Escuta Ativa: Técnicas e Benefícios
Não é só de habilidades técnicas e certificações que se vive um agilista, as soft skills são muito importantes para quem quer se destacar no mercado profissional, uma delas é a escuta ativa.
É muito comum em nossas atividades diárias realizar a facilitação de cerimônias, workshops e palestras, vivemos em um mundo que estamos nos comunicando de diversas formas, presencial, remoto, por texto ou vídeo.
Mas será que estamos preparados para escutar? Sim, você leu certo. Para melhorar a sua comunicação uma das principais habilidades que você deve melhorar é a escuta, o que veremos a seguir e com as principais técnicas que você pode utilizar.
O que é Escuta Ativa?
A escuta ativa é uma habilidade que permite manter uma comunicação eficiente entre o interlocutor e o receptor, no qual o ouvinte é capaz de interpretar e entender todo o conteúdo que está recebendo.
Ela é uma das principais habilidades que em conjunto com a inteligência emocional pode se conectar de forma direta com a empatia para entender o próximo e realizar uma comunicação sem qualquer tipo de julgamento ou conflitos.
Este conceito surgiu com os psicólogos Richard Farson e Thomas Gordon em 1950, inspirados a partir da técnica da escuta reflexiva que foi desenvolvida por Carl Rogers anos antes, técnica no qual consiste em certificar-se que a sua interpretação a respeito do que o interlocutor comunicou está correta.
A ideia principal da escuta ativa é que durante uma conversa devemos estar totalmente atento ao que nosso interlocutor está falando, ficar atento em todas as suas expressões corporais, verbais e procurar entender quais são as suas intenções, preocupações e anseios que ele possa ter.
No mundo atual é muito comum recebermos diariamente um excesso de informações, seja durante uma reunião ou em uma conversa informal com os colegas de trabalho, com isso é comum não absorvermos as principais informações que nosso interlocutor está querendo nos passar.
É por meio da escuta ativa que conseguiremos nos concentrar mais e tornar a comunicação um diálogo mais linear e eficiente, sendo possível chegar a conclusões isentas de equívocos.
Escutar as pessoas exige muita atenção e prática, antes de começar a utilizar as técnicas é necessário que você conheça os três níveis de classificação da escuta:
- Nível 1: Escuta Interna – Diz respeito a você ouvir primeiro para poder falar, prestar mais atenção no seu interlocutor e não estar com pensamento em tarefas. Neste nível você está mais preocupado com você do que na comunicação do seu interlocutor.
- Nível 2: Escuta Focada – É referente a você ouvir para poder escutar, é o momento em que você já está prestando total atenção no seu interlocutor e totalmente motivado e interessado na comunicação.
- Nível 3: Escuta Global – Já este último é sobre você ouvir para poder compreender, sendo a forma mais profunda da escuta. Você começa a reparar não apenas na linguagem verbal do seu interlocutor, mas também na postura corporal dele.
Sabendo de tudo isso fica muito mais fácil você aplicar diversas técnicas e aprimorar a escuta ativa em todos os ambientes em que estiver.
Por falar em ambientes, outro tema importante da escuta ativa é a sua utilização no ambiente corporativo, já que nos ajuda a melhorar na tomada de decisão de assuntos estratégicos, realizar feedbacks para colegas de equipe e também melhorar o relacionamento com nossos clientes e outros públicos que a empresa possa vir a atender.
Para um gestor, essa competência é uma tema essencial, que fará com que ele consiga aumentar o relacionamento e engajamento com os membros da sua equipe, esclarecendo dúvidas e minimizando conflitos internos.
Benefícios que ela pode te trazer…
Já ficou claro entender a importância da escuta ativa na sua vida pessoal, profissional e até mesmo acadêmica, e para isto, é possível encontrar vários benefícios que você terá ao aumentar o seu nível de conhecimento sobre essa soft skill:
- Aumenta a confiança entre as pessoas durante a comunicação.
- Redução de conflitos internos entre as pessoas e também entre times.
- Desenvolvimento de empatia com o próximo.
- Redução de ruídos e falhas de comunicação.
- Aumento de absorção de informações importantes.
- Aumento de insights durante reuniões com clientes.
- Promove uma relação interpessoal.
- Desenvolve uma comunicação eficaz, clara e objetiva.
- Ajuda a entender as necessidades do cliente.
- Estimula o trabalho colaborativo entre diversos times.
Todos esses benefícios podem ser alcançados entendendo bem o que realmente é a escuta ativa e através de práticas simples que você pode aplicar diariamente com as pessoas que convive, seja no trabalho ou dentro de casa.
Técnicas para aprimorar a sua Escuta Ativa
Apresentar os benefícios que ter uma boa escuta ativa é muito fácil, mas você pode estar pensando que atingir um grande potencial nesta competência pode ser algo muito complicado, ai é que você está enganado. Trouxe 10 técnicas que você pode começar utilizar neste exato momento:
- Esteja totalmente focado em seu interlocutor, de forma que ele se sinta seguro para se comunicar com você.
- Não faça outras atividades enquanto o seu interlocutor fala, mantenha-se longe do celular, relógio e e-mail.
- Procure ouvir o seu interlocutor com empatia, se coloque no lugar dele e procure sentir como ele se sente com o tema em questão.
- Não selecione na fala do seu interlocutor aquilo que você quer ouvir, evite todo o tipo de julgamento.
- Não deixe que as suas perspectivas pessoais interfiram na comunicação, respeite a opinião do seu interlocutor.
- Deixe que o seu interlocutor concluir os seus pensamentos e termine de falar, dê todo o tempo necessário.
- Faça o uso de perguntas poderosas, de modo que você consiga tirar todas as dúvidas que teve.
- Forneça feedback para o seu interlocutor, para que ele consiga melhorar cada vez mais sua comunicação.
- Treine a sua mente para que ela esteja preparada a processar toda informação que irá receber.
- No final da conversa, confirme tudo aquilo que você escutou com o interlocutor e tenha certeza que entendeu sua necessidade.
Simples, certo? São técnicas que você consegue utilizar agora mesmo, uma dica bônus que eu te dou hoje é a Comunicação Não Violenta, um tema que está em alta nos dias atuais e vai te ajudar a se destacar no ambiente profissional.
Em resumo, podemos considerar que a escuta ativa é uma técnica de comunicação interpessoal que envolve ouvir com atenção, dar feedback, confirmar se compreendeu corretamente e explorar as ideias mais a fundo, sendo importante lembrar que suas técnicas são estratégias estruturadas para ouvir e responder.
E aí, me conta aqui nos comentários quando você começar a utilizar as técnicas de escuta ativa 😉
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