As métricas ágeis possuem o objetivo de priorizar a dor que uma organização tem, é a medição dos principais fluxos de valor de uma empresa.

Métricas Ágeis: O que são? Quando usar?

O famoso autor William Deming disse uma vez que “não se gerencia o que não se mede”, e você já pensou o quanto você está medindo? E se está medindo da forma correta? Você utiliza métricas ágeis?

Com o passar dos anos muitas organizações estão se adaptando a novos modos de realizarem gestão a nível organizacional ou de projetos, e a forma no qual elas estão medindo estes avanços estão evoluindo da mesma forma, apesar de muitas empresas ainda insistirem em criar indicadores de forma tradicional.

Com o surgimento do manifesto ágil e das iniciativas de agilidade, diversas métricas foram surgindo e outras adaptadas para o nosso cenário atual,

O que são Métricas Ágeis? Por que utilizá-las?

As métricas ágeis são os indicadores que possuem o objetivo de priorizar a dor que uma organização tem no momento, ou seja, é a medição dos principais fluxos de valor e dos impactos que podem ocorrer em uma empresa.

Um organização pode ter milhares de indicadores e vivem de olho em milhares de números que muitas das vezes podem não fazer sentido algum para o negócio, nessa hora é que as métricas ágeis fazem a diferença.

Além disso, quando você começa a utilizar métricas ágeis, consegue prever melhor o tempo destinado para os projetos, se os resultados estão na qualidade esperada, quais processos precisam ser melhorados e também ajuda os times a detectarem de forma mais rápida onde estão os seus principais problemas.

Antes de começar a utilizar as métricas ágeis, você deve realizar algumas perguntas:

    • O que você quer responder com as métricas?
    • Quais os principais problemas ou insatisfações você possui?
    • O que está impactando os resultados do negócio?
    • Quais métricas podem trazer indícios do problema?
    • Quais métricas podem gerar informações para promover melhoria contínua?

Ter essas perguntas em mente vai te ajudar a entender os principais problemas que a sua organização possui para que você consiga aplicar as melhores métricas ágeis e estratégias focadas em melhorar os processos existentes.

Outro ponto importante sobre as métricas ágeis é que elas podem ser separadas em três grupos:

  1. Métricas Lean: Métricas com foco na eliminação de desperdício e redução de tempo, como o lead e cycle time.
  2. Métricas Kanban: Métricas com foco no fluxo de trabalho, organização e priorização, como o diagrama de fluxo cumulativo.
  3. Métricas Scrum: Métricas com foco na previsibilidade de entrega, como o burndown e burnup.

10 Principais Métricas

De todas as métricas ágeis que vem sendo utilizadas pelas grandes organizações do mundo, resolvi trazer uma lista com as 10 principais métricas que você pode começar a aplicar hoje mesmo:

  1. Burndown: É a representação do trabalho restante a ser realizado versus o tempo, mensurando o progresso do projeto ao longo do projeto. Sendo que o trabalho restante fica no eixo vertical, enquanto o tempo no eixo horizontal.
  2. Burnup: É a representação do progresso em direção a finalização do projeto, diferente do burndown que apresenta o trabalho restante, o burnup mostra o trabalho que já foi concluído ao longo das semanas, meses ou sprints.
  3. Lead Time: É a representação do tempo que uma atividade foi concluída durante o ciclo de produção, ou seja, desde a solicitação do cliente até a entrega do produto.
  4. Cycle Time: É a representação do tempo em que uma atividade foi concluída a partir do momento em que ela começou a ser realizada, diferente do lead time que considera desde que a atividade foi colocada no backlog.
  5. Velocity: É a representação da quantidade média de atividades que uma equipe pode concluir durante um ciclo de entrega (semanas, meses ou sprints).
  6. Diagrama de Fluxo Acumulativo: É a representação do cycle time, throughput e do work in progress ao longo do tempo, tem como objetivo rastrear e prever a conclusão das atividades de trabalho e a necessidade de agir sobre o fluxo e o processo de melhoria.
  7. Work In Progress (WIP): É a representação da quantidade de itens de trabalho que estão em andamento em uma determinada etapa do ciclo de desenvolvimento, podendo apresentar quantidades diferentes em cada etapa.
  8. Throughput (Vazão): É a representação da capacidade de entrega de um time durante um ciclo de desenvolvimento, com ele é possível analisar quantas tarefas ou histórias de usuário o seu time consegue entregar durante uma semana, mês ou por sprint.
  9. Happiness Metric: É a representação da motivação de uma equipe, geralmente é realizado uma pesquisa com uma escala de avaliação de 1 a 5, onde 1 representa estou odiando tudo e 5 estou adorando tudo, é comum que cada organização crie sua forma de medir a motivação de suas equipes.
  10. Net Promoter Score (NPS): É a representação da satisfação dos clientes ou usuários de um produto ou serviço, consiste em realizar uma pergunta para os seus clientes e avaliar o que é necessário melhorar.

Existem diversos indicadores e métricas ágeis que podemos abordar durante um projeto para avaliar a sua situação e entender melhor o que podemos criar de plano de ação, caso necessário.

Assim como diz Deming, é impossível gerenciar aquilo que não está sendo medido, portanto é fundamental que você como agilista saiba o objetivo de cada uma destas 10 métricas e também como criá-las.

Não sabe como criá-las? Fica tranquilo que em breve vou trazer um tutorial sobre como você pode criar cada uma delas de forma simples e objetiva.

E aí, qual destas métricas ágeis você já está utilizando na organização em que trabalha? Me conta aqui nos comentários 😉

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As métricas ágeis possuem o objetivo de priorizar a dor que uma organização tem, é a medição dos principais fluxos de valor de uma empresa.

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