O brainstorming é uma dinâmica com o objetivo de explorar a criatividade dos participantes através de debates sobre soluções a um problema.

Brainstorming, o que é? Realmente funciona?

É muito comum que as organizações realizem brainstormings antes de iniciar o desenvolvimento de um produto, seja através de metodologias já conhecidas como Design Sprint ou apenas com reuniões de ideias com as pessoas mais importantes do projeto.

Apesar de ser um termo que está na moda nos últimos anos dentro dos mais diversos setores, principalmente com o surgimento das famosas startups, vamos falar de uma técnica que já é utilizada há muito tempo.

Além de descobrir o que é um brainstorming, quais os seus princípios e regras e quais são os tipos existentes, vou te apresentar um passo a passo para que você possa utilizar no seu dia a dia.

O que é um Brainstorming?

O brainstorming ou tempestade de ideias é uma dinâmica em grupo com o objetivo de explorar a potencialidade criativa dos participantes através de debates sobre soluções a um determinado problema.

Durante um brainstorming é fundamental que o grupo de pessoas seja composto com a maior diversidade de pensamentos e experiências possíveis para seja gerado soluções inovadoras, é claro que para que isto aconteça será preciso reunir um grande número de ideias, visões, propostas e possibilidades.

As pessoas que participam de um brainstorming precisam ter em mente que é necessário “pensar fora da caixa” enquanto estiverem participando das discussões, só assim irão contribuir com o engajamento e a valorização da solução que será desenvolvida.

O termo e as técnicas de brainstorming surgiram na década de 40 com o publicitário Alex Osborn, que além de elaborar o modelo que conhecemos hoje criou algumas regras e princípios para que a sua  dinâmica seja bem sucedida.

O primeiro princípio é “Atraso do julgamento”, no qual todas as ideias devem ser vistas como iguais e sem qualquer tipo de julgamento antes de todas serem ouvidas, enquanto o segundo é “Criatividade em quantidade e qualidade” que diz respeito a ter a maior quantidade de ideias possível.

Já as regras, temos quatro principais:

  • Críticas são rejeitadas.
  • Criatividade é bem-vinda.
  • Quantidade é necessário.
  • Combinação e aperfeiçoamento são necessários.

Dentro da sua organização é possível realizar um brainstorming para diversas atividades, como novos objetivos no planejamento estratégico da empresa, lançamento de novos produtos, criação de campanhas de marketing, novos projetos e até mesmo para aumentar a taxa de retenção de clientes.

Quais são os tipos existentes?

Podemos considerar que atualmente existem quatro principais tipos de formatos de brainstormings, que podem ser realizados individualmente, em grupos e em diversas situações:

Grupo: É o tipo mais comum de brainstorming e o que leva aos melhores resultados, esta dinâmica é baseada na troca de informações com pessoas chaves dentro da organização, e permite que as principais pessoas contribuam com insights e ideias.

Individual: Também é possível que você consiga realizar essa dinâmica sozinho, principalmente para solucionar problemas rotineiros. Você pode começar depositando suas ideias em folhas de papel, post-its ou até mesmo o bloco de notas do celular.

Ordenado: Neste formato de brainstorming é mais utilizado em grupos e é ordenado através de uma sequência de apresentação de ideias, onde em um primeiro momento é o problema é estabelecido e destrinchado e por último é pensado como resolvê-lo.

Livre: No último tipo de brainstorming que temos, a dinâmica é livre para que todas as pessoas presentes darem suas ideias além de suas imaginações. O objetivo continua sendo de contribuir para solucionar um desafio, mas a criatividade neste formato é muito maior do que nos demais.

Agora que você já sabe sobre os principais tipos de brainstormings, é a hora de te mostrar como você consegue colocar tudo isso em prática.

Colocando em Prática

Separei um passo a passo que você pode utilizar quando for fazer o seu próximo brainstorming:

  1. Encontre e defina as pessoas especialistas da organização que irão participar da dinâmica.
  2. Defina uma pessoa para ser o facilitador de todas as atividades que serão realizadas.
  3. Faça uma preparação prévia de todas as atividades que irão ocorrer durante a dinâmica.
  4. Crie uma meta focada no problema que busca uma solução.
  5. Todos os membros devem colaborar com suas ideias, mesmo que impossíveis.
  6. Marque em um cronômetro um período de tempo para as anotações.
  7. Todas as ideias devem ser registradas em post-its ou bloco de notas.
  8. Faça com que todos os membros apresentem suas ideias.
  9. Combine todas as ideias e veja se é possível criar uma única solução.
  10. Selecione a ou as principais ideias e crie um plano de ação para desenvolvê-las.

Tenha em mente que durante um brainstorming é necessário que você tenha um problema para ser solucionado e o ambiente onde será realizado deve ser agradável e livre de exposição de ideias, sem que os membros fiquem criticando as ideias uns dos outros.

Existem várias técnicas e práticas que você pode realizar quando estiver buscando solucionar um problema, algumas delas irei publicar tutoriais explicando como você pode aplicá-las.

E aí, como funciona um brainstorming onde você trabalha? Me conta aqui nos comentários 😉

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O brainstorming é uma dinâmica com o objetivo de explorar a criatividade dos participantes através de debates sobre soluções a um problema.

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