O Lean Six Sigma é uma metodologia entre o Lean e o Six Sigma, sendo um método que depende de um esforço de uma equipe colaborativa.

Lean Six Sigma: O que é e como aplicar?

Que o Lean Manufacturing surgiu muito antes do Manifesto Ágil todos nós já sabemos, mas será que sabemos tudo que é possível fazer através das práticas do Lean? Hoje vou te apresentar mais um conjunto de ferramentas, através do Lean Six Sigma.

É muito comum as pessoas acharem que quando falamos sobre Lean, estamos direcionando o assunto somente a áreas de produção e não entendem que praticamente todos os setores podem tirar vantagens das suas práticas e ferramentas.

Exatamente por este motivo vou apresentar a seguir o que é o Lean Six Sigma, mostrar algumas de suas ferramentas, quais os seus papéis e responsabilidades e explicar o que é o Método DMAIC e como utiliza-lo em qualquer setor da sua organização.

O que é Lean Six Sigma?

O Lean Six Sigma é uma metodologia que corresponde a união entre o Lean Manufacturing e o Six Sigma, sendo um método que depende de um esforço de uma equipe colaborativa que se tornou o modelo de melhoria contínua de processos mais eficiente.

O Lean Six Sigma é uma metodologia entre o Lean e o Six Sigma, sendo um método que depende de um esforço de uma equipe colaborativa.
Imagem do Treinamento White Belt | Grupo Voitto

Antes de continuar, vou dar um breve resumo para você que ainda nunca ouviu falar sobre o Six Sigma:

Six Sigma ou Seis Sigma é um conjunto de práticas desenvolvido pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar desperdício, sendo uma metodologia quantitativa, estruturada, disciplinada e focada na melhoria de processos já existentes com pouco ou nenhum investimento.

Os principais objetivos do Six Sigma correspondem a projetos de redução de custos, otimização de processos e incremento da satisfação dos clientes.

Portanto, uma das principais vantagens de utilizar a metodologia do Lean Six Sigma em vez das duas abordagens de forma separadas é o planejamento das ações integradas, mais inteligente, otimizando os fluxos e processos de trabalho e também o controle da produção.

Sendo assim podemos entender que essa metodologia possui três principais objetivos:

  1. Eliminar desperdícios.
  2. Eliminar processos desnecessários.
  3. Reduzir a variação de processos.

O Lean Six Sigma possui várias ferramentas que você pode utilizar em cada uma das suas etapas, como os 5 Porquês, Diagrama de Pareto, FME, Kaizen, Sistema 5S, Análise de Regressão e Poka-Yoke, ferramentas nos quais veremos em novos artigos ainda este ano.

Papéis x Responsabilidades

No Lean Six Sigma existe alguns papéis e suas responsabilidades, uma espécie de “hierarquia” onde conforme maior o papel da pessoa mais práticas e ferramentas ela terá como conhecimento para utilizar nos projetos.

  • Acionistas e Sponsor: São responsáveis pela facilitação e viabilização de recursos financeiros e humanos, participam dos eventos de sustentação do programa de Six Sigma na organização e são eles quem aprovam os projetos.
  • Champion: São gestores com a responsabilidade de apoiar os projetos e pela remoção de barreiras durante as atividades dos times, participam de reuniões periódicas e geralmente são gerentes da alta administração.
  • Master Black Belt: São profissionais que respondem diretamente à alta administração e que geralmente exercem funções nas áreas de Gestão ou Qualidade. Dedicam praticamente 100% do seu tempo ao programa, principalmente na mentoria de projetos.
  • Black Belt: Estes profissionais dedicam 100% do tempo em atividades de execução e mentoria dos projetos, estão muito capacitados dentro do programa Six Sigma e geralmente são pessoas ligadas à área de gestão da organização.
  • Green Belt: Geralmente dedicam parte do seu tempo, entre 20 e 30%, para atividades de melhoria contínua e execução dos projetos do programa de Six Sigma. Apesar de estar um pouco menos capacitado que o Black Belt, não existe relação hierárquica entre eles.
  • Yellow Belt e White Belt: São profissionais que estão no nível operacional da empresa, são treinados nos fundamentos do Six Sigma para darem suporte aos Black Belts e Green Belts durante a implementação dos projetos.
O Lean Six Sigma é uma metodologia entre o Lean e o Six Sigma, sendo um método que depende de um esforço de uma equipe colaborativa.
Imagem do Treinamento White Belt | Grupo Voitto

Método DMAIC

O Lean Six Sigma utiliza o Método DMAIC, um método estruturado de 5 fases que auxilia as equipes nos processos de melhoria contínua e que funciona basicamente como o Ciclo PDCA, mas com mais práticas e ferramentas.

Definição: Nesta etapa será realizado a definição de escopo do projeto, a identificação do projeto que está causando o problema, definição de metas e a elaboração do contrato do projeto.

Medição: Já nesta segunda etapa é analisado quantitativamente os dados, com o objetivo de avaliar as possíveis causas no processo mapeado e definir os focos do projeto.

Análise: Após as duas primeiras etapas é necessário analisar e identificar as causas raiz do problema com fatos e dados.

Melhoria: Está etapa é talvez uma das mais importantes, é hora de propor soluções, avaliar os riscos de implementação, além de elaborar e executar o plano de ação.

Controle: Por fim, é fundamental medir os resultados e definir mecanismos que garantam a sustentabilidade das melhorias que foram alcançadas.

Dentro de cada uma destas etapas existem diversas práticas e ferramentas que os times envolvidos dentro dos projetos utilizam para facilitar a tomada de decisão, é por conta delas que faz com que o Lean Six Sigma seja uma das principais metodologias utilizadas no mundo com o propósito de redução de desperdício.

São estas ferramentas que irei apresentar em breve em novos artigos, através de tutoriais práticos que você poderá utilizar de maneira muito fácil e simples dentro da sua organização.

E ai, você já aplica o Lean Six Sigma onde trabalha? Me conta aqui nos comentários 😉

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O Lean Six Sigma é uma metodologia entre o Lean e o Six Sigma, sendo um método que depende de um esforço de uma equipe colaborativa.

 

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