Cynefin: O Mundo é Simples ou Caótico?
Nem tudo é um mar de rosas em um ambiente organizacional ou até mesmo no mundo inteiro, as coisas podem mudar completamente de uma outra para outra. E como podemos identificar isto? Precisamos falar sobre o Cynefin!
Você verá em vários lugares os seguintes nomes: Framework Cynefin, Modelo Cynefin e Estrutura Cynefin.
Independente de como ele é chamado, o que importa para nós neste momento é saber qual o seu propósito, onde e porque ele surgiu, como ele nos ajuda a identificar o ambiente em que estamos e como podemos resolver problemas até mesmo nos ambientes caóticos.
O que é o Cynefin?
O Cynefin foi criado em 1999 por Dave Snowden enquanto ele trabalhava para a IBM Global Services, com o objetivo de ajudar a gerenciar o capital intelectual na empresa naquele momento.
A ideia do Cynefin é que ele seja utilizado para auxiliar na tomada de decisão conforme diferentes tipos de ambientes e situações, o termo foi descrito por Snowden para se referir a ideia que todos nós temos algum tipo de conexão, sejam elas tribais, religiosas ou geográficas.
Com o passar dos anos Dave e diversos outros pesquisadores da IBM começaram a evoluir e criar experimentos através desta estrutura, diversos livros e artigos podem ser encontrados sobre os trabalhos que eles realizaram desde a criação.
Em resumo, podemos dizer que o Cynefin oferece a todos nós que vamos tomar algum tipo de decisão, um senso de lugar para entender onde estamos e o que podemos fazer.
Ele se baseia no contexto de cada ambiente através da relação entre causa e efeito dos eventos que estão ocorrendo, a seguir vou te mostrar como podemos identificar estes ambientes e como podemos agir.
Quais são os seus domínios?
Quando falamos dos domínios existentes dentro do Cynefin, podemos categorizá-los em dois grupos: os domínios ordenados (Complicado e Simples/ Óbvio/ Claro) no qual as relações entre causa e efeito são efetivas, e, temos também os domínios não ordenados (Complexo e Caótico) que não possuem qualquer tipo de relação entre causa e efeito.
Você verá a seguir que nenhum domínio é melhor ou pior do que o outro, todos eles representam diferentes tipos de ambientes dentro de uma organização e que mostram para nós o melhor caminho que devemos seguir após conseguirmos identificá-los.
Para que você entenda sobre cada um dos domínios, segue um breve resumo:
- Simples / Óbvio / Claro: Neste domínio é possível perceber a existência da relação entre causa e efeito, onde determinada ação realizada já possuí um resultado esperado. Em ambientes assim conseguimos aplicar procedimentos padrão, checklists e até mesmo melhores práticas de mercado.
- Complicado: Também é um domínio que existe relação entre causa e efeito, porém requer uma análise maior e nem sempre podemos confirmar que o resultado esperado será produzido. Nestes ambientes é necessário uma equipe com experiência e com um alto nível de conhecimento técnico, já que podem precisar aplicar diversas práticas para cada situação.
- Complexo: A partir deste domínio não é mais possível encontrar uma relação entre causa e efeito, após determinada ação a causalidade permanece desconhecida. É fundamental que nestes ambientes se tenha a liberdade para inovação, principalmente através de testes de hipóteses e experimentos.
- Caótico: O pior dos domínios, no caos não é possível ter nenhum tipo de previsibilidade ou maneira de mensurar o que está acontecendo, nele até mesmo equipes experientes encontram dificuldades. Quando falamos de organizações, empresas que possuem este ambiente correm o sério risco de deixarem de existir caso não encontrem nenhuma solução.
- Desordem: Este último domínio é central e ocorre quando não existe uma clareza sobre qual domínio aquele ambiente se encontra, geralmente é quando não conseguimos entender ou conhecer os problemas e desafios que estão sendo enfrentados. Uma saída é dividir os problemas apresentados nos quatro domínios anteriores e tomar decisões conforme cada situação fique mais transparente e acessível.
É bem comum que conforme a realização de novas ações de melhoria contínua dentro daquele ambiente que você se encontra comece a se movimentar entre um domínio e outro, principalmente quando você está no domínio caótico e a ideia é chegar até o domínio simples.
E aí, você conseguiu identificar em qual contexto a empresa em que você trabalha está neste momento? Me conta aqui nos comentários 😉
Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.