Liderança Servidora: Você é um Líder Servo?
Na última semana compartilhei um texto aqui com vocês sobre Liderança Situacional, suas características e estilos, acho essencial para você que está estudando sobre gestão de projetos saber todos os tipos de liderança, por isto hoje te apresento a Liderança Servidora.
Para quem já é Scrum Master, está muito acostumado com o termo Líder Servo (se não estiver, procure entender se você está realizando suas funções diárias da melhor maneira possível), mas outras pessoas podem não estar acostumadas ou até mesmo não conhecerem a fundo este tipo de liderança.
Apesar de ser muito conhecida em processos de coaching ou com profissionais mais experientes na área de gestão de projetos, minha missão hoje é te deixar por dentro do que é essa tal Liderança Servidora e quais as principais características para se tornar (ou como melhorar) um Líder Servo.
Sem contar que este crescimento vai te ajudar muito na sua carreira profissional.
Mas… O que é Liderança Servidora?
Este termo apareceu pela primeira vez em 1970, no livro “The Servant as Leader” do escritor Robert K. Greenleaf, porém muitos autores comentam que este tipo de liderança é utilizado durante séculos pela humanidade, alguns inclusive comentam que o próprio Jesus Cristo é o principal nome quando falamos sobre ser um líder servo.
Liderança Servidora nada mais é do que uma forma de gestão no qual o líder se concentra nas necessidades dos membros de sua equipe, antes mesmo de considerar as suas próprias.
Em seu livro, Greenleaf comenta a seguinte reflexão:
“O líder-servidor é servidor antes de mais nada. Tudo começa com o sentimento natural de que ele quer servir, e servir acima de tudo. Então, esta escolha consciente o leva a aspirar à liderança. Essa pessoa é bastante diferente daquela que é primeiramente líder, talvez pela necessidade de atenuar uma ‘fome de poder’ não-usual ou de realizar-se materialmente… O ‘líder-primeiro’ e o ‘servidor-primeiro’ são dois opostos extremos. Entre eles, há tons e misturas que são parte da infinita variedade da natureza humana”.
Podemos perceber que o maior propósito da liderança servidora é ajudar a equipe a se desenvolver, na resolução de conflitos internos/externos ou na remoção de impedimentos que eles possam ter no dia a dia. O líder servo não está preocupado em dar ordens, mas sim em servir os seus liderados da melhor maneira possível.
Diferente do que acontece na liderança tradicional, que envolve o acumulo e exercício de poder por alguém que está no topo da pirâmide hierárquica da organização, o líder servo sempre irá compartilhar o poder, delegar atividades e auxiliar o crescimento de carreira das pessoas que estão em sua volta.
Características de um Líder Servo
Conhecendo melhor a Liderança Servidora, agora podemos imaginar quais as características estão agregadas em um Líder Servo, correto? Já sabemos que ele valoriza ideias, contribui regularmente com os colegas de trabalho e estabelece uma cultura de confiança e respeito.
Abaixo vou citar mais algumas de suas características e algumas dicas de como você consegue atingi-las:
- Escutar: Tenha um escuta ativa, comece a ouvir mais as pessoas que estão próximas a você, percebe um que elas falam e fazem, estude sobre Comunicação Não Violenta e consiga se comunicar da melhor forma com cada pessoa.
- Empatia: Tenha empatia com as pessoas, entenda que cada uma possuí uma vida diferente e passam por situações ou momentos diferentes uma das outras, ninguém é melhor do que ninguém.
- Assistência: Tenha um espirito de equipe com os seus colegas de trabalho, forneça apoio nas suas atividades e procure sempre fornecer feedbacks sobre o seu dia a dia.
- Capacitação de pessoas: Tenha o compromisso de ajudar as pessoas a se capacitarem, tanto no nível pessoal, acadêmico e profissional, busque por alternativas que farão elas crescerem e se destacarem em qualquer situação ou trabalho que estejam realizando.
- Sentimento de Comunidade: Tenha em mente que não é possível atingir todos os seus objetivos sozinho, é muito melhor quando você tem uma comunidade capacitada e engajada para te ajudar. É possível realizar isto dentro da sua própria organização.
Como vocês podem ver são características individuais, mas que é muito possível qualquer pessoa aprende-las e coloca-las em pratica com facilidade a qualquer momento do dia. Basta que você queira.
Você que é ou quer se tornar um líder, precisa aprender que o modelo “de cima para baixo” não obtém mais resultados positivos, deve mudar o seu mindset uma cultura horizontal, no qual os seus colaboradores irão te ajudar muito mais a atingir os seus objetivos.
Indiferente de qual seja a religião, temos que concordar que Jesus foi um grande líder porque pensava nas pessoas, se preocupando em ajuda-las independente de quem fosse, é assim que novos líderes devem pensar e buscar servir os seus colegas de trabalho.
Você se identificou com a Liderança Servidora? Você é um Líder Servo?
Me conta aqui embaixo nos comentários…
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