O que é o Scrum? Por que usá-lo?

Sei que muitos de vocês irão achar esse texto simples ou óbvio, mas a minha ideia aqui é compartilhar conhecimento com aqueles que estão chegando agora no mercado ou pensam em migrar sua carreira para TI, por conta disso hoje iremos falar sobre o Scrum.

Antes de começar, preciso te perguntar algo… Você acha que Scrum é um Framework ou uma Metodologia?

Se você respondeu Framework, sim, você acertou! Scrum é um framework e não uma metodologia como muitos falam ou escrevem em algumas publicações que tenho visto por ai. Mas se para você a palavra Scrum ainda é desconhecida ou conhece ela por conta da jogada que existe no Rugby, vou colocar aqui um breve resumo sobre o que é esse Framework.

Conforme a última versão do Scrum Guide, podemos dizer que o Scrum é um framework leve que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos.

O Scrum é todo baseado no empirismo e no lean thinking, para que toda tomada de decisão seja realizada com base no que é observado e para a redução de desperdício, focando apenas no que é essencial para o desenvolvimento. Sem contar que ele emprega uma abordagem iterativa e incremental para poder otimizar a previsibilidade e controlar os riscos dos projetos.

O Framework é formado por papéis, eventos e artefatos, mas para que funcione da maneira correta devemos prestar atenção nos seus pilares e valores.

Pilares do Scrum

  • Transparência – Aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. Geralmente Times mais maduros são mais transparentes.
  • Inspeção – O Time Scrum deve inspecionar os artefatos Scrum e o progresso em direção ao objetivo da Sprint para detectar variações indesejadas.
  • AdaptaçãoSe o Time Scrum determina que um ou mais aspectos de um processo desviou para fora dos limites aceitáveis, e que o resultado do produto será inaceitável, o processo ou o material sendo produzido deve ser ajustado.

Valores do Scrum

  • Compromisso – Todos devem ter comprometimento com o time, acordos e com a entrega e qualidade do produto ou serviço.
  • Foco – Todos devem ter foco no cliente, resultado e objetivos do negócio.
  • Abertura – Todos devem permitir que as pessoas sejam transparente para que tenhamos um ambiente seguro para compartilhar conhecimento.
  • Respeito – Todos devem ter respeito às pessoas e organizações.
  • Coragem – Todos devem ter coragem para fazer o que precisa ser feito e tomar decisões mesmo que difíceis.

Time Scrum e suas funções como um time…

O fundamento principal do Scrum são os papéis, que são chamados de Time Scrum e consiste de um Scrum Master, um Product Owner (Dono do Produto) e os Developers (Desenvolvedores). Dentro do time não haverá sub-times ou hierarquias, todos irão trabalhar focados em um objetivo único, a entrega do produto.

Os Times Scrum são pequenos o suficiente para permanecerem ágeis para concluir o trabalho dentro de uma sprint, portanto devem possuir 10 ou menos pessoas. Eles serão multifuncionais e auto gerenciáveis, no qual os seus membros irão possuir todas as habilidades necessárias para a criação de valor do produto, além de terem total responsabilidade sobre suas decisões de como atingir os seus objetivos.

Todo o trabalho necessário no produto será realizado pelo Time Scrum, desde a colaboração com stakeholders, verificação, manutenção, operação, experimentação, pesquisa e desenvolvimento.

Abaixo podemos ver um resumo das funções de cada membro do time:

  • Scrum Master – É responsável por promover e suportar o Scrum como definido no Guia Scrum. O Scrum Master faz isso ajudando todos a entenderem a teoria, as práticas, as regras e os valores do Scrum.
  • Dono do Produto – É o responsável por maximizar o valor do produto resultado do trabalho do time. Mas a maneira como isso é feito pode variar amplamente através das organizações, Times Scrum e indivíduos.
  • Desenvolvedores – Consiste em profissionais que realizam o trabalho de entregar um incremento potencialmente liberável do produto “Pronto” ao final de cada Sprint.

Scrum é um framework leve que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos.

O trabalho executado por cada como um time é muito mais do que isso, existem diversas formas de se tornarem multifuncionais e por isso nos próximos textos irei fazer um resumo individual de cada papel e como você pode se tornar membro do Time Scrum.

Qual o propósito de cada evento?

Cada eventos que temos é uma oportunidade de inspecionar e adaptar todos os artefatos que temos no framework, eles são criados para dar regularidade e minimizar a necessidade de reuniões não definidas, o ideal é que todos os eventos sejam no mesmo horário e local para reduzir suas complexidades.

Esses eventos funcionam porque implementam os pilares: transparência, inspeção e adaptação.

São eles:

  • Sprint – É o coração do Scrum, um time-boxed de um mês ou menos, no qual um incremento de produto potencialmente liberável é criado.
  • Planejamento da Sprint – É um time-boxed com no máximo oito horas para uma sprint de um mês de duração, nele é realizado o planejamento do trabalho que será realizado.
  • Reunião Diária – O seu propósito é inspecionar o progresso do time e adaptar o sprint backlog conforme necessário, ajustando o próximo trabalho planejado.
  • Revisão da Sprint – O Time Scrum irá apresentar os resultados de seu trabalho para os stakeholders, ou seja, durante a revisão da sprint o objetivo principal será inspecionar os resultados e determinar as próximas adaptações.
  • Retrospectiva da Sprint –  É uma oportunidade para o Time Scrum inspecionar a si próprio e criar um plano para melhorias a serem aplicadas na próxima sprint.

Cada evento possui uma maneira correta de ser realizada, um time-boxed fixo e as responsabilidades que cada membro do time possui, mas não se preocupe pois irei trazer um a um em breve com exemplos práticos, para que você consiga entender e visualizar como realmente funcionam.

Scrum é um framework leve que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos.

Artefatos do Scrum e a importância de cada um

Já os artefatos, irão representar o trabalho ou valor em andamento ou já realizado, sendo eles projetados para maximizar a transparência das principais informações:

Os artefatos são conhecidos como:

  • Backlog do Produto: É um lista ordenada de tudo que é conhecido ser necessário no produto.
  • Backlog da Sprint: É um conjunto de itens do Backlog do Produto selecionados para a sprint, juntamente com o plano para entregar o incremento do produto e atingir o objetivo da Sprint.
  • Incremento: É a soma de todos os itens do Backlog do Produto completados durante a sprint e o valor dos incrementos de todas as sprints anteriores.

Com a nova versão do Scrum Guide, os artefatos agora ganharam compromissos com o objetivo de aumentar a transparência e foco em direção ao progresso de cada um. Mas isto, iremos falar em uma outra publicação.

Vou parar por aqui porque acredito que este texto já está ficando grande e cansativo, mas em breve vou trazer questões detalhadas sobre cada tema do Scrum e como implementa-lo.

E ai, o que você achou? Me conta aqui nos comentários…

Você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Scrum é um framework leve que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos.

2 comentários em “O que é o Scrum? Por que usá-lo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *