O Modelo 7S é um modelo de gestão de mudança criado por Tom Peters e Robert Waterman enquanto ambos trabalhavam na McKinsey & CO.

Modelo 7S de McKinsey: Estruturando a Mudança!

Agora que você já sabe o que é Gestão de Mudança e também aprendeu sobre o Modelo de Kotter e Modelo de Bridges, venho te apresentar mais um modelo para melhorar sua estratégia de mudança, dessa vez falarei sobre o Modelo 7S de McKinsey.

Temos vários métodos e modelos prontos para utilizar no dia a dia da sua organização, principalmente quando estamos falando de estratégia de mercado e cultura dos colaboradores, mas com o Modelo 7S é diferente.

Este modelo utiliza fatores internos e externos e está desde os anos 80 sendo utilizada pelas principais organizações em todo o mundo. A seguir, veremos o que é o Modelo 7S, quais os seus elementos e um exemplo de como utiliza-lo na prática.

Você verá o motivo pelo qual este modelo se sobressai sobre as demais e o porque sua eficácia é tão alta, apesar de ser muito simples de ser utilizado.

O que é o Modelo 7S?

O Modelo 7S ou Modelo 7S de McKinsey é um modelo de gestão de mudança criado por Tom Peters e Robert Waterman enquanto ambos trabalhavam de consultores da McKinsey & Co em 1982.

Através do Modelo 7S é possível organizar, analisar e diagnosticar questões corporativas, além de ser possível planejar intervenções e mudanças em toda a organização.

Esse modelo utiliza 7 fatores necessários para que uma organização realize mudanças com sucesso, um dos seus objetivos é fazer com que os responsáveis pela mudança levem em consideração todos estes fatores em conjunto, para ter certeza que uma estratégia será implementada como previsto.

Um dos diferenciais deste modelo é a sua simplicidade na execução, desde que todas as pessoas envolvidas entendam que estes fatores não podem ser trabalhados de forma individual, pois o próprio modelo diz que se um elemento muda, todos os outros terão mudanças também.

Entre todas as utilizações possíveis, o Modelo 7S pode ser utilizado principalmente para:

  1. Melhorar a performance da organização.
  2. Analisar o impacto de futuras mudanças.
  3. Alinhar departamentos dentro de uma organização.
  4. Determinar a melhor forma de aplicar uma estratégia proposta.

Elementos Hard / Rígidos

São os elementos mais fáceis de serem identificados e definidos, podendo ser diretamente influenciados por toda a gestão da organização, sendo eles:

  • Strategy / Estratégia: São os objetivos e planos estabelecidos pela organização para construir e manter vantagens competitivas, dando prioridade ao mercado e alocações de recursos.
  • Structure / Estrutura: É a forma em que a organização está estruturada e como funciona sua hierarquia, divisão de tarefas e responsabilidades de todos os colaboradores.
  • Systems / Sistemas: São as atividades e procedimentos diários que os colaboradores da organização cumprem durante suas jornadas de trabalho, podendo ser sistemas automatizados que eles utilizam.

Elementos Soft / Flexíveis

São os elementos mais difíceis de serem descritos, são menos tangíveis e totalmente influenciados pela cultura da organização, sendo eles:

  • Shared Values / Valores Compartilhados: São os valores individuais que cada um dos colaboradores creem e os quais lutam pela organização, são eles que evidenciam a cultura corporativa e a ética do trabalho.
  • Skills / Habilidades: São as habilidades e competências dos colaboradores que a organização necessita para realizar o seu trabalho diário.
  • Style / Estilo: Diz respeito ao estilo de liderança que é realizado pelo líderes da organização.
  • Staff / Pessoas: São as pessoas que trabalham na organização, suas diferenças culturais e suas diversidades.

Durante os processos de mudança, é normal que algumas organizações foquem nos elementos hard e não dão atenção suficiente aos elementos soft, mas é necessário que todos os elementos sejam construídos pelas pessoas em conjunto, para o sucesso esperado da mudança que está sendo realizada.

Quais perguntas devemos fazer para cada um dos elementos?

Para cada um dos elementos existentes dentro do Modelo 7S é possível realizar várias perguntas para chegar no seu resultado previsto ou aquilo que sua organização almeja, lembre-se que você pode utilizar quantas perguntas forem necessárias, mas não exagere.

  1. Estratégia: Como pretendemos atingir nossos objetivos?
  2. Estrutura: Como a organização planeja e divide suas iniciativas?
  3. Sistemas: Quais são as regras e processos das equipes?
  4. Valores Compartilhados: Quais são os valores chaves da empresa?
  5. Habilidades: Os colaboradores possuem as competências necessárias para realizarem suas tarefas?
  6. Estilo: Quão participativa é a liderança da organização?
  7. Pessoas: Quais são os cargos e especializações representados nas equipes?

Abaixo trouxe um exemplo da estrutura do Modelo 7S desenvolvido pela BSC Designer, utilizando as perguntas e respostas para cada um dos elementos e que ficará muito mais claro de você entender como pode realizar dentro da sua organização.

O Modelo 7S é um modelo de gestão de mudança criado por Tom Peters e Robert Waterman enquanto ambos trabalhavam na McKinsey & CO.

Para utilizar corretamente o modelo é necessário mapear por meio desses questionamentos todos os 7 fatores, as perguntas que citei como exemplo não são necessariamente obrigatórias, você pode fazer suas próprias perguntas para cada um dos fatores conforme a necessidade da sua organização.

Esse exercício deve ser respondido para entender a situação atual da organização, o chamado Ponto A, e deve ser realizado até chegar em uma situação futura proposta, o Ponto B, realizando um questionário com pessoas de diferentes níveis da empresa, para não ocorrer divergências de opiniões com a realidade.

De todos os métodos ou modelos que vimos até o momento, o Modelo 7S talvez seja um dos mais simples de você conseguir implementar dentro da sua organização.

E aí, o que você achou do Modelo 7S? Vai tentar implementar na sua empresa? Me conta aqui nos comentários.

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

O Modelo 7S é um modelo de gestão de mudança criado por Tom Peters e Robert Waterman enquanto ambos trabalhavam na McKinsey & CO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *