É muito comum pensarmos que por trabalharmos em uma função operacional não podemos ter nenhum tipo de pensamento estratégico.

Pensamento Estratégico: Como posso desenvolver o meu?

É muito comum pensarmos que por trabalharmos em uma função operacional não podemos ter nenhum tipo de pensamento estratégico, mas será que isso é verdade mesmo?

Será que este tipo de pensamento não pode nos abrir portas internamente na organização em que trabalhamos ou até mesmo em outras?

Muitas vezes não entendemos ou até ficamos com raiva quando uma pessoa que achamos que não faz nada no trabalho é promovida para um cargo de liderança, mas o que não reparamos é que esta pessoa pode ter várias competências não operacionais, sendo uma delas o pensamento estratégico.

Você pode perceber que muitos dos profissionais mais bem-sucedidos do mundo não colocam a mão na massa, alguns talvez passaram pouco tempo com funções operacionais, só que eles são inovadores e visionários. Tenho o costume de falar que muitos são preguiçosos e arrumam uma forma inteligente de fazer o seu trabalho mais rápido e de forma mais fácil que os demais.

Ter um pensamento estratégico atualmente em uma organização é uma competência essencial para conseguir resolver desafios de forma eficiente e escalável, de forma que essa solução desenvolvida consiga resolver vários outros problemas.

Porém nem todas as pessoas nascem com este tipo de habilidade, se você é uma destas pessoas não precisa ficar preocupado. A seguir irei explicar o que é o temido pensamento estratégico e te apresentar algumas formas de atingi-lo.

O que é Pensamento Estratégico?

É a arte de pensar de forma efetiva na solução de um determinado problema ou para o desenvolvimento de um novo produto ou até mesmo de uma nova empresa. Dentro de uma organização é necessário alinhar sua visão estratégica e os seus objetivos com a mente aberta e apurada sobre a situação atual e a perspectiva de futuro que está buscando.

Pensar de forma estratégica e agir de forma operacional nada mais é do que dominar o presente e conquistar o futuro que deseja, poucas são as pessoas que visam alcançar os seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais, pensando desta maneira.

Não é simples chegar a este nível de pensamento, muitas pessoas só alcançam após longa experiência de vida.

Para você ter uma ideia, pessoas com o pensamento estratégico geralmente possuem características próprias, como:

  • Sabe onde quer chegar e ter um objetivo ou meta claramente definida;
  • Sabe qual a sua situação atual e o quão distante está dos seus objetivos;
  • Sabe quais caminhos deve seguir para alcançar o seu objetivo;
  • Sabe avaliar e se auto corrigir caso tenha alterado o seu caminho proposto;
  • Tem a capacidade de descartar modelos automáticos renovando constantemente sua estratégia;
  • Tem a capacidade de realizar as perguntas necessárias para alcançar aquilo que deseja obter;
  • Sabe identificar os pontos chave para separar o que é certo ou aleatório e quais os fatores decisivos para o seu sucesso.

É muito comum pensarmos que por trabalharmos em uma função operacional não podemos ter nenhum tipo de pensamento estratégico.

Como posso desenvolver melhor o meu pensamento?

Se você quer ter um pensamento estratégico desenvolvido, o primeiro e principal passo é mudar a sua mentalidade. Se você acredita que isto é apenas para gerentes ou diretores, você está totalmente enganado.

A mentalidade estratégica pode e deve acontecer em todos os níveis de qualquer organização.

Desta forma a SiteWare publicou um artigo com 4 passos para você desenvolver o seu pensamento estratégico:

  • Saiba: Observe e procure padrões internos e externos de situações que ocorram no seu dia a dia, seja proativo com quem está próximo de você e entenda o cenário atual da sua organização e do mercado.
  • Pense: Faça as perguntas difíceis para si mesmo e para aquelas pessoas que trabalham com você diariamente, se torne curioso e passe a olhar as informações de diferentes pontos de vista para ampliar sua perspectiva da situação no qual se encontra.
  • Fale: Transpareça que você sabe o que é o pensamento estratégico melhorando sua comunicação verbal e escrita, outros pensadores estratégicos passarão a se comunicar com você, uma ótima oportunidade para aprender mais.
  • Aja: Tenha tempo para pensar e compreender os conflitos, passe a dar prioridade para aquilo que é essencial no seu dia e reserve um espaço na sua agenda para pensar e analisar os problemas que estão ocorrendo.

É claro que existe várias outros exercícios ou competências que você pode aprender para desenvolver o seu pensamento estratégico, como por exemplo: você pode aprender a identificar tendências ou desenvolver uma inteligência financeira.

Existe várias formas e estudos que você pode buscar, aqui eu te passei apenas o básico para você iniciar a sua própria jornada de estudos. Espero que você tenha entendido e gosto deste tema.

Aproveita e me conta aqui nos comentários!

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

É muito comum pensarmos que por trabalharmos em uma função operacional não podemos ter nenhum tipo de pensamento estratégico.

1 comentários em “Pensamento Estratégico: Como posso desenvolver o meu?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *