Várias empresas com aplicativos vem se destacando, como a Uber e a Nubank. Para explicar isso, precisamos falar de User Experience.

User Experience: Tudo o que você precisa saber!

Diversas empresas que possuem aplicativos de interação com usuários estão se destacando no mercado, temos como por exemplo a Uber, a Nubank e o Ifood. Mas o que fazem dos seus aplicativos tão bons assim? Para explicar isso, precisamos falar de User Experience.

Na situação atual do mundo o mercado digital ficou muito mais competitivo e com enormes possibilidades de crescimentos e vagas em diversos setores de tecnologia (e muitos outros também), principalmente através da interação humana entre os aplicativos de delivery, bancos ou de motoristas particulares que vem crescendo desde o início da pandemia.

E as empresas passaram a investir muito mais na experiência dos seus usuários, para que eles passem mais tempo em seus aplicativos e para que não utilizem a plataforma da empresa concorrente.

Mas como fazer isso com perfeição? Já que pode ocorrer diversos problemas externos as suas funcionalidades, como o péssimo atendimento do motorista ou as demoras de entregas das comidas.

Vamos falar sobre isso abaixo.

O que é User Experience? Quais suas vantagens?

User Experience (UX) que em português significa Experiência do Usuário, consiste em elementos da interação do cliente/usuário com um produto ou serviço, como o seu nome já diz, é a experiência que ele tem durante a sua utilização, podendo ser experiências positivas ou negativas sobre aquilo que a sua empresa está oferecendo.

Este termo foi criado por Donald Norman na década de 1990, na época em que trabalhava na Apple, empresa está que é referência no assunto, mas isso você já deve saber.

Em resumo podemos considerar que o foco do UX está totalmente no usuário e não em processos ou ferramentas, envolvendo o modo como qualquer usuário interage com o mundo ao seu redor, sendo que quanto melhor for a sua experiência desde o primeiro contato maior deve ser a sua satisfação e fidelização com o produto ou serviço.

Segundo Heller de Paulo, podemos alcançar isto de três pilares:

  • Utilidade: O seu produto ou serviço deve ser útil para os usuários, no qual ele faça as coisas utilizando o seu serviço e não as outras alternativas.
  • Facilidade de Uso: O seu produto ou serviço deve ser fácil, rápido de ser utilizado e resolver os problemas do seu usuário e não as outras alternativas.
  • Prazer: O seu produto ou serviço deve ser divertido e interessante para utilização e não as outras alternativas.

Além disto, a utilização do User Experience para a construção do seu produto ou serviço irá trazer algumas vantagens para a sua organização, alguma delas como maior conversão de vendas, fidelização e indicações, economia de recursos e aumenta o valor percebido pelo produto.

Quem pode ser um Profissional de UX?

Por mais User Experience esteja ligada ao termo design e que te lembra apenas aos designers de produtos digitais, como telas de softwares, imagens de publicidade e tantas outras, os profissionais que trabalham com UX podem surgir de várias disciplinas além do design, como biblioteconomia, jornalista ou moda.

Para se tornar um profissional de User Experience é importante realizar cursos da área, leitura de livros e artigos sobre o assunto e principalmente participar de eventos, como palestras e meetups, onde as pessoas trocas suas experiências profissionais.

Este profissional deve estar sempre aberto a experimentar coisas novas a partir da empatia desenvolvida com o trabalho e entender como as soluções foram feitas através da perspectiva do usuário ou cliente.

Com o surgimento dos dispositivos móveis e o avanço dos serviços digitais a área de User Experience vem ganhando destaque nos últimos anos, já que os seus profissionais podem atuar em qualquer produto ou serviço, desde que tenha como base interações humanas. Essa interação ocorre desde o momento em que o usuário entra em sua loja física ou digital até que ele utilize o seu produto.

Os profissionais de UX podem trabalhar alocados em empresas de diversos segmentos, como startups ou grandes corporações, e podem até mesmo realizar trabalhos remotos para empresas internacionais ou dentro de agências que trabalham com produtos digitais.

Mas há também aqueles que preferem trabalhar como freelancer divulgando os seu projetos pela internet e acabam sendo contratados para projetos temporários e até mesmo podem criar produtos próprios e vendê-los, como um curso, uma estampa de desenhos para produtos fisícos, templates para sites e diversos outros.

Soft Skills para Trabalhar com UX

Em User Experience temos várias habilidades comportamentais que podemos encontrar em profissionais que estão atuando no momento, sendo alguma delas estas abaixo que vou citar para vocês:

  • Curiosidade: Para trabalhar com UX a pessoa deve estar disposta e interessada em aprender e entender processos, novas técnicas e ferramentas para utilizar no dia a dia de trabalho.
  • Empatia: O profissional de UX deve ter empatia para entender as necessidades e os problemas dos seus usuários, desta forma ele irá conseguir entender e criar as melhores soluções para cada cliente.
  • Comunicação: Este profissional deve ter a capacidade de conversar, compartilhar e ouvir opiniões de membros do time, clientes ou qualquer outra pessoa envolvida em seus projetos.
  • Inteligência Emocional: A pessoa que está trabalhando com UX deve ser capaz de controlar suas emoções para tomar decisões sob pressão e conseguir lidar com pessoas totalmente diferentes.
  • Colaboração: Em UX não é um trabalho que você possa fazer sozinho, sendo assim é necessário trabalhar com muitas pessoas, sendo eles os membros do seu time, profissionais de outros setores, seus clientes e os usuários (podendo ser clientes dos seu cliente). Colaboração é essencial para atingir o objetivo final dos projetos.

Podemos encontrar ainda algumas habilidades técnicas encontradas nestes profissionais, sendo a mais importante o conhecimento em softwares. Atualmente existem diversas ferramentas para quem quer trabalhar em UX, o importante é sempre se atualizar e conhecer mais do que uma ferramenta de mercado.

Importante saber que User Experience não é somente isto, o que passei aqui para vocês hoje foi um breve resumo e ao longo da nossa jornada de agilista vou te contar muito mais sobre esse universo.

Enquanto isso, me conta aqui nos comentários o que você achou e se você gostaria de trabalhar com UX.

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Várias empresas com aplicativos vem se destacando, como a Uber e a Nubank. Para explicar isso, precisamos falar de User Experience.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *