Funil de Vendas e a Jornada do Cliente
Você já viu eu falando aqui sobre a Jornada do Cliente e sobre como ele pode encontrar o seu produto, mas dessa vez irei te apresentar uma ferramenta para utilizar em conjunto: o Funil de Vendas.
Apesar de ser uma ferramenta de Marketing e Vendas, o funil de vendas tem cada vez mais se destacado em setores responsáveis por criação de produtos, já que estes profissionais devem entender como as pessoas vão conhecer o produto que está sendo criado.
A seguir irei te mostrar o que é um funil de vendas, para que ele serve e quais são as suas etapas, além de mostrar a comparação desta ferramenta com a jornada de compra do cliente.
O que é um Funil de Vendas?
O funil de vendas é uma estrutura estratégica responsável por realizar o acompanhamento e a condução da jornada do cliente, iniciando no momento de descoberta da marca pelo cliente até a realização da compra do produto que sua empresa está oferecendo.
Em resumo, podemos dizer que o funil de vendas é uma representação visual de todo o caminho que um cliente vai percorrer desde o momento que conhece o seu produto até que ele feche a compra, podendo passar por várias etapas durante este processo.
Acompanhar os seus clientes e como eles chegam até o seu produto é muito importante e o funil de vendas é uma das principais ferramentas para que você análise este processo e proponha melhorias.
Com essa ferramenta você passa a ter um objetivo muito claro: atrair, encantar, vender e fidelizar clientes. Além de ter conhecimento de toda a jornada do seu cliente sua empresa irá começar a entregar muito mais valor e mostrar para todos o porquê o seu produto é ideal para eles.
Sem contar que um bom funil de vendas pode trazer alguns benefícios para a sua organização:
- Previsibilidade de resultados financeiros.
- Maior produtividade da equipe de Marketing e Vendas.
- Otimização da gestão de produtos.
- Melhor aproveitamento de novas oportunidades.
- Respostas para o desenvolvimento de produtos.
Etapas dentro de um Funil
- Topo do Funil | Aprendizado e Descoberta: As pessoas descobrem que possuem uma possível necessidade ou problema que precisa ser resolvido, o papel da sua empresa é apresentar conteúdos para despertar a curiosidade delas para que comprem o seu produto ou até mesmo utilizarem versões gratuitas dele.
- Meio do Funil | Reconhecimento do Problema: Após descobrir o seu produto e uma possível necessidade de ter ele, as pessoas entendem e reconhecem que precisam de uma solução para este problema que você apresentou, neste momento o papel da sua empresa é convence-lo de comprar de você e não do seu concorrente.
- Fundo do Funil | Decisão de Compra: As pessoas que chegam nesta etapa do seu funil de vendas são as pessoas que estão mais dispostas a realizar a compra do seu produto, o papel da sua empresa é apresentar uma boa oportunidade (oferta) para que essas pessoas comprem o produto e se tornem clientes.
É muito importante se lembrar que dependendo o modelo do seu produto pode existir uma quarta etapa, o pós-vendas, no qual o papel da sua empresa será o de fidelizar estes novos clientes e transformá-lo em um influenciador da marca para que novos clientes surjam sem nenhum tipo de custo adicional.
Funil de Vendas x Jornada do Cliente
Por mais que pareça a mesma coisa, preciso distinguir a diferença entre funil de vendas e a jornada do cliente: enquanto o funil de vendas é um método para acompanhar uma referência para as equipes de marketing e vendas, a jornada do cliente é o processo de compra em si.
Para ficar mais fácil, pense que no funil de vendas vai até o momento em que a pessoa decide realizar a compra do produto, já a jornada do cliente pode ter fluxos onde as pessoas podem decidir não comprar o produto ou até deixar de ser o seu cliente.
Você deve ter percebido que quando comentei sobre as etapas do funil eu coloquei alguns termos em cada uma dessas etapas, isso porque estes termos representam as etapas de uma jornada de compra do cliente:
- Aprendizado e Descoberta.
- Reconhecimento do Problema.
- Decisão de Compra.
Essa jornada tem como objetivo representar todos os passos que as pessoas vão percorrer até a aquisição de um determinado produto, conhecer esses passos, os principais gargalos e o que está funcionando é fundamental para planejar como será o seu produto.
Lembre-se que o funil de vendas é uma ferramenta que dará suporte a jornada de compra do seu cliente, sendo estruturada com base no seu negócio, produto ou serviço, permitindo que sua empresa seja ágil e assertiva durante as etapas de vendas.
E aí, você acha que é possível utilizar o funil de vendas em conjunto com a jornada do seu cliente? Me conta aqui nos comentários 😉
Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.