Conversa Não Violenta: Por que é necessário?

Não poderia deixar de escrever sobre um dos principais temas de comunicação e que todas as pessoas, trabalhando ou não na área de tecnologia deveriam começar a estudar e praticar, a Conversa Não Violenta.

Conversa Não Violenta ou CNV como é mais conhecida por todos, foi desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Bertram Rosenberg e que escreveu um livro com o mesmo nome, reconhecido no mundo inteiro.

Marshall define a CNV como uma abordagem da comunicação que compreende as habilidades de falar e ouvir, no qual as pessoas se entregam de coração provocando uma conexão muito maior uns com os outros.

O termo “não violenta” foi escolhido para se aproximar da filosofia de Mohandas Gandhi, o Ahimsa, um princípio ético-religioso adotado e presente no hinduísmo e no budismo, este princípio consiste em não cometer nenhum tipo de violência contra outros seres.

Com isso podemos entender que o processo de comunicação utilizando a CNV diz respeito tanto ao emissor quanto ao receptor da mensagem, no qual ambos devem compreender suas necessidades e realizar uma auto reflexão sobre aquela situação antes de agirem.

É importante saber que esse tipo de comunicação não é responsável pela remoção de conflitos, mas sim evitar que estes conflitos se desenvolvam no caminho da violência.

Os 4 Componentes da Conversa Não Violenta

Para que a Comunicação Não Violenta ocorra como deve, Marshall explica que é necessário utilizar 4 componentes de forma clara:

  1. Observação: é o ato de observar o que realmente está acontecendo sem realizar qualquer tipo de julgamento ou avaliação. É perceber que temos que nos permitir ouvir ou estar no lugar do outro mesmo não entendendo os seus sentimentos e necessidades.
  2. Sentimento: é o ato de identificar como estamos se sentindo ao observar determinada situação. Após a identificação é necessário nomear este sentimento (magoado, assustado, feliz, alegre, etc) e explicar o motivo desta ação estar atendendo ou não sua necessidade.
  3. Necessidades: é o ato de compreender qual o sentimento foi despertado e reconhecer quais necessidades estão ligadas a ele. Após isso é necessário expressar sua real necessidade, possibilitando assim que elas sejam atendidas de forma clara e honesta.
  4. Pedido: é o ato de expressar o que realmente queremos por meio de uma linguagem positiva, específica e concreta. Deixando claro para a outra pessoa a sua intenção sobre determinado assunto ou ação que ela possa ter cometido.

Na teoria, lendo apenas o que é cada um dos quatro componentes podemos dizer que é simples colocar na prática, mas não é tão simples assim quanto parece e temos que ter consciência de como utilizar esses quatro componentes de forma que sejamos honestos conosco e com o outro.

Você pode começar a praticar todos esses pontos com a sua família e até mesmo no seu trabalho, tenho certeza que vai te ajudar a evoluir pessoalmente e profissionalmente.

Conversa Não Violenta é uma abordagem da comunicação que compreende habilidades de falar e ouvir, no qual as pessoas se entregam de coração.

CNV e o Ambiente Corporativo

Um problema constante que temos até hoje é a forma em que as pessoas se comunicam em ambientes corporativos, vemos que já tivemos grandes mudanças com a chegada das Startups, mas em ambientes mais tradicionais este problema persiste.

As empresas já estão percebendo que a forma como comunicação é realizada, principalmente pelos seus líderes, pode gerar um grande impacto na performance dos seus times. Sendo que aqueles times que possuem líderes que sabem se comunicar de forma correta, acabam desenvolvendo excelentes colaboradores.

Um exemplo que prova esta teoria é o Projeto Aristóteles da Google, onde realizaram um estudo no qual entrevistaram pessoas de mais de 180 times para entender os fatores que fazem uma equipe ter sucesso.

Analisando as respostas coletadas, chegaram a critérios importantes para determinar o que é necessário para formar uma equipe de alta performance, mas quero destacar um desses critério, a Segurança Psicológica.

Com a Segurança Psicológica, as pessoas diziam que se sentiam em um lugar com abertura e espaço para correrem riscos e não se sentirem inseguros ou envergonhados.

Ok, mas por que estou falando isso?

Porque neste mesmo projeto, eles perceberam dois comportamentos essenciais para chegar neste nível, a comunicação e a empatia, comportamentos que estão ligados diretamente com a Conversa Não Violenta.

Podemos perceber que a Conversa Não Violenta é um ponto para ser falado desde cedo e que na minha opinião, adolescentes deveriam ter uma matéria especifica no ensino médio, tendo assim uma forma de agir muito melhor quando adultos.

Enquanto isso não acontece, você pode ir praticando, o que acha?

Aproveita e me conta depois aqui nos comentários de que forma você está praticando…

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Conversa Não Violenta é uma abordagem da comunicação que compreende habilidades de falar e ouvir, no qual as pessoas se entregam de coração.

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