O Kaizen se refere à filosofia de práticas que podem ser utilizadas para melhoria contínua dos processos dentro de uma organização.

KAIZEN: Como melhorar os processos?

Todos nós sabemos que melhoria contínua é o principal tema sendo estudado por diversas organizações ao longo dos anos, e a filosofia do Kaizen é a principal ferramenta que foi descoberta.

‘Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!’

O que é Kaizen e como surgiu?

Em português Kaizen vem de “mudança para melhor”, se referindo à filosofia japonesa sobre práticas que podem ser utilizadas para melhoria contínua dos processos dentro de uma organização.

Além das industrias de manufatura é possível encontrar projetos de melhoria contínua em diversos setores, como: engenharia, negócios, desenvolvimento de software, área de saúde, governos e muitos outros.

O surgimento desta filosofia foi após a Segunda Guerra Mundial, quando empresas japonesas começaram a aplicar práticas de melhoria contínua, aprimorando o conceito nos anos 50 com as ideias da administração clássica de Fayol.

Fica claro que no Kaizen sempre é possível fazer o melhor, no qual nenhum dia deve passar sem que melhorias sejam implantadas dentro da organização, seja na estrutura da empresa ou atividades dos colaboradores.

Para Masaaki Imai, fundador do Instituto Kaizen, alguns mandamentos devem ser seguidos para a sua aplicação:

  • Todo desperdício deve ser eliminado.
  • Todos os colaboradores devem estar envolvidos.
  • Deve ser baseado na redução de custos.
  • Pode ser aplicado em qualquer setor ou empresa.
  • Deve ser apoiado através da transparência e gestão visual.
  • A atenção deve ser dada onde é entregue valor.
  • Deve ser orientado a melhoria de processos.
  • Deve ser dado prioridade as pessoas e como trabalham.
  • As pessoas devem aprender fazendo.

O principal exemplo que temos de aplicação do princípio do Kaizen é o Sistema de Produção Toyota.

Quais são as suas prioridades?

Durante a aplicação do Kaizen, é considerado todo o processo produtivo da organização. Logo a prioridade das atividades deve seguir a seguinte sequência:

  1. Mão de Obra: Visa a criação de um Procedimento Operacional Padrão, com o objetivo de padronizar a rotina de trabalho executada pelos colaboradores de forma que erros sejam evitados.
  2. Método: Tem como objetivo melhorar os processos já existentes visando a redução de custos e alcançar grandes resultados de forma rápida e enxuta, buscando reduzir a maior quantidade de desperdícios.
  3. Material: Algumas organizações utilizam o Kaizen para melhorar a produção de um produto físico, por conta disso é utilizado o sistema puxado de produção com base no Just in Time, produzindo apenas o que é necessário.
  4. Máquina: O intuito do Kaizen é aumentar a disponibilidade das máquinas que são utilizadas durante os processos, tempos de manutenção ou atividades manuais dentro dos sistemas podem ser considerados desperdícios.

Como aplicar o Kaizen na prática?

Para iniciar um trabalho de melhoria contínua é realizar um Evento Kaizen, um programa de melhoramento contínuo baseado no trabalho em equipe e no conhecimento das pessoas envolvidas. Durante o evento é comum ter uma equipe de até 10 pessoas participando durante um período de 5 dias úteis, com o objetivo de pensar novas formas de reduzir custos e desperdícios através da criatividade.

Neste evento as pessoas envolvidas devem avaliar quais atividades deverão sofrer melhorias, que através do PDCA serão trabalhadas por um grupo de pessoas para executarem as atividades planejadas.

Ainda segundo Imai, o Kaizen pode ser aplicado das seguintes formas no ambiente organizacional:

Kaizen para Administração: É o processo de melhoria contínua que envolve questões importantes dentro da organização, é função dos gestores realizarem o comprometimento na redução de desperdício e de custos através da padronização de trabalho, treinamentos ou qualquer outra aplicação que traga valor aos processos.

Kaizen para o Grupo: É o processo de melhoria contínua que envolve grupos de pessoas de diversas áreas com o objetivo de aprender a utilizar novas técnicas para soluções de problemas, estes grupos fazem estudos práticos sobre o que querem melhorar e utilizam ferramentas como PDCA e o 5w2h.

Kaizen para Pessoas: É o processo de melhoria contínua que envolve o desempenho individual de cada colaborador, é fundamental que cada um deles procurem novas formas de realizarem suas tarefas e aumentarem sua produtividade diária.

Portanto, nós vimos até aqui que o Kaizen traz diversos benefícios para uma organização, sendo as principais: obtenção de lucros para a empresa, melhorias focadas na necessidade, eliminação de desperdícios e proporcionar uma satisfação maior aos clientes.

E aí, você já está praticando o Kaizen na sua vida pessoal ou na empresa em que trabalha? Me conta aqui nos comentários 😉

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O Kaizen se refere à filosofia de práticas que podem ser utilizadas para melhoria contínua dos processos dentro de uma organização.

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