
Management 3.0: Uma nova forma de Gestão!
Em 2010 foi publicado o livro “Management 3.0: Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders” do autor Jurgen Appelo, e que desde aquela época vem sendo um grande avanço na forma com que as organizações trabalham.
Desde que conhecemos a forma de trabalho atual passamos por diversas transformações sobre a maneira de como nós realizamos este trabalho, isso diz muito a respeito sobre os modelos de gestão realizados pelas lideranças.
Com o Management 1.0, uma das principais características é a hierarquia, no qual os líderes são responsáveis por toda a tomada de decisão e as pessoas são tratadas como máquinas, que apenas seguem ordens, não pensam e que precisam apenas ter suas necessidades fisiológicas atendidas.
Já com o Management 2.0 todos estão cientes que as pessoas são o ativo mais importante da organização, porém os gerentes continuam sendo mantidos com hierarquias e com uma liderança de comando e controle. Neste modelo começou a surgir práticas como o Lean Six Sigma, Teoria das Restrições, Gestão da Qualidade Total e muitas outras.
Com a chegada do Management 3.0 muitas coisas mudaram, apesar das pessoas permanecerem como o ponto mais importante da organização, mas novos processos, práticas e ferramentas vem surgindo de lá para cá.
A seguir irei te explicar um pouco do que é o Management 3.0, quais são os seus princípios e as suas visões e o que você pode fazer para aprender mais sobre as suas práticas e ferramentas.
O que é Management 3.0?
Conforme explicação do último workshop que participei sobre o tema, o Management 3.0 é um mindset formado por uma combinação de jogos, ferramentas e práticas para ajudar pessoas e times na gestão de uma organização, e que está em constante evolução com o objetivo de ter um melhor gerenciamento com menos gerentes, de forma que o sistema seja gerenciado e não as pessoas.
O mundo atual está cada vez mais complexo e está muito claro que a liderança realizada nas organizações vem passando por diversas transformações, as ferramentas e práticas do Management 3.0 são pontos chaves para estas mudanças.
A utilização de práticas como Kudo Cards, Moving Motivators, Feedback Wrap e Delegation Poker já são muito utilizadas por diversas organizações e algumas das quais eu indico para você que está começando agora.
Além disso, podemos considerar que o Management 3.0 tem 5 princípios:
- Engajar as pessoas e suas interações.
- Melhorar o sistema de trabalho.
- Ajudar a encantar todos os clientes.
- Gerenciar o Sistema, não as pessoas.
- Co-criar o trabalho.
Quais são as suas visões?
Segundo os próprios materiais de workshops ou no site do Management 3.0, existem 3 visões que a compõem:
1 – Energizar Pessoas: As pessoas são a parte mais importante de uma organização e os gerentes devem fazer de tudo que puderem para mantê-las ativas, criativas e motivadas.
2 – Empoderar Times: As equipes podem se auto organizar. Isso requer empoderamento, consentimento e confiança da gestão.
3 – Alinhar Restrições: A auto organização pode levar a qualquer coisa. Portanto, é necessário proteger as pessoas, compartilhar recursos, dar às pessoas um propósito claro e metas definidas.
4 – Desenvolver Competências: As equipes não podem alcançar seus objetivos se os membros da equipe não forem suficientemente capazes. Os gerentes devem, portanto, contribuir com o desenvolvimento de competências.
5 – Crescer a Estrutura: Muitas equipes operam em um contexto de uma organização complexa, assim, é importante considerar estruturas que favorecem a comunicação.
6 – Melhorar Tudo: Pessoas, equipes e organizações precisam melhorar continuamente para adiar o fracasso pelo maior tempo possível.
Para cada uma dessas visões existe várias práticas e ferramentas que você pode aplicar no dia a dia dentro da organização em que você trabalha, nos próximos textos irei trazer algumas delas para que você passe a aplicá-las.
Você ainda pode realizar algum dos treinamentos ou workshops realizados pela Agilers, eu realizei a jornada completa de Management 3.0 com eles neste mês de Junho e indico muito para você que já trabalha na área de gestão de projetos ou sonha em trabalhar.
E aí, você já conhece alguma prática de Management 3.0? Já aplica alguma com o seu time? Me conta aqui nos comentários 😉
Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.
3 comentários em “Management 3.0: Uma nova forma de Gestão!”