Jira é uma das principais ferramentas de gerenciamento de projetos e tarefas, principalmente na questão de desenvolvimento ágil de software.

JIRA: Realmente vale a pena?

Sabemos muito bem que o Manifesto Ágil diz sobre “Indivíduos e Interações mais que Processos e Ferramentas”, mas sabemos também que é impossível viver sem as ferramentas. Por conta disto, trouxe uma muito importa para o mercado, o Jira.

Quando vamos implantar uma ferramenta dentro de uma organização temos que levar em conta diversos fatores prós e contra a implantação daquela nova ferramenta, ou seja, é fundamental avaliar se ela irá trazer mais benefícios do que o contrário.

Existem diversas ferramentas que irá nos ajudar no controle de projetos ágeis ou para a gestão de tarefas, já falamos aqui sobre o Trello, Miro e agora venho te apresentar o Jira.

O que é e para que serve o Jira?

O Jira é um software desenvolvido e comercializado pela empresa australiana Atlassian, sendo uma das principais ferramentas de gerenciamento de projetos e tarefas, principalmente na questão de desenvolvimento ágil de software.

Um dos principais objetivos da ferramenta é permitir realizarmos o monitoramento de tarefas e o acompanhamento de projetos, garantindo que tudo o que necessitamos esteja em um único local.

Dentro da ferramenta você encontrará painéis de controle adaptativos, quadro de tarefas, filtros de pesquisas, cronogramas de projetos, estatísticas, automatização de e-mails  e muito mais.

A ideia principal do Jira é que os projetos sejam acompanhados de forma colaborativa e transparente para todas as pessoas envolvidas, assim como é necessário que um projeto ágil seja gerenciado.

Mesmo com um alto custo o Jira consegue ser uma das ou a ferramenta mais utilizada do mundo no setor de Tecnologia, até mesmo por conta do grande avanço dos Métodos Ágeis, que ajudaram e muito a ferramenta ser popularizada.

Quais as principais funcionalidades?

O Jira tem como característica ser muito dinâmico e versátil, como com a integração com diversas ferramentas e plugins, permitindo assim diversas funcionalidade, como as que veremos abaixo:

  • Jira x Gestão de Testes: A ferramenta possuí integração com diversos complementos para o controle de qualidade durante o ciclo de vida do desenvolvimento de software, as equipes podem utilizar telas personalizadas e fluxos de trabalho para gerenciar testes manuais e automatizados.
  • Jira x Equipes Ágeis: Os times podem utilizar projetos prontos padronizados com foco no Framework Scrum e do Método Kanban, os projetos possuem recursos de rastreamento e desempenho em tempo real, como quadros de tarefa, gráficos de burn-up/down, relatórios de sprint e gráficos de velocidade.
  • Jira x Gestão de Projetos: Um projeto pode conter itens de backlog, possibilidade de criar cronogramas de atividades e alocação de recursos para cada atividade, além de ser possível realizar o controle de riscos e de orçamento. Dentro do Jira um projeto pode ser controlado e monitorado do início ao fim.
  • Jira x Equipes de Desenvolvimento: Permite que as equipes promovam transparência ao longo do ciclo de desenvolvimento através de ferramentas de integração e implementação contínua e até informações de status de código em produção.
  • Jira x DevOps: Equipes que trabalham com práticas de DevOps podem utilizar o Jira com integração de ferramentas de controle de códigos e versões como o Bitbucket, GitHub e o GitLab, ferramentas de gestão de documentação e conhecimento como o Confluence e até mesmo ferramentas de monitoramento e operação como o Opsgenie.
  • Jira x Gestão de Produtos: É possível realizar o acompanhamento do progresso dos épicos, histórias e tarefas durante o desenvolvimento de um produto, incluindo dependências e previsões de quando o trabalho será finalizado, além da integração com o Confluence que permitirá o compartilhamento de todo o conhecimento do produto.
  • Jira x Gestão de Tarefas: Você pode utilizar a ferramenta para controlar as suas próprias tarefas diárias, consegue controlar escopo, prazos e também lembretes automatizados por e-mail, sem contar que você pode utilizar um quadro de tarefas para controlá-las de uma forma mais visual.
  • Jira x Rastreamento de Bugs: Controlando os problemas de cada projeto e identificando a priorização de cada é muito mais simples e objetivo que as equipes determinem quais os problemas que serão resolvidos com prioridade no backlog de bugs.

O Jira é imenso e possui milhares de oportunidades para que você e o seu time possam realizar a gestão de qualquer tipo de projeto ou tarefa que esteja em execução, em breve pretendo trazer mais textos assim e também tutoriais de como você pode aproveitar a plataforma.

Mas me diz aqui nos comentários, você já utiliza o Jira na empresa que você trabalha atualmente? O que você está achando dela?

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Jira é uma das principais ferramentas de gerenciamento de projetos e tarefas, principalmente na questão de desenvolvimento ágil de software.

1 comentários em “JIRA: Realmente vale a pena?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *