O que é Gestão de Mudanças Organizacionais?

No mundo atual estamos convivendo com diversas mudanças, sejam elas pessoais ou profissionais, mas o que você não sabe é que existem processos que devem ser realizados para uma boa Gestão de Mudanças Organizacionais.

A Gestão de Mudanças Organizacionais ou simplesmente Gestão de Mudanças são processos, práticas e técnicas que auxiliam as organizações a implementarem alterações estruturais, estratégicas, táticas ou apenas operacionais para obterem transformações positivas para o seu crescimento.

Com a chegada da Covid-19 muitas empresas tiveram que se reestruturar para se posicionar novamente no mercado, pois foi uma mudança que ninguém estava esperando e somente aquelas que estavam com uma Gestão de Mudanças efetiva conseguiram se adaptar rapidamente.

Um exemplo de rápida adaptação é a XP Investimentos, que não só anunciou que seus colaboradores podem optar pelo trabalho remoto permanente como estão trocando de escritório, um local longe da capital paulista e mais sustentável.

Como vocês podem ver, a Gestão de Mudanças pode e deve ser realizada tanto para uma questão estratégica de mercado, como também pode ser para melhorar a vida dos seus colaboradores, o que mais estamos vendo nestes últimos meses.

A mudança organizacional não é algo simples e que possa ser feita da noite para o dia, portanto é fundamental que quem esteja responsável pela gestão esteja alinhada com todos os executivos e busque ser o mais transparente possível com todos os colaboradores, porque a qualquer momento eles podem tentar sabotar o seu trabalho.

De qualquer forma, a mudança é tida como processo natural ao longo da existência das organizações e os motivos pela sua realização podem ocorrer somente por dois fatores:

  • Fatores Internos – São as mudanças cujas iniciativas ocorrem de dentro da empresa, são aquelas realizadas pelo corpo estratégico de modo a alterar algum fator dentro da organização para evoluir em alguma situação externa.
  • Fatores Externos – São as mudanças oriundas do mercado ou de uma situação que ocorreu no mundo, os fatores mais comuns são mudanças nos padrões de consumo, em novas tecnologias ou surgimento de novos concorrentes.

As mudanças organizacionais ainda podem também ser divididas em dois grupos:

  • Mudanças Voluntárias – São aquelas responsáveis por melhorar o desempenho da organização.
  • Mudanças Involuntárias – São aquelas relacionadas diretamente com a sobrevivência da organização.

Tipos de Mudança Organizacional

Existem diversas necessidades de mudanças dentro de uma organização, dentre todas as existentes quero apresentar um resumo de apenas 4 delas aqui para vocês:

  1. Mudança Incremental – São alterações focadas em melhorias que podem ocorrer em processos internos, estrutura organizacional ou até mesmo em implantação de software. Geralmente este tipo de mudança não causa grandes impactos.
  2. Mudança Transformacional –  São alterações focadas na modificação total do que se deseja ou até mesmo algo novo para a organização. Neste tipo de mudança é fundamental que seja realizado de forma gradual e que todos saibam de sua importância.
  3. Mudança Evolucionária – São alterações que surgem a partir de um propósito ou uma necessidade da organização/mercado. Um exemplo deste tipo de mudança pode ser um plano de ação para a criação de um novo produto.
  4. Mudança Revolucionária – São alterações que pretendem revolucionar o dia a dia da organização, podendo ser mudanças estratégicas, novo mercado de atuação ou um novo modelo de gestão. A intenção deste tipo de mudança é de impactar clientes e concorrentes.

Como vocês podem ver não é algo simples, e além disto existem vários modelos de Gestão de Mudanças, sendo os principais o Modelo de Lewin, o Modelo ADKAR, o Modelo McKinsey e o Modelo de Kotter, no qual possuem suas mais diferentes etapas, vantagens e desvantagens.

Em breve irei trazer cada um deles e como você consegue implantar na prática a Gestão de Mudanças 😉

O que você achou desse tema? Quer que eu escreva mais sobre?

Me conta aqui nos comentários!

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

OKR é uma metodologia de gestão estratégica para definição e rastreamento dos objetivos e resultados chaves de uma empresa.

4 comentários em “O que é Gestão de Mudanças Organizacionais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *