Liderança Situacional: Qual seu estilo de liderança?
Líderes são aqueles capazes de influenciar diversas pessoas em determinadas causas ou até motiva-las para alcançarem algum objetivo proposto, em situações de crise que vivemos atualmente estas pessoas devem se adaptar o mais rápido possível. Por este exato motivo surgiu a Teoria da Liderança Situacional.
Sabemos que pessoas com competências de liderança são muito valiosas para uma organização e são bem vistas no mercado, mas aqueles com capacidade de adaptação a diversos cenários são muito mais valorizados e é sobre estas pessoas que irei falar um pouco para vocês neste artigo.
Uma das figuras mais importantes dentro de uma empresa é a figura do líder, no qual é responsável por manter o engajamento e a produtividade das equipes, sem contar que deve dar continuidade no alcance de resultados satisfatórios da organização.
Mas afinal… O que é Liderança Situacional?
É um modelo de gestão de equipes desenvolvido em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard que consiste em adaptar a forma de liderar de acordo com a situação em que cada equipe e os profissionais que a compõe se encontram.
Segundo os autores da teoria da liderança situacional, “um bom líder é capaz de adaptar seu comportamento conforme o nível de maturidade profissional de cada um dos seus subordinados”, ou seja, o seu estilo de liderança não pode ser o mesmo para todos os seus colaboradores, pois o que funciona com um pode não funcionar com todos os outros.
Podemos concluir que o líder situacional é aquele que vai tomar decisões adequando o seu comportamento e capacidades técnicas conforme o momento pelo qual os seus liderados estão vivendo diariamente.
Um bom líder situacional deve ter as seguintes habilidades:
- Diagnosticar/Identificar as necessidades da situação.
- Se adaptar entre os quatro estilos de liderança situacional.
- Alto desempenho para saber qual estilo de liderança utilizar.
Estilos de Liderança Situacional
Existem 4 estilos de liderança que cada líder pode desempenhar de acordo com a situação que está enfrentando:
- Direção: Neste estilo é onde os liderados possuem a menor autonomia, o líder deve falar para a equipe o que deve ou não fazer, além de ensina-los como executarem suas atividades. Seria como se líder pegasse na mão do seu liderado até que ele conquiste sua confiança.
- Orientação: Neste segundo estilo o líder deve oferecer supervisão e feedback continuamente para que os seus liderados executem suas atividades da melhor forma possível, é importante que o líder peça sugestões de melhorias e novas ideias para os seus liderados.
- Apoio: No terceiro estilo a liderança deve buscar incentivos para aprendizagem e engajamento de suas equipes, oferecendo oportunidades para que eles mesmos colaborem para a melhoria contínua como um time. Desta forma, o liderado tem muito mais autonomia para executar as suas tarefas.
- Autonomia: Neste último estilo a equipe possui alto desempenho para executar suas tarefas por conta própria, o líder é totalmente capaz de delegar suas atividades e a equipe de entender os seus papéis e responsabilidades.
Os 4 Níveis de Maturidade de uma Equipe
Uma equipe pode conter membros com vários perfis diferentes, o líder situacional deve ter a capacidade de identificar a maturidade individual de cada membro e de toda a sua equipe.
Para isto, existem 4 níveis de maturidade:
- Baixa Vontade e Baixa Capacidade: Os membros da equipe não possuem habilidades e atitudes suficientes para concluírem suas tarefas sozinhos, isto pode ocorrer com pessoas novas no mercado de trabalho ou por não se sentirem preparados.
- Alta Vontade e Baixa Capacidade: Os membros da equipe estão dispostos a contribuir e até possuem certo grau de habilidades, porém ainda é necessário apoio na realização de suas tarefas diárias.
- Baixa Vontade e Alta Capacidade: Os membros da equipe possuem boas habilidades para concluírem suas tarefas sozinhos, mas não se sentem dispostos para assumirem grandes responsabilidades, isto pode ocorrer por alguma desmotivação individual.
- Alta Vontade e Alta Capacidade: Os membros da equipe são altamente qualificados e estão motivados para concluírem suas tarefas, podem conter profissionais que foram ou que estão perto de serem promovidos em seus cargos.
Um líder situacional sempre deve analisar o nível de maturidade dos seus membros para determinar o estilo de liderança que vai utilizar, bem como ter o compromisso com as melhorias de crescimento da empresa.
Para que ele seja justo no estilo de liderança utilizada, o líder situacional deve ter uma excelente habilidade humana, tendo uma boa comunicação e garantir que tudo esteja alinhado entre os membros da sua equipe.
Caso você ainda tenha ficado na dúvida sobre qual o papel do líder situacional, segue um último resumo:
- É responsável por criar equipes ou organizações mais produtivas;
- Acelera o desenvolvimento de novos colaboradores em suas funções;
- Desenvolvem colaboradores engajados e comprometidos com a organização;
- Conduzem mudanças de comportamento e os resultados de negócios;
- Sabem quando ser flexíveis ou quando devem dizer não.
Existem vários exercícios e treinamentos que você consegue realizar para se tornar um líder situacional, sem contar na enorme quantidade de conteúdo gratuito aqui na internet.
É necessário que todos os líderes desenvolvam os seus conhecimentos, habilidades e atitudes, para que desta forma consigam cumprir o seu papel de gerenciar suas equipes em diferentes cenários e guia-las ao sucesso.
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