Lean Startup é um conjunto de processos para o desenvolvimento de produtos e mercados que utiliza desenvolvimento ágil de software.

Lean Startup: Construir, Medir e Aprender

A busca pelo desenvolvimento de um produto perfeito é constante no mercado de tecnologia, principalmente nos dias atuais com tanta competitividade, para isto existem metodologias como o Lean Startup para ajudar os empreendedores.

A lista de métodos e frameworks para a gestão de projetos pode ser incontável, mas são poucas as metodologias baseada no desenvolvimento de um produto desde o início.

Como veremos a seguir, o Lean Startup é uma destas metodologias que ajudará a sua organização desde a concepção da ideia até ela estar totalmente em produção e sendo utilizada pelos seus clientes.

O que é Lean Startup? Como é o Ciclo de Feedback?

Lean Startup ou Startup Enxuta é um conjunto de processos para o desenvolvimento de produtos e mercados, no qual utiliza uma combinação de Desenvolvimento Ágil de Software, Desenvolvimento de Clientes e Plataformas Tecnológicas.

Este conceito foi introduzido no mercado por Eric Ries, através do livro com o mesmo nome. Ries é muito conhecido no mundo dos empreendedores por trabalhar em projetos de desenvolvimento de software milionários e também por prestar serviços de consultoria para outras consultorias sobre Lean Startup.

Essa metodologia defende a elaboração de protótipos rápidos para validar suposições de mercado, utilizando feedbacks de clientes para evolui-los muito mais rápido do que nos métodos tradicionais de desenvolvimento de software.

Lean Startup é um conjunto de processos para o desenvolvimento de produtos e mercados que utiliza desenvolvimento ágil de software.

Quando falamos das combinações que sustentam a metodologia, podemos considerar que:

Desenvolvimento Ágil de Software: Utiliza métodos e frameworks ágeis para viabilizar várias iterações de desenvolvimento e para ter uma velocidade suficiente para aprender com os feedbacks reais dos seus clientes.

Desenvolvimento de Clientes: Trata-se de um conjunto de processos detalhados para testar e validar hipóteses do produto para que a startup encontre o alinhamento necessário entre produto e mercado.

Plataforma Tecnológica: Utiliza de ferramentas existentes no mercado e que são simples e de baixo custo para a elaboração de protótipos iniciais do seu produto ou até mesmo para o levantamento de clientes.

Assim como no Lean e nas metodologias ágeis, este conceito tem como base eliminar todas as práticas de desperdício e aumentar as práticas de produção de valor ao cliente durante a fase de desenvolvimento.

Isto é perfeito para startups que não possuem dinheiro suficiente ou que não estão conseguindo investimentos externos para a sequência do seu produto, já que desta forma conseguem ganhar tempo para entender os seus clientes e o mercado.

Abaixo é possível encontrar algumas diferenças do Lean Startup com os modelos tradicionais:

Diferenças Lean Startup Tradicional
Estratégia Baseada em hipóteses, utiliza modelo de negócios. Baseada em implementação,  utiliza plano de negócios.
Velocidade Busca ser rápida e opera com dados suficientes para a ação. Pausada e opera apenas com dados completos para a ação.
Criação de produto Teste hipótese no mercado e absorve feedbacks de consumidores no processo. Prepara o produto para o mercado, com um plano linear.
Insucesso Utiliza o método de “pivotar”,  ou seja, inverte o curso oferecendo novas possibilidades de produtos. Muitas vezes a solução é demitir o executivo ou abandonar por completo o projeto.

Quais as suas vantagens?

Como você pode ver, diferente dos métodos tradicionais em que o empreendedor deve desenvolver um plano de negócios e utiliza-lo para arrecadar financiamento ao seu projeto, o Lean Startup prega que os empreendedores iniciem levantando hipóteses e testando as suas ideias para validar o seu negócio.

Este modelo de construção de produtos gera diversas vantagens, tanto para o empreendedor como para os investidores, sendo alguns deles:

  • Produtividade: Existe um aumento de produtividade quando a startup passa a desenvolver somente aquilo que é essencial para cada versão do produto, sem contar que poupa tempo e dinheiro.
  • Redução de Custo: Conforme você elimina desperdícios nas atividades operacionais não necessárias para o produto, você também estará reduzindo o seu custo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da organização.
  • Aproximação dos Clientes: O Lean Startup permite que a todo momento você receba feedbacks dos seus clientes, isso possibilita que ele esteja 100% ao seu lado nas evoluções e melhorias do seu produto.

Técnicas e Práticas Fundamentais do Lean Startup

Quando você começar a trabalhar dentro de uma startup, verá que existem alguns termos muito frequentes entre os colaboradores, principalmente daquelas que estão em níveis mais altos da hierarquia, portanto vou te apresentar o que é cada um destes termos:

  1. Ciclo de Feedback: Construir, Medir e Aprender – Corresponde ao principal ciclo de desenvolvimento do Lean Startup, no qual o primeiro passo é construir sua ideia em produto, em sequência medir o que os clientes acham do seu produto e por fim aprender com estes dados para evoluir ou não o produto.
  2. Produto Minimamente Viável (MVP)É uma versão mais simples do seu produto, no qual será possível capturar informações sobre as necessidades e expectativas dos seus clientes.
  3. Implantação Contínua – É o processo de disponibilizar uma versão atualizada do seu software frequentemente ao cliente final. Sempre que um novo recurso seja desenvolvido, deve ser disponibilizado em tempo reduzido para receber feedback rápido, em casa de falha as correções também serão rápidas.
  4. Testes A/B – A ideia é disponibilizar mais de uma versão do seu produto no mercado, com o objetivo de ter feedbacks de como os clientes reagem a cada uma destas versões, a partir destas reações você conseguira escolher como será a versão final do produto.
  5. Métricas Acionáveis – São as métricas que oferecem as informações necessárias para que sua organização possa tomar decisões sobre o futuro do produto ou do negócio.
  6. Métricas de Vaidade – São métricas de baixo valor e que não tem necessariamente correlação com os números que importam ao seu negócio, por isto é muito importante tomar cuidado com elas.
  7. Pivot – É visto como uma mudança drástica no seu produto, podemos entender que é uma nova hipótese estratégica após receber feedbacks dos seu cliente e entender que o seu produto atual não terá sucesso.
  8. Aprendizado Validado – Startups existem para aprender como construir empresas sustentáveis e não apenas para criarem inovações, ganhar dinheiro e servir pessoas. Para isto, é fundamental validar as aprendizagens através de experimentos e testes de mercado.
  9. Contabilidade de Inovação – É importante que as startups passem a medir o seu progresso, defina metas, saiba como priorizar os trabalhos necessários e principalmente que tenham senso de responsabilidade entre todos os envolvidos.

É claro que existem diversas outras práticas e técnicas que você pode utilizar no dia a dia dentro de uma startup, mas para iniciar estas são as principais que você deve conhecer e começar a utilizar hoje mesmo.

E ai você já tinha ouvido falar sobre Lean Startup? Me avisa nos comentários se você colocou essas técnicas em prática 😉

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Lean Startup é um conjunto de processos para o desenvolvimento de produtos e mercados que utiliza desenvolvimento ágil de software.

1 comentários em “Lean Startup: Construir, Medir e Aprender

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