Neste ano fazem apenas 20 anos em que 17 voluntários se reuniram para escrever o que chamaram de Manifesto Ágil. Você sabe o que é ágil?

Manifesto Ágil? É possível viver de ágil?

Neste ano de 2021 fazem apenas 20 anos em que 17 signatários se reuniram para escrever o que chamaram de Manifesto Ágil.

Mas afinal, você sabe o que realmente é o Manifesto Ágil? Sabe o motivo dele ter sido criado e o que os seus criadores estavam pensando naquela época?

Foi em um resort de esqui nas montanhas de Wasatch, onde representantes de outras metodologias de desenvolvimento de software, como por exemplo Extreme Programming, Scrum e Adaptative Software Development se encontraram para conversar, beber e claro, esquiar.

Desse encontro viram a necessidade de uma alternativa para documentação e processos de desenvolvimento que tinham na época, e foi com o nome The Agile Alliance que no período de 11 até 13 de fevereiro de 2001 passaram a escrever, o que chamaram de Manifesto para Desenvolvimento de Software Ágil.

O Manifesto Ágil foi criado com 4 valores e 12 princípios, que mesmo sendo criados para o mundo de Software, podem ser utilizados e adaptados para qualquer outra área.

E quais são esses tais valores do Manifesto Ágil?

Você pode achar simples e óbvio após ler cada valor do manifesto, porém a realidade das organizações eram muito diferentes naquela época e vem melhorando ao longo dos anos.

Se você pretende trabalhar com agilidade um dia, tenha sempre esses valores em mente:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Mesmo havendo valor nos itens à direita, sempre iremos valorizar mais os itens à esquerda.

Lembrando que em nenhum momento o Manifesto Ágil diz que é errado possuir ou criar documentação ou que não devemos ter um contrato fixo com nossos clientes, mas sim que devemos priorizar aquilo que é mais importante para agregar valor ao nosso produto e/ou serviço.

Seu cliente é mais importante do que uma negociação de contrato

Pra que existe tantos princípios? Quais são eles?

Há vários relatos e artigos que citam que os próprios criadores do Manifesto Ágil em nenhum momento eram contra metodologias, mas sim a favor de restaurar o equilíbrio e dar um novo sentido a palavra metodologia.

Como forma de pressionar e mostrar os seus trabalhos para aqueles que chamavam de “burocratas corporativos”, nestes dois dias reunidos também foi iniciado a escrita dos 12 princípios:

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.
  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
  3. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.
  4. Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.
  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é através de conversa face a face.
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso.
  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
  9. Contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
  10. Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Depois de tudo isso… Já é possível viver de ágil?

Com 20 anos de existência do Manifesto Ágil, talvez neste período de pandemia seja a época em que mais se viu as organizações tendo que se adaptar o mais rápido possível para não deixarem de existir.

E você sabe o por que elas conseguiram se adaptar?

Porque anos atrás já estava sendo estudado como melhorar o desenvolvimento de um produto, e isso vai acontecer com mais frequência daqui para frente, já que percebemos que do dia para a noite tudo pode mudar.

Mas uma coisa é certeza, os métodos ágeis serão cada vez mais frequentes no nosso dia a dia… Desde o desenvolvimento de software até a forma que as crianças irão aprender nas escolas.

E ai, o que você achou? Me conta aqui nos comentários…

Você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Eventos de Janeiro

10 comentários em “Manifesto Ágil? É possível viver de ágil?

  1. Ótimo texto! Deixou muito claro como surgiu o movimento que deu origem as metodologias ágeis!
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos Caio!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *