A Gestão de Conflitos é um conjunto de métodos e práticos que buscam prevenir e resolver conflitos dentro do ambiente de trabalho.

Gestão de Conflitos: O que realmente é um Conflito?

Saber lidar com a gestão de projetos ou gestão de mudanças não são as únicas habilidades necessárias para quem deseja atuar como um Agilista, hoje em dia é muito importante a Gestão de Conflitos.

O dia a dia dentro de uma organização e na execução dos projetos pode causar diversas emoções positivas ou negativas nos membros das equipes ou nos clientes, essas emoções causam conflitos que temos que aprender a lidar com eles.

Antes de saber lidar com eles, vou te mostrar o que realmente é um conflito, quais são os seus tipos e estágios dentro de uma organização e como acontece a gestão e resolução dos mesmos.

O que realmente é um Conflito?

Um conflito é uma divergência de opiniões quando duas ou mais pessoas tem pensamentos diferentes sobre como resolver qualquer tipo de problema, geralmente é comum que os conflitos possuam impactos negativos sobre o andamento dos projetos, tais como no cronograma ou satisfação dos clientes.

Para nós é importante ficar claro que um conflito significa um embate de pessoas ou grupos opostos que discutem entre sim, nos tempos atuais é praticamente impossível um conflito não existir e saber lidar com ele é fundamental para o nosso sucesso pessoal e profissional.

Um conflito pode acontecer de duas formas dentro da organização:

  • Racional e Objetivo: É uma divergência relacionada exclusivamente a um projeto, que pode gerar impactos na sua entrega final.
  • Emocional e Objetivo: É referente a problemas pessoais e os relacionamentos entre os membros da equipe.

Estágios do Processo de um Conflito

1) Oposição Potencial ou Incompatibilidade: Quando um local possui pessoas de diferentes estilos é comum que a comunicação seja fonte de compreensão errônea, causadora de discussões e conflitos. Além da comunicação, aspectos como delegação de tarefas, tamanhos e dependências entre equipes ou até mesmo variáveis pessoais como valores e características de personalidade também podem ser ser motivos de geração de conflitos.

2) Cognição e Personalização: Este estágio diz muito a respeito dos sentimentos de como as pessoas sentem uma da outra, as consequências acarretadas por estes sentimentos diz muito a respeito de como os conflitos irão acabar.

3) Intenções: Durante a gestão de conflitos a intenção e o comportamento das pessoas é muito importante para saber como este gerenciamento será realizado, inicialmente cada pessoa pode ter dois tipos de intenção: a cooperação, onde uma das partes tenta satisfazer a outra e a afirmação, onde uma das partes tenta satisfazer sua própria vontade.

4) Comportamento: É o principal ponto para determinar o quão intenso é um conflito entre as pessoas, no qual vai determinar o nível de discussões entre as pessoas durante o conflito, podendo ele ser exagerado ou não.

5) Consequências: As consequências de um conflito podem ser positivas (funcionais), gerando crescimento de amadurecimento das pessoas, mas também pode contribuir para prejudica-los (disfuncionais).

O que é a Gestão de Conflitos?

A Gestão de Conflitos é um conjunto de métodos, processos práticos e estratégias que buscam prevenir e resolver conflitos dentro do ambiente de trabalho, é uma forma de mediar situações indesejadas entre pessoas ou times com o intuito de diminuir o seu impacto negativo e tornando a situação de conflito em algo produtivo.

Ela pode servir como uma excelente estratégia de comunicação dentro da organização, já que mesmo em ambientes saudáveis é como que ocorram desentendimentos, esse tipo de ação equilibra os pensamentos e permite que a empresa dê continuidade aos seus trabalhos.

Quando as organizações utilizando técnicas e práticas adequadas, os conflitos que travam os projetos são facilmente identificáveis, muitas vezes podem até mesmo serem previsíveis e evitáveis. Este ponto é um dos principais pontos positivos de se adotar a gestão de conflitos.

O objetivo desta gestão é buscar negociações onde todas as pessoas ganham, que haja um equilíbrio entre a necessidade de ceder em alguns pontos e poder avançar em outros.

Como vimos, a gestão de conflitos é uma parte integrante da gestão organizacional, especialmente para influenciar interesses opostos em uma negociação entre indivíduos através de técnicas, práticas e processos.

Na gestão empresarial podemos considerar que é uma área, assim como financeiro ou recursos humanos. Em grandes empresas é muito comum que eles possuam uma área própria de gerenciamento de conflitos, quando pertinentes ao negócio.

Quando falamos de gestão de projetos, a gestão de conflitos é uma área de conhecimento que deve ser controlada, assim como a qualidade, o custo ou o tempo do projetos. É importante que o gerente de projetos, agile coach ou scrum master responsável saiba lidar com problemas relacionados a conflitos de entrega ou com os clientes.

Temos também conflitos em negociações, no qual a gestão de conflitos visa realizar o controle entre as partes para chegar em uma situação de ganha-ganha entre todos os envolvidos e solucionar o problema da melhor forma.

Realizar a gestão de conflitos traz muitos benefícios para a organização, alguns deles como:

  • Melhora o Engajamento das Equipes.
  • Fortalece a Cultura Organizacional.
  • Aumenta a Competitividade frente ao Mercado.
  • Reduz o Turnover e o Absenteísmo.

E ai você já participou de muitos conflitos? Me conta aqui nos comentários como você fez para resolve-los e quais práticas utilizou 😉

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A Gestão de Conflitos é um conjunto de métodos e práticos que buscam prevenir e resolver conflitos dentro do ambiente de trabalho.

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