O Modelo ADKAR foi criado para auxiliar os colaboradores de uma organização durante o processo de mudança no qual ela está se passando.

ADKAR e a Gestão de Mudanças

Podemos realizar a gestão de mudanças de diversas formas dentro de uma organização e já falamos sobre algumas delas por aqui, um destes modelos iremos abordar a seguir, o Modelo ADKAR.

Já vimos que gestão de mudanças são processos, práticas e técnicas que auxiliam as organizações a implementarem alterações estruturais, estratégicas, táticas ou apenas operacionais para obterem transformações positivas para o seu crescimento.

Sabemos que existem diversos modelos de gestão de mudança que podemos utilizar, como o Modelo de Kotter, o Modelo de Bridges, o Modelo 7S de Mckinsey e até mesmo os 7 R’s da Mudança.

O que é? Por que utilizar?

O Modelo ADKAR é uma sigla para “Awareness, Desire, Knowledge, Ability and Reinforcement” (Consciência, Desejo, Conhecimento, Habilidade e Incentivo), que foi desenvolvido por Jeff Hiatt e um modelo que faz parte da Metodologia Prosci, sendo um dos principais modelos de gestão de mudanças que existem atualmente.

Em resumo, o Modelo ADKAR foi criado para auxiliar os colaboradores de uma organização durante o processo de mudança no qual ela está se passando, já que sabemos que muitas vezes uma mudança pode nem sair do papel por resistência das pessoas. O modelo fornece diversas ferramentas para que a mudança seja um sucesso.

Este modelo funciona para incentivar e engajar de forma individual as pessoas a participarem ativamente de todos os processos que a mudança está sendo planejada, pessoas engajadas sempre vão dar um jeito para que as coisas funcionem e se esforçam para que a mudança tenha o resultado esperado por todos.

Além disso ele é responsável por monitorar e planejar as atividades que são consideradas essenciais durante a gestão de mudanças, assim como a definição de metas e o suporte necessário as pessoas que estão envolvidas.

Os 5 Pilares do ADKAR

O Modelo ADKAR possui 5 pilares ou dimensões que nos ajudam como um passo a passo durante as mudanças que pretendemos realizar, são eles:

  • Awareness (Consciência) – As pessoas da organização devem ter consciência da necessidade de mudança, todos devem ser informados e estarem cientes da importância das mudanças estarem acontecendo, além os objetivos e motivações por trás delas.
  • Desire (Desejo) – Mesmo após terem consciência da importância da mudança que será realizada algumas pessoas continuam tendo resistência, portanto, é necessário incentivar que as pessoas tenham o desejo de apoiar e atuar diretamente nas mudanças.
  • Knowledge (Conhecimento) – Com as pessoas tendo consciência e desejo de participarem da mudança, será preciso começar a aplicar treinamentos sobre os novos processos que estão sendo implantados, sendo assim todos terão o conhecimento previsto para trabalharem.
  • Ability (Habilidade) – Após ter o conhecimento é a hora de colocar o aprendizado em prática, neste momento é onde a mudança acontece de verdade, as pessoas envolvidas começam a adquirir novas habilidades através de suas experiências com a mudança.
  • Reinforcement (Reforço) – Não é tão simples como pensamos sustentar uma mudança que foi implantada, deverá ser reforçado e incentivado a utilização dos novos processos para todas as pessoas de organização, de forma que todos continuem reconhecendo sua importância.

Com isto, temos em mente as seguintes etapas: as pessoas devem estar cientes da necessidade da mudança, devem desejar participar da mudança, devem possuir o conhecimento necessário e uma experiência prática sobre sua execução, além de serem incentivados frequentemente para que a mudança continue a longo prazo com o resultado esperado.

Para criar um bom plano de mudanças deve ser considerado todos estes 5 passos, planejando quais ações podem ser realizadas em cada uma delas, de forma a mitigar riscos e possíveis resistências. Um bom plano de ação seguindo o Modelo ADKAR pode ser o seguinte:

  1. Awareness: Realizar um evento apresentando quais mudanças serão realizadas.
  2. Desire: Realizar uma dinâmica com os envolvidos para discutirem em conjunto as soluções.
  3. Knowledge: Realizar treinamentos sobre as novas mudanças.
  4. Ability: Realizar atividades práticas durante os treinamentos.
  5. Reinforcement: Apresentar feedbacks positivos sobre as novas mudanças.

Agora que você já sabe o que é o Modelo ADKAR, sua importância e como ele pode ser utilizado dentro da sua organização é possível que você consiga colocar em prática.

E aí, você já trabalha ou trabalhou com este modelo alguma vez? Me conta aqui nos comentários 😉

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

O Modelo ADKAR foi criado para auxiliar os colaboradores de uma organização durante o processo de mudança no qual ela está se passando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *