
Startup Model: Um Novo Modelo de Gestão?
Por aqui já passou diversos modelos de gestão organizacional, sejam modelos tradicionais ou ágeis, um que iremos falar hoje e talvez seja um dos modelos mais recentes de gestão é o Startup Model.
É claro que já faz muitos anos que as startups começaram a surgir e que este modelo já vem sendo utilizado por diversas empresas no mundo a fora e até mesmo aqui no Brasil, mas ainda vejo muitas pessoas com dificuldade de entender a diferença entre uma empresa tradicional e uma startup.
Você sabe mesmo o que é uma? Qual modelo de gestão elas utilizam? Quais ferramentas e processos elas utilizam diariamente? Vamos descobrir tudo isso no texto abaixo.
O que é uma Startup?
Uma startup é uma empresa com base tecnológica, em que o seu modelo de negócios é repetível, escalável e sustentável, vivendo em cenários de riscos e incertezas, muito diferente de outras organizações tradicionais. As startups podem atuar em diferentes mercados, mas sempre irão utilizar a tecnologia em suas operações.
É importante saber que para ser considerada uma startup, uma empresa deve ter uma proposta de negócio inovadora e com potencial de crescimento, a inovação faz com que ela obtenha resultados muito maiores do que as demais, até mesmo por conta da sua facilidade em atrair talentos e clientes.
O termo nasceu no Vale do Silício, no início de 1990, quando gigantes do mercado como a Apple ou Google estavam surgindo, atualmente dezenas de startups surgem anualmente, mas poucas são as que conseguem sobreviver por muito tempo.
É muito comum encontrar as seguintes situações dentro de uma startup:
- São focados em resultados, para isto utilizando modelos como o Lean Startup e o Método Kanban.
- Investem na atitude de dono dos seus colaboradores através do intraempreendedorismo.
- Utilizam modelos horizontais de gestão, como a Holocracia, onde não existe uma hierarquia de comando.
- Possuem um propósito que define sua existência, geralmente seus colaboradores lutam por esta bandeira.
Como funciona o Statup Model?
Diferente das organizações tradicionais as startups possuem um modelo diferenciado de gestão, o que muitos chamam de Startup Model, um modelo de gestão dinâmico e em constante transformação, que tem como característica a busca por crescimento rápido através de experimentação e validação de produtos.
É muito comum ver uma empresa tradicional apresentar planos de negócios e um enorme planejamento estratégico, porém as startups não precisam de um plano inovador de longo prazo, ela obedece uma lógica disruptiva e de crescimento acelerado no curto prazo, isso tudo através de equipes enxutas e orçamentos limitados.
Por conta deste motivo existe uma certa urgência para que uma startup aja mais rápido do que as empresas tradicionais, já que qualquer erro drástico pode ser o seu fim, testar e falhar em um curto período de tempo faz com que os resultados esperados surjam e que estratégia possa ser revista no próximo ciclo de experimentação.
Em resumo, podemos considerar que Startup Model é a forma no qual uma empresa cria, entrega e captura valor, este modelo ajuda a empresa a entender o que é o seu produto, qual o seu público alvo e até mesmo como o negócio irá gerar lucro. Este modelo é escalável, de forma que a empresa pode aumentar sua produção de forma rápida sem aumentar os seus custos.
Geralmente as startups mais promissoras se destacam no mercado e acabam reinventando um modelo de negócios tradicional, assim como fez a Nubank e a Uber, muitas delas acabam sendo vendidas por bilhões de reais ou acabam indo para a Bolsa de Valores.
Quais ferramentas podemos utilizar no Startup Model?
Algo que se destaca dentro das startups são os métodos ágeis e as ferramentas que elas utilizam, sempre focadas na melhoria contínua do negócio ou dos seus colaboradores. Algumas das principais ferramentas de gestão utilizadas dentro de uma startup são:
- Operação e Estratégia: Asana, Trello, Pipefy, Pódio, Jira, Monday, Notion, Milanote e Agenda Google.
- Gestão de Pessoas: Feedz, Sistema RH10 e Google Agenda.
- Gestão Financeira: Controlle, Conta Azul e Nibo.
- Gestão de Marketing: RD Station, mLabs e MailChimp.
- Gestão Comercial: Pipefy, Pipedrive, Britx24, Bigcommerce e CRM.
- Comunicação: Slack, Telegram, Whatsapp e Microsoft Teams.
- Videoconferência: Zoom, Google Meets e Whereby.
- Gestão do Conhecimento: Pulpo, Engage, Wiki, Dropbox, Google Drive e Microsoft One Drive.
- Gestão de Indicadores: Microsoft Excel, Microsoft Power BI, Pipefy e Pódio.
- Gestão de Resultados: Feedz, Perdoo e 15Five.
Se você trabalha em uma startup ou tem a intenção de criar uma, existem dicas que eu preciso te passar, como é fundamental criar um ambiente criativo para todos os colaboradores, seu time deve aprender a se reinventar a todo momento, todo o trabalho deve ser realizado em equipe e com confiança, todas as ideias devem ser aproveitadas, é necessário acompanhar o crescimento da empresa através de métricas e não deixe de tentar mesmo que seja através de várias tentativas e erros, através destas lições você terá foco para alcançar sucesso.
E aí, você já trabalha ou trabalhou neste estilo Startup Model? Me conta aqui nos comentários. 😉
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