Os stakeholders são grupos de interesses que podem afetar ou serem afetados pelos objetivos de uma organização, sendo por projetos ou outros.

Stakeholders: Quem são e como se comunicam?

Quando falamos de Gestão de Projetos Tradicionais é muito comum ouvirmos sobre Stakeholders ou Partes Interessadas, mas será que sabemos realmente como identificar cada uma das pessoas envolvidas em nossos projetos?

É muito fácil gerenciar um projeto e colocar várias pessoas dentro de uma sala durante 2 horas e pelo menos uma vez por semana para passarmos um status report dos nossos projetos. Entretanto, você já parou para pensar se todas aquelas pessoas realmente deveriam estar ali?

Participamos de muitas reuniões durante a semana e acabamos não percebendo se a nossa presença é realmente importante ou se fomos chamados apenas para estarmos ciente sobre o assunto, o que acaba fazendo que gastemos muito tempo com ações que poderiam ser informadas via whatsapp ou e-mail.

Por conta de situações deste tipo você verá a seguir quem são os stakeholders, quais suas classificações, tipos e classes, para que nos próximos projetos que você seja responsável consiga envolver somente as pessoas necessárias.

Mas quem são os Stakeholders?

Os stakeholders são grupos de interesses ou parte interessada que podem afetar ou serem afetados pelos objetivos de uma organização, seus interesses podem ser em projetos, processos, resultados, negócios e podem até mesmo ser interesses de modo negativo ou positivo.

O termo stakeholder é muito utilizado em diversas áreas, sendo gestão de projetos, comunicação social, administração e arquitetura de software as principais, devido a quantidade de pessoal envolvidas nestes setores.

Além disso o termo foi conhecido e ampliado através do trabalho do filósofo Robert Edward Freeman em 1980, que acreditava que os stakeholders são elementos essenciais no planejamento estratégico de negócios.

É importante saber que quanto mais stakeholders estiverem envolvidos em seu projeto ou processo, mais importante isto será para a sua organização, então tome cuidado na hora de identificá-los e gerenciá-los.

Classificação dos Stakeholders

Quando queremos saber quem são os nossos stakeholders é muito comum identificarmos um público que não é o nosso e acreditarmos que podemos envolver essas pessoas no desenvolvimento dos nossos produtos.

Para que fique mais fácil, você pode classificar os stakeholders da seguinte forma:

Primários: São as partes interessadas envolvidas diretamente em transações econômicas do negócio, como por exemplo, acionistas, clientes, fornecedores, credores e funcionários da empresa.

Secundários: São as partes interessadas que embora não estejam envolvidas em trocas econômicas suas ações podem interferir indiretamente ao negócio, como por exemplo, o público em geral, comunidades, grupos ativistas, grupos de apoio às empresas e meios de comunicação.

Excluídos: São pessoas que não possuem nenhum impacto econômico no negócio, como por exemplo crianças ou um público totalmente desinteressado no seu produto ou serviço.

Assim você pode focar a comunicação do seu projeto somente com as pessoas necessárias para o sucesso do desenvolvimento do seu produto ou serviço.

Tipos de Stakeholders

No livro “Toward a Theory of Stakeholder: Identification and Salience” (Mitchel, Agle e Wood, 1997) é apresentado que a interferência dos stakeholders dentro de uma organização é feita através de três atributos: poder, legitimidade e urgência. Essa combinação gera sete tipos diferentes de stakeholders:

  • Adormecido: É a pessoa que pode impor uma decisão mas não faz qualquer tipo de ação, já que o seu poder não tem legitimidade ou urgência.
  • Arbitrário: É a pessoa que não tem nenhum poder de influência dentro da organização, apesar de ser receptivo e envolvido com a responsabilidade social corporativa.
  • Reivindicador: É a pessoa que não possui poder ou legitimidade em suas ações, mas é necessário monitorá-lo pois tem potencial para obter outros atributos.
  • Dominante: É a pessoa que tem poder e legitimidade dentro da organização e que ao mesmo tempo recebe muita atenção das demais pessoas.
  • Perigoso: É a pessoa que não possui nenhum tipo de poder, urgência ou legitimidade, mas que ao mesmo tempo é violento e coercitivo dentro da organização em busca de alcançar seus objetivos.
  • Dependente: É a pessoa que depende do poder de outra pessoa, mesmo tendo legitimidade e urgência só será levado em consideração quando tiver ajuda de outra pessoa.
  • Definitivo: É a pessoa que tem poder, legitimidade e que os gestores dão prioridade para as suas ações quando alega algo como urgente.

E ai, agora você já conseguiu reconhecer algum destes stakeholders dentro do seu ambiente de trabalho?

Classes de Stakeholders

Em 1991, Grant T. Savage publicou um artigo intitulado “Strategies for Assessing and Managing Organizational Stakeholders” no qual detalha que existem quatro classes de stakeholders.

Sendo a primeira classe os stakeholders dispostos a apoiar, que são as pessoas que não irão ameaçar em nada o seu projeto e que irão cooperar em qualquer momento ou situação, diferente dos stakeholders marginais que podem não ameaçar, mas em compensação não irão cooperar em nada.

Já a terceira classe são os stakeholders indispostos a cooperar, pessoas com alto potencial de ameaça e que dificilmente irão cooperar em algo, enquanto os stakeholders ambíguos também possuem alto potencial de ameaça e que podem cooperar em alto nível.

Tenho absoluta certeza que você já viu os mais diversos tipos, classes e classificações de stakeholders e que sabe muito bem como eles agem no dia a dia e como lidar com eles, o texto que trouxe hoje é para que você tenha uma nova visão sobre cada um deles e saiba diferenciá-los assim que estiver trabalhando com eles.

Nos próximos textos sobre este assunto irei te mostrar como você pode mapear e identificar cada um dos stakeholders dentro de um projeto, assim como você irá gerenciá-los para alcançar o sucesso planejado.

Mas me diz ai, você é um stakeholder ou já atuou como um dentro de um projeto? Me conta aqui nos comentários. 😉

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Os stakeholders são grupos de interesses que podem afetar ou serem afetados pelos objetivos de uma organização, sendo por projetos ou outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *