deliberativo ao mesmo tempo dependendo a situação que ocorre para tomar uma decisão importante.

9) Pensamento Prático: É o pensamento que mais utilizamos no dia a dia, seja pessoal ou profissional. Com ele podemos aplicar nossos conhecimentos de maneira mais simplificada e prática.

Ao desenvolver este tipo de pensamento, conseguiremos fazer com que as atividades diárias sejam estabelecidas e cumpridas com os resultados esperados.

Cada um de nós adota certos tipos de pensamentos ao longo dos anos de várias maneiras, seja pelo ambiente de trabalho ou por experiências pessoais. Muitos destes pensamentos estão relacionados com a nossa personalidade e na capacidade que temos de aplica-los no dia a dia.

Existem várias práticas e técnicas que posso trazer para vocês sobre como conseguimos desenvolver cada um deles, inclusive tem alguns desta lista que eu acredito que você já utiliza na sua vida, não é mesmo?

Saber o que é um pensamento e quais os tipos de pensamentos podemos ter, até mesmo como desenvolvê-los irá nos ajudar muito em nossa carreira profissional, principalmente para você que quer trabalhar como um agilista.

E ai, qual desses pensamentos você já utiliza? Qual pretende desenvolver? Me conta aqui nos comentários!

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Existem diversos tipos de pensamentos que já foram estudados e divulgados ao longo dos ano, a seguir vou apresentar alguns dos principais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *