PDCA: O que é e como funciona? Vale a pena?
Uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo, o PDCA surgiu na década de 20 nos Estados Unidos, e foi criado pelo estatístico Walter Andrew Shewhart, sendo que inicialmente era composto apenas por três passos repetidos continuamente, sendo eles especificação, produção e inspeção.
Já em 1951, William Edwards Deming acreditava que era necessário a inserção de mais um passo, reprojetar, nascendo assim a famosa Roda de Deming.
Após diversos anos de evolução o PDCA se tornou o que conhecemos hoje, uma ferramenta com base na repetição e que é aplicada sucessivamente de forma a buscar melhoria contínua.
O foco principal da ferramenta é a agilidade nos processos de gestão, com o objetivo de torna-los mais claros, objetivos e eficazes. O PDCA possui várias vantagens para as empresas, mas quero ressaltar aqui 4 delas: eficiência nos processos, redução de custos, otimização de tempo e comprometimento das equipes.
Quais são as etapas do PDCA?
- P (Plan) – Planejar: Nesta etapa será realizado o planejamento das atividades que deverão ser executadas para solucionar o problema que está ocorrendo. Outras ferramentas como 5 Porquês, Diagrama de Ishikawa e/ou 5W2H podem ser utilizados nesta etapa.
- D (Do) – Executar: É nesta etapa onde as pessoas envolvidas irão executar as atividades conforme foi planejado na etapa anterior.
- C (Check) – Verificar: Nesta etapa será avaliado tudo o que foi executado na etapa anterior, identificando o que deu certo e o que deu errado, é importante validar e medir os pontos positivos e negativos na execução do plano.
- A (Act) – Agir: Está relacionada com o resultado obtido e observado nas etapas anteriores, aqui devemos identificar se os resultados foram esperados e quais ações iremos tomar para reiniciar o ciclo novamente.
Em breve irei trazer para vocês detalhadamente em um tutorial como trabalhar em cada uma dessas etapas e como funcionam as ferramentas complementares.
Algumas variações do PDCA também foram criadas ao longo do tempo, as mais famosas são PDCL (substituição do Act por Learn) e o PDSA (substituição do Check por Study) e que irei trazer para vocês em outro texto como funciona cada um deles.
Mas lembre-se disto, o PDCA deve ser utilizado em vários casos, mas principalmente quando sua organização está buscando por melhoria de processos, tratativas de não conformidades, desenvolvimento de novos produtos e implantação de padrões.
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