UML é uma linguagem para a elaboração de estruturas de software sendo utilizada para especificação e documentação de artefatos de um sistema.

UML: Introdução e os seus Diagramas

Há quem diga que é somente de história de usuário que vive um agilista, mas a realidade é que muitas empresas utilizam meios tradicionais para as documentações de desenvolvimento de software. Portanto, hoje irei te apresentar o que é o UML.

Você encontrará no texto a seguir uma introdução ao UML e pouco de sua história, assim como quais são os tipos de diagramas existentes e quais são as suas utilizações e finalidades.

O que é UML e como surgiu?

A Linguagen de Modelagem Unificada, ou apenas UML, é uma linguagem padronizada para a elaboração de estruturas de projetos de software, sendo utilizada para visualização, especificação, construção e documentação de artefatos que compõem um sistema.

Podemos dizer que ela criada com o intuito de estabelecer uma modelagem visual comum, semanticamente e sintaticamente rica, seja na arquitetura, no design ou na implementação de sistemas complexos, inclusive no comportamento humano.

Mesmo não sendo uma linguagem de programação, existem ferramentas utilizadas para a geração de código em várias linguagens através dos diagramas UML, já que ela tem uma relação muito boa com a análise e design orientados a objetos.

Apesar de ser utilizado com foco em sistemas complexos de software, tem sido implementado com sucesso em setores como: sistemas de informações corporativos, serviços bancários e financeiros, telecomunicações, vendas de varejo e até mesmo serviços médicos.

Na Linguagem de Modelagem Unificada existem diversos tipos de diagramas, no quais são utilizados para descrever o limite, a estrutura e o comportamento do sistema, conforme veremos a seguir.

Diagramas Estruturais

Os diagramas estruturais existem para visualizar, especificar, construir e documentar aspectos estáticos de um sistema, representando toda a estrutura e itens dos mesmos.

Ele é representado em 7 tipos, segue abaixo as descrições:

  • Diagrama de Classes: Utilizado para representar estruturas de classes de negócios, interfaces e outros sistemas e classes de controle.
  • Diagrama de Objetos: Utilizado para representar os objetos do diagrama de classes em um determinado instante de tempo, assim como instâncias e relacionamentos.
  • Diagrama de Componentes: Utilizado para demonstrar os artefatos de que os componentes são feitos. Por exemplo: código fonte, bibliotecas de programação e tabelas de banco de dados.
  • Diagrama de Implantação: Utilizado para representar um conjunto de elementos de um sistema para que ele seja executado.
  • Diagrama de Pacotes: Utilizado para descrever os pacotes ou partes do sistema, podendo ser divididos em agrupamentos lógicas e com todas as suas dependências, sendo muito utilizado para ilustrar a arquitetura de um sistema.
  • Diagrama de Estrutura Composta: Utilizado para descrever os relacionamentos entre os elementos, a colaboração interna de classes, interfaces ou componentes de especificação de funcionalidades.
  • Diagrama de Perfil: Utilizado para criar uma visão ou customização do relacionamento entre classes com o objetivo de atender determinado domínio.

Diagramas Comportamentais

Os diagramas comportamentais existem para visualizar, especificar, construir e documentar aspectos dinâmicos de um sistema, auxiliando a comunicação entre os objetos e a identificação dos processos.

Ele é representado em 3 tipos, segue abaixo as descrições:

  • Diagrama de Caso de Uso: Utilizado para organizar os comportamentos do sistema através um conjunto de casos de uso, atores e dos seus relacionamentos.
  • Diagrama de Transição de Estados: Utilizado para apresentar as mudanças de um sistema através de eventos como transições de estados e atividades que podem acontecer após determinada ação.
  • Diagrama de Atividade: Utilizado para apresentar o fluxo de controle entre duas ou mais atividades, pode demonstrar um fluxo sequencial ou ramificado das atividades e até mesmo as ações que ocorrem entre os objetos.

Diagramas de Interação

Os diagramas de interação existem para visualizar, especificar, construir e documentar aspectos isomórficos de um sistema, demonstrando como é a suas interações e comunicações.

Ele é representado em 4 tipos, segue abaixo as descrições:

  • Diagrama de Sequência: Utilizado para demonstrar a ordem temporal das mensagens de um sistema, ilustrando um conjunto de papéis e as mensagens enviadas e recebidas pelas suas instâncias.
  • Diagrama Visão Geral de Interação: Utilizado para representar o envio e recebimento de dados entre um ator e um caso de uso, utiliza a combinação do diagrama de atividade com o de sequência para a visualização das interações de todo o sistema.
  • Diagrama de Comunicação: Utilizado para exibir as interações de um sistema, com os seus conjuntos de objetos e relacionamentos, incluindo as mensagens trocadas entre elas.
  • Diagrama de Tempo: Utilizado para apresentar qual é o comportamento dos objetos e suas interações durante uma escala de tempo, focando nas ações que ocorrem neste período.

É claro que neste texto falamos rapidamente por cada um dos diagramas de forma teórica, para que apenas você entendam para que serve cada um deles da próxima vez que for criar uma documentação.

Por hoje é isso que tenho para te apresentar, em breve teremos novos textos e tutoriais sobre como você pode criar o seu diagrama.

E aí, na organização em que você trabalha é utilizado os diagramas de UML? Me conta aqui nos comentários.

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UML é uma linguagem para a elaboração de estruturas de software sendo utilizada para especificação e documentação de artefatos de um sistema.

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