RCA: Análise de Causa Raiz e suas Ferramentas
Durante o desenvolvimento de software é muito comum que diversos problemas aconteçam diariamente, mas você já pensou que possa existir técnicas para soluciona-los da melhor forma? Hoje vamos ver o que é a Análise de Causa Raiz, o famoso RCA.
Existem diversos meios de encontrar a causa raiz de um problema atualmente, mas mesmo assim muitas equipes continuam utilizando reuniões e mais reuniões com o objetivo de encontrar apenas a solução.
Não é errado buscar pela solução, não entendam errado. Mas como você vai procurar a solução de algo que você nem sabe o que está causando este problema?
Muitas organizações que continuam trabalhando desta forma acabam tendo produtividade muito mais baixa das suas equipes, já que quando encontram a verdadeira causa raiz tiveram um grande esforço em outra atividade desnecessária.
Portanto, a seguir irei te mostrar o que é o RCA e alguma das principais ferramentas que você pode utilizar para encontrar a causa raiz de um problema.
O que é a Análise de Causa Raiz?
A Análise de Causa Raiz (Root Cause Analysis em inglês) ou mais conhecida como RCA, é um processo que nos permite identificar a causa raiz de problemas para a geração de soluções certas para determinadas situações.
Esta análise é realizada através de uma coleção de métodos de solução de problemas que serão utilizados para identificação da causa real de um problema, podendo ser ele de não conformidade ou de qualidade.
A RCA pode nos mostrar onde processos ou sistemas falharam ou causaram determinado problema.
Após a identificação da causa raiz, outro objetivo da RCA é entender como resolver e contornar os problemas através do que foi aprendido com esta causa raiz. Além de que podemos aplicar soluções e medidas aprendidas para evitar problemas futuros ou repetições de erros.
Resumindo, a realização da análise de causa raiz possui três objetivos: 1º – Descobrir a causa raiz de um problema ou evento, 2º – Entender como resolver e contornar estes problemas e 3º – Aplicar o que aprendemos com a análise para evitar problemas futuros.
A análise da causa raiz é o processo de definição, compreensão e solução de um problema.
Quando realizamos uma análise de causa raiz, vamos encontrar três tipos básicos de causas:
- Causas Físicas – Quando a falha ocorre através de itens materiais tangíveis.
- Causas Humanas – Quando a falha ocorre por uma situação em que alguém fez algo errado ou não fizeram algo que era necessário.
- Causas Organizacionais – Quando a falha ocorre através de um sistema, processo ou política utilizado para a tomada de decisão e que não está funcionando como deveria.
Agora que você sabe o que é a análise de causa raiz, vou te mostrar quais são as suas etapas.
Etapas para fazer uma Análise de Causa Raiz
- Definir o Problema: É necessário que você defina o problema que será investigado, não é possível realizar uma análise de causa raiz quando um problema ainda não existe.
- Coletar os Dados: Após a identificação do problema é necessário realizar a coleta de dados referente ao problema que está ocorrendo, é necessário coletar todas as evidências, sejam elas físicas ou não.
- Identificar possíveis causas: Com a utilização da RCA, você e seu time deverá identificar todas as possíveis causa que o problema possa estar ocorrendo. Quando você utiliza este método não é para tratar as causas mais óbvias, mas sim encontrar a verdadeira causa raiz para que este problema nunca mais ocorra.
- Identificar a(s) causa(s) raiz: Após identificar as possíveis causas, utilize ferramentas que irão te auxiliar para chegar mais fundo na causa raiz e entender o porque este problema ocorre e qual o verdadeiro motivo dele acontecer.
- Recomendar e Implementar Soluções: Estabelecendo a causa raiz é necessário elaborar ações corretivas e efetivas para o problema, isso vai permitir que você melhore o seu processo e o torne mais confiável.
- Acompanhamento: É onde você irá estabelecer se a ação corretiva foi realmente eficaz para a solução dos problemas. É importante que este acompanhamento seja regular durante um período para comprovar que as ações estão funcionando e para a identificação de novos problemas que podem surgir.
Ferramentas de RCA
Existem várias ferramentas de RCA que podemos utilizar no nosso dia a dia para encontrar a causa raiz de um problema, mas vou uma 3 das principais e quais os seus objetivos:
1) Diagrama de Pareto: O principal objetivo dessa ferramenta é permitir identificar e selecionar itens que são responsáveis por causar um grande efeito na melhoria dos processos, conforme a regra de 80/20, que diz: 80% dos resultados são causados por 20% dos fatores.
Para a identificação de problemas, podemos afirmar que nesta regra os 80% dos problemas podem ser resolvidos com o tratamento de 20% das causas. Sabendo estas causas, os times conseguem buscar soluções que serão mais efetivas.
2) Diagrama de Ishikawa: Também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Espinha de Peixe, o objetivo dessa ferramenta é mapear as causas raiz dos problemas através de uma forma gráfica.
O Diagrama de Ishikawa permite agrupar e visualizar várias causas que são consideradas como origem do problema ou oportunidades de melhoria, sem contar que mostra os seus efeitos sobre o problema ou resultado.
3) Método de Investigação 5 Porquês: É uma das ferramentas mais simples de ser utilizada e talvez uma das mais eficientes, no qual parte do princípio de se aprofundar em torno de uma questão, com o objetivo de extrair a causa raiz do problema de forma mais profunda.
Sua execução é realizada questionando o motivo (por quê) pelo qual um problema acontece, de maneira consecutiva, por cinco vezes. Taiichi Ohno, criador da ferramenta, acreditava que após estas perguntas já conseguiria atingir a verdadeira causa raiz do problema.
Este é um breve resumo sobre o objetivo de cada uma das ferramentas, em breve vou trazer para vocês como funciona cada uma delas e como você pode utiliza-las na prática.
Me diz aqui nos comentários, você já utiliza alguma destas ferramentas de RCA?
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