Propósito Transformador Massivo, sua organização tem?
Outro dia comentei aqui mesmo sobre Ikigai e sobre termos um propósito pessoal em nossas vidas, mas há tempos atrás falei sobre as Organizações Exponenciais e o Propósito Transformador Massivo, que é o que cada uma delas carregam para se tornarem grandes.
Desde que estudamos sobre administração básica, sabemos que toda empresa tem sua missão, seus valores e a sua visão, e que o conjunto disso tudo cria uma cultura dentro da organização, seja ela boa ou ruim.
Além destes três pontos que mencionei acima, uma organização exponencial tem um propósito, um motivo pelo qual ela existe e é este motivo que a faz ser grande e faz com que todas as pessoas queiram trabalhar nela ou melhor ainda, queiram comprar apenas os seus produtos.
Você já pensou no motivo pelo qual a Google existe? Pelo qual a Netflix ou a Uber existem?
O que é um Propósito Transformador Massivo?
Em 2014, Salim Ismail, Mike Malone e Yuri Van Geest lançaram o livro Organizações Exponenciais , no qual relatam a experiência das de 100 empresas que mais cresceram no mundo, quais foram os seus pontos em comum e o motivo pelo qual cresceram tanto.
No livro é mencionado o Propósito Transformador Massivo como uma declaração de objetivo da empresa e que representa um fator essencial na alavancagem organizacional.
O Propósito Transformador Massivo ou apenas PTM, ainda é destacado como um sentido simples e ambicioso que envolve um indivíduo ou grupo, como uma empresa, organização, comunidade ou movimento social.
Ao identificar um propósito de uma organização é necessário que alguns questionamentos incômodos sejam feitos e respondidos:
- Há sentido em viver para trabalhar?
- Existe algum propósito para dedicar ao menos um terço do seu tempo de vida a atividades aparentemente sem sentido?
- Elas te trazem felicidade?
Ter um propósito é basicamente entender o “porquê”, entender quais são os reais motivos pelo qual a organização existe e se realmente faz sentido ela continuar com o produto que produz ou se parte para algo totalmente novo.
Como criar um Propósito?
Em conjunto com um grupo de pessoas responsáveis por formar a identidade do seu negócio (fundadores, sócios, diretores ou funcionários mais antigos) será respondido as seguintes questões:
- O que eu e a empresa amamos fazer?
- O que o mundo precisa?
- O que podemos fazer e ser pago por isto?
- O que fazemos melhor?
Neste momento você relembrou de como criar o seu Ikigai, não é mesmo? Acredite ou não, o passo a passo para encontrar o propósito transformador massivo da sua organização é basicamente parecido com o encontro do seu propósito pessoa.
E vocês poderão seguir os seguintes passos:
- Todos irão responder individualmente a pergunta: “Qual o propósito desta empresa, qual a coisa mais incrível que esta organização pode fazer, que vale a pena nossa dedicação e o que podemos contribuir para o mundo?”
- Cada uma das pessoas irá escrever de forma resumida e clara o que conseguiu entender das respostas dos outros membros.
- Um das pessoas escreve em um quadro a frase de cada um dos membros para que todos consigam visualizar.
- Faça uma discussão entre todos os membros durante 20 a 40 minutos para definir qual frase será o propósito da organização, é possível utilizar uma das frases ou reescrever alguma das que mais gostaram.
- A frase final deverá ser:
- Inclusiva: de modo a incluir tudo que foi falado entre os membros.
- Memorável: fácil de lembrar.
- Sucinta: curta, com poucas palavras.
- Inspiradora: deve inspirar todos que trabalham na organização.
Após isto, todos os líderes da sua organização devem ser avisados sobre o novo propósito transformador massivo para que repassem aos seus colaboradores, este propósito deve ser lembrado diariamente entre eles.
Exemplos de PTM
Salim percebeu que as organizações exponenciais possuem alguns fatores em comum, sendo o propósito transformador massivo um deles. Podemos ver como exemplo o das organizações abaixo:
- Google – Organizar toda a informação do mundo.
- TED – Encontrar ideias que merecem ser espalhadas.
- B2Mamy – Tornar as mães líderes e livres economicamente.
- Singularity University – Impactar positivamente um bilhão de pessoas.
Quando uma organização possui um propósito ela inspira diversas pessoas a formarem uma comunidade com fãs e seguidores que irão acompanhar o seu trabalho no dia a dia.
Com isso a empresa poderá basear suas decisões e ações estratégicas em um propósito claro e inspirador, é assim que as organizações conseguem crescer cada vez mais rápido
E a empresa em que você trabalha, ela já possui um Propósito Transformador Massivo? Me conta aqui nos comentários…
Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.
1 comentários em “Propósito Transformador Massivo, sua organização tem?”