Quando falamos de Manifesto Ágil, em vários momentos podemos falar de geração de valor aos clientes através dos seus valores e princípios.

Geração de Valor aos Clientes, é possível?

Quando falamos de Manifesto Ágil, em vários momentos podemos falar de geração de valor aos clientes através dos seus valores e princípios, no qual podemos levantar diversas práticas para os nossos times de desenvolvimento de produto.

Já sabemos a função do Product Owner é maximizar o trabalho realizado pelo time de forma que agregue valor aos clientes, mas o que é valor? O que é geração de valor? Será que todos nós temos a mesma visão de valor?

Para um cliente, valor pode ser algo relacionado com a criação de razões genuínas, como a qualidade do produto, atendimento, preço, condições de negociação, condições logísticas, tempo investido ou esforço para alcançar seu objetivo.

A seguir vou contar um pouco sobre a importância da geração de valor, as diferenças entre preço e valor e os tipos de geração de valor existentes atualmente.

Qual é a importância de gerar valor?

Podemos passar o dia inteiro aqui falando sobre qual a importância de gerar valor ao cliente, como o retorno financeiro, o aumento de clientes e por ai vai. Mas por que não falamos de satisfação do cliente?

O avanço da tecnologia fez com que muitas organizações tenham facilidade conseguir um grande número de dados dos seus clientes, principalmente com as plataformas de Big Data e Business Intelligence. Com essas informações as empresas passaram a entender o que atrai o seu público e assim podem customizar o seu produto de forma que satisfaça-os cada vez mais.

Então é muito importante gerar valor ao seu cliente e até mesmo aos clientes do seu cliente para que sua empresa se mantenha competitiva no mercado e atraente para outros novos clientes também.

Você pode começar gerando valor ao seu cliente identificando o seu público alvo, entendendo suas necessidades, sonhos e medos deste público e conhecendo os concorrentes do seu cliente e o que os seus produtos/serviços oferecem como vantagem competitiva.

Além disso encontre uma lacuna que possa ser preenchida entre o trabalho que está sendo realizado atualmente e o que a sua empresa pode passar a oferecer ao cliente, mas considere o momento certo de oferecer evoluções em seu produto/serviço para que o cliente não crie altas expectativas.

4 Tipos de Geração de Valor

Atualmente a geração de valor ao seu cliente pode significar coisas diferentes dependendo o fator analisado e a situação em que está o seu produto/serviço ou até mesmo o perfil do seu cliente.

Para entender isto, temos 4 tipos de geração de valor:

  • Valor para o Negócio: Este tipo de valor ocorre quando a empresa adota o seu produto/serviço e este aumenta o seu número de clientes ou soluciona um problema específico.
  • Valor Financeiro: O valor financeiro é quando a empresa tem um algo retorno sobre o investimento (ROI) realizado e que tenha sido gerado através da contratação do seu produto/serviço.
  • Valor para o Usuário: Neste tipo de valor o usuário tem ganhos de produtividade, melhor organização e até mesmo criação e manutenção de processos.
  • Valor da Solução: É quando o seu produto/serviço agrega valor aos clientes em relação aos seus concorrentes. A sua solução tem mais benefícios e melhores resultados em comparação aos outros produtos/serviços existentes no mercado atualmente.

Ter estes 4 tipos de geração de valor não quer dizer que o seu produto vai atingir apenas uma, pelo contrário, pode ser que o seu produto agregue tanto valor aos seus clientes que está gerando nos 4 tipos citados.

Diferenças entre Preço x Valor

Você deve estar pensando que eu fiquei louco né? Como assim diferenças entre preço e valor? Não é a mesma coisa? Não, não é e eu posso te provar.

Para te colocar por dentro do assunto, o preço de um produto/serviço é vinculado ao seu custo e margem, variando de acordo com diversos fatores, como o fornecedor, local de venda, perfil do consumidor, demanda e concorrência. Ou seja, o preço está diretamente ligado ao dinheiro e fatores monetários.

Já o valor está relacionado aos benefícios que o produto/serviço traz ao cliente, podendo ser relativo e abstrato, variando muito de cliente para cliente, podemos falar que valor é a importância do que foi adquirido para o cliente.

Resumindo o que falei acima:

  • Preço é o que o cliente está pagando.
  • Valor é o benefício que o seu produto traz ao cliente.

Existe uma frase muito famosa de Warren Buffett, investidor americano, no qual ele diz “Preço é o que você paga. Valor é o que você leva” e acredito que cai muito bem sobre o que estamos falando, principalmente no assunto geração de valor ao clientes.

E ai, o que você achou desse tipo de conteúdo? Me conta aqui nos comentários 😉

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Quando falamos de Manifesto Ágil, em vários momentos podemos falar de geração de valor aos clientes através dos seus valores e princípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *