O Ikigai é uma palavra japonesa que significa "razão de viver", na prática é a razão pela qual você acorda todos os dias pela manhã.

IKIGAI e o Sentido da Vida

Muito já sabemos que a cultura lean vem do Japão, alias praticamente todas as principais técnicas e práticas de melhoria contínua foram criadas por eles, inclusive o que vou te apresentar hoje, o Ikigai.

Talvez seja algo que não é muito comum repararmos isto no nosso dia a dia, mas em países asiáticos, principalmente no Japão, eles dão muito valor ao seu propósito de vida e até mesmo levam em conta durante uma contratação de emprego.

Já pensou nisso? Se um recrutador te perguntasse hoje qual o seu propósito de vida, o que você responderia?

Qual o sentido da sua vida? Por que você acorda todos os dias? Você não sabe responder nenhuma dessas perguntas, não é mesmo?

Não se apavore, vou te apresentar o que é o Ikigai e a sua importância, alguns exemplos e também o que é o Mandala Ikigai.

O que é IKIGAI?

O Ikigai é uma filosofia de vida que surgiu inicialmente na ilha de Okinawa, no sul do Japão, um dos locais com as pessoas mais felizes do mundo e onde a expectativa de vida média está próximo aos 100 anos.

Na teoria podemos considerar que Ikigai é uma palavra japonesa que significa “razão de viver”, na prática é a razão pela qual você acorda todos os dias pela manhã, sendo um conceito que nos ajuda a buscar sentido para tudo o que realizamos.

Segundo os japoneses todos nós temos um Ikigai, mas a busca por um requer uma profunda e extensa busca individual, sendo de extrema importância para trazer satisfação e significado para nossas vidas.

Portanto, é um estilo de vida que vai nos beneficiar com harmonia, longevidade e satisfação plena em diversas áreas da vida, permitindo alcançar um propósito de nossa existência.

Essa busca pelo sentido da vida está associada as nossas crenças, relacionamento, cultura, mas também pode influenciar na nossa profissão ou qualquer outro tipo de vocação, como por exemplo no caso de artistas.

Alguns exemplos de Ikigai podem ser:

  • Se dedicar a uma ONG.
  • Ajudar na preservação da Amazônia.
  • Conhecer novas culturas.
  • Ser um bom profissional na área da saúde.

Vivemos em um tempo de constantes mudanças, no qual preferimos o imediatismo e valorizamos conquistas materiais mais do que tarefas como ajudar o próximo, nosso dia a dia é feito de criamos uma lista de tarefas e executarmos cada uma delas e ai por diante, como um ciclo sem fim.

Com o Ikigai é diferente, ele tem como objetivo quebrar este ciclo, fazendo com que iniciemos uma jornada de autodescoberta que irá nos mostrar pequenas e grandes fontes de realização. Ou seja, mesmo que não tenhamos alcançado nossos sonhos, podemos desfrutar de pequenas conquistas.

O que é e como é o Mandala?

Um dos elementos que diferencia o Ikigai com as outras filosofias de propósito de vida é o seu Diagrama de uma Vida em Ikigai ou apenas Mandala Ikigai, que demonstra de forma simples e visual as quatro grandes áreas que estão presentes em uma vida com sentido e propósito.

O centro da mandala é onde está o próprio Ikigai, e o seu objetivo é permitir uma visão clara entre a correlação de todos os aspectos da vida, ajudando as pessoas a entenderem que elas não são definidas por seus trabalhos e nem como uma obrigações sociais.

Quando o seu trabalho é motivado por um propósito pessoal e existe alinhamento entre os seus valores e os de uma organização, você irá ficar muito mais satisfeito e produtivo enquanto realiza suas tarefas diárias.

O Ikigai é uma palavra japonesa que significa "razão de viver", na prática é a razão pela qual você acorda todos os dias pela manhã.

Você pode ter uma boa ideia no que significa cada círculo conforme explicação abaixo:

  1. O que você ama fazer? – Questione-se: Qual é a sua paixão? O que ama? O que você faria se não precisasse de dinheiro?
  2. O que você é bom em fazer? – Questione-se: No que você é bom? Quais são os seus pontos fortes?
  3. O que você pode ser pago para fazer? – Questione-se: Onde você poderia trabalhar? O que você faz e que outros estão dispostos a pagar?
  4. O que é bom para o mundo? – Questione-se: Qual é a sua missão na Terra? Como você pode ajudar a tornar o mundo melhor ou agregar valor social a ele?

Você pode criar um checklist com várias perguntas em cada um dos quatro círculos e ir respondendo aos poucos, não é necessário ter pressa e respondê-lo de um dia para outro, você pode também validar suas respostas com amigos e familiares para ver se a sua visão está correta ou se não está faltando nada.

E aí, você já encontrou o seu Ikigai? Encontrou o motivo pelo qual você acorda todos os dias?

Me conta aqui nos comentários se você acredita que sim!

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

O Ikigai é uma palavra japonesa que significa "razão de viver", na prática é a razão pela qual você acorda todos os dias pela manhã.

 

1 comentários em “IKIGAI e o Sentido da Vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *