Design Sprint: Seu produto em 5 dias?

Acredito que você esteja se perguntando o motivo do título se parecer com aquelas frases de postes de energia, no qual aparece “Trago a pessoa amada em 3 dias”. Mas pode acreditar, com o Design Sprint é possível desenvolver um produto em 5 dias, ou melhor, um protótipo funcional dele.

Antes de começar, vou deixar claro que irei falar aqui sobre a versão original da metodologia, a mesma versão criada por Jake Knapp enquanto trabalhava no Google Ventures.

Para a versão do Design Sprint 2.0 ou outras adaptações deixarei para escrever em um outro momento.

Agora você deve estar se perguntando o que é o Design Sprint e como ele vai te ajudar a desenvolver um protótipo do seu produto em apenas 5 dias, sendo que a sua equipe não consegue fazer em menos de 30 dias… Certo?

Vamos lá! Como eu falei antes o Design Sprint é uma metodologia de desenvolvimento de produtos criada por Jake Knapp e outros designers enquanto estavam na Google e tinham dificuldades para dar sequência em um produto, por não saber se ele iria dar certo ou não.

Em resumo, é um processo de 5 dias para responder questões críticas de negócios por meio de design, prototipagem e ideias de testes com os seus clientes.

Atualmente temos grandes produtos que surgiram desta forma, alguns deles você deve conhecer, como o Google Meet e o Slack.

Qual a vantagem de utilizar o Design Sprint?

Esse método vai te ajudar a avançar para o futuro e ver o seu produto acabado e as reações dos seus clientes, antes de fazer qualquer tipo de investimento ou venda.

Mas além da agilidade na criação de novos produtos, o Design Sprint vai trazer uma cultura de inovação e colaboração dentro da organização, beneficiando principalmente que os membros da sua equipe interajam entre si e criem a melhor solução possível, atingindo assim uma grande maturidade como time.

Sua organização vai estar muito mais preparada no desenvolvimento de produtos e conseguirá implantar outras técnicas e ferramentas de melhoria contínua, até mesmo para diminuir a quantidade de dias para entregar um novo protótipo.

Sem contar que vocês poderão utilizar as mesmas técnicas para o aprimoramento do produto até chegar em sua versão final, de uma forma mais ágil e com um menor custo.

O que fazer em cada dia da semana?

Para a metodologia funcione como o previsto, Knapp deixou detalhado o que você e sua equipe devem fazer durante a semana:

  • Segunda-Feira | Mapeie: Em conjunto com o seu time de especialistas, o objetivo do primeiro dia é entender o problema e mapear a fundo todas as necessidade do produto.
  • Terça-Feira | Faça Esboços: O objetivo do segundo dia será desenhar ideias de possíveis soluções para o seu produto. Não tenha medo de esboçar elas, mesmo que sejam absurdas.
  • Quarta-Feira | Decida: Neste dia, o objetivo será decidir uma ideia principal, aquela que será levada a diante para prototipação e testes.
  • Quinta-Feira | Protótipo: O quarto dia tem como objetivo criar o protótipo rápido da ideia de solução que você escolheu no dia anterior, esse protótipo deve ser o mais parecido possível com a versão final do produto.
  • Sexta-Feira | Teste: O último dia tem como objetivo realizar testes e entrevistas com os seus potencias usuários, para validar ou não as hipóteses geradas através da construção do seu protótipo.

Design Sprint é um processo de 5 dias para responder questões de negócios por meio de design, prototipagem e ideias de teste com os clientes.

Durante cada dia da semana você consegue utilizar outros métodos e ferramentas para te auxiliar no seu trabalho, mas fique atento pois o objetivo final é gerar um aprendizado rápido, afim de verificar se o projeto deve ter sequência ou não.

Não tem nenhum problema se como resultado final for a desistência do projeto, a ideia é errar rápido o que antigamente as empresas levavam meses para descobrir que seu produto não iria para frente, agora é possível em dias.

Jake Knapp, em conjunto com John Zeratsky e Braden Kowitz escreveram um livro no qual deram o nome de “Sprint: O Método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias”, onde detalham desafios e exemplos que Jake teve durante a criação e na sua melhoria ao longo dos anos.

Mais para frente, espero trazer para vocês detalhadamente o que fazer em cada dia da semana e quais atividades e ferramentas você pode utilizar.

Por hoje é só, espero que você tenha gostado!

Me conta aqui nos comentários…

Você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Design Sprint é um processo de 5 dias para responder questões de negócios por meio de design, prototipagem e ideias de teste com os clientes.

1 comentários em “Design Sprint: Seu produto em 5 dias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *