7 R’s da Mudança, melhorando a sua mudança!

Continuando a sequência de textos que publiquei sobre a Gestão de Mudanças, hoje venho apresentar mais uma ferramenta que pode te ajudar no dia a dia da organização, os 7 R’s da Mudança.

Já falamos aqui sobre o Modelo de Kotter, o Modelo de Bridges, o Modelo de McKinsey e diversas vezes também já comentei com vocês sobre práticas e ferramentas de Gestão de Mudanças no meu Instagram.

Com as mudanças de cenário por conta da pandemia, ficou mais evidente que devemos prestar atenção e dar mais importância as mudanças organizacionais que podem ocorrer diariamente, portanto a seguir irem te apresentar quais são os 7 R’s da Mudança e o porque você deve utilizá-lo.

Relembrando o que é Gestão de Mudanças…

Como já vimos em um outro texto que publiquei aqui mesmo, a Gestão de Mudanças Organizacionais ou simplesmente Gestão de Mudanças são processos, práticas e técnicas que auxiliam as organizações a implementarem alterações estruturais, estratégicas, táticas ou apenas operacionais para obterem transformações positivas para o seu crescimento.

A Gestão de Mudanças pode e deve ser realizada tanto para uma questão estratégica de mercado, como também pode ser para melhorar a vida dos seus colaboradores, o que mais estamos vendo nestes últimos meses.

mudança organizacional não é algo simples e que possa ser feita da noite para o dia, portanto é fundamental que quem esteja responsável pela gestão esteja alinhada com todos os executivos e busque ser o mais transparente possível com todos os colaboradores, porque a qualquer momento eles podem tentar sabotar o seu trabalho.

De qualquer forma, a mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações e os motivos pela sua realização podem ocorrer somente por dois fatores:

  • Fatores Internos – São as mudanças cujas iniciativas ocorrem de dentro da empresa, são aquelas realizadas pelo corpo estratégico de modo a alterar algum fator dentro da organização para evoluir em alguma situação externa.
  • Fatores Externos – São as mudanças oriundas do mercado ou de uma situação que ocorreu no mundo, os fatores mais comuns são mudanças nos padrões de consumo, em novas tecnologias ou surgimento de novos concorrentes.

Quais os 7 R’s da Mudança?

Já falamos de um passo a passo que você pode utilizar na sua Gestão de Mudanças, mas ainda existe a possibilidade você utilizar esses 7 passos, os 7 R’s da Mudança:

  • Quem REQUISITOU a mudança?: Neste primeiro momento é necessário saber quem foi a pessoa que está solicitando a mudança, isto é importante caso as pessoas envolvidas tenham dúvidas.
  • Qual é a RAZÃO para a mudança?: A pessoa que solicitou a mudança informa as razões pelo qual ela gostaria de realizar esta mudança, assim como a sua importância.
  • Qual é o RETORNO requerido da mudança?: É importante saber quais retornos a organização terá após a execução da mudança, sejam eles financeiros ou de redução de desperdícios.
  • Quais são os RISCOS envolvidos na mudança?: Assim como durante a gestão de projetos é necessário controlar todos os riscos envolvidos durante uma mudança, sejam riscos de realizar a mudança ou não.
  • Quais são os RECURSOS necessários para a entrega da mudança?: Durante uma mudança pode ocorrer que a organização não tenha determinados recursos, é necessário saber quais são todos eles que serão utilizados na mudança.
  • Quem é o RESPONSÁVEL pela construção, testes e implementação da mudança?: Toda mudança tem uma pessoa responsável pela execução das atividades, como construção, testes e implementação.
  • Qual é o RELACIONAMENTO entre estas mudanças e outras?: Uma mudança pode estar relacionada a várias outras mudanças, é importante saber quais são essas mudanças caso algo possa interferir nas atividades que serão executadas.

Como você pode ver, os 7 R’s da Mudança foi criado de uma forma muito simples e clara, desse jeito qualquer pessoa consegue implantar uma mudança com facilidade seguindo esse breve passo a passo.

Em breve continuarei apresentando práticas e ferramentas que você pode utilizar na sua organização. Enquanto isso, me diz ai, você já utiliza ou utilizou este método? Qual foi a experiência com ele? Me conta aqui nos comentários 😉

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Já falamos sobre o que você pode utilizar na sua Gestão de Mudanças, mas você ainda pode utilizar esses 7 passos, os 7 R's da Mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *