Business Analytics: Essencial para sua Organização?
Estamos vivendo na Era dos Dados e um assunto que é muito importante dentro das organizações nos dias atuais é o Business Analytics. Mas você sabe o que realmente é? Quais os tipos de análises existentes? As práticas e ferramentas?
O que poucos contam é a história de como surgiu a análise de negócios, no qual muitos acreditam fazer parte da história recente da sociedade. Mas a verdade é que este tipo de análise já tem sido utilizada desde o final do século XIX com Frederick Winslow Taylor e Henry Ford, com Ford realizando medições de tempo a cada componente em sua linha de montagem.
Com a evolução dos computadores e o aumento de ferramentas focadas ao suporte á tomada de decisão, principalmente os que utilizam softwares com grandes capacidades de armazenamento de dados, como os data warehouses, fizeram com que o Business Analytics ganhasse destaque no mercado.
Esse avanço de tecnologia trouxe ao mundo um nível de análise totalmente novo e com infinitas possibilidades.
Mas… O que é Business Analytics?
Business Analytics ou Análise de Negócios é uma sequência de habilidades, tecnologias e práticas para a exploração e investigação iterativa contínua do desempenho dos negócios para obter insights e na condução do planejamento das ações necessárias.
Diferente da Inteligência de Negócios que se concentra em responder questões como “O que aconteceu?”, a Análise de Negócios se concentra na previsão das informações através de métodos estatísticos, respondendo questões como “O que acontecerá a seguir?” e “Quais os resultados que podem acontecer?”.
Um dos principais objetivos do Business Analytics é o fornecimento de informações sobre o porque as coisas aconteceram e sugerir quais os próximos passos a organização deve seguir, é importante interpretar os dados para ter as respostas e não apenas entender o cenário, como em outros tipos de análises.
Suas características são velocidade, otimização e entrega de resultados práticos, sendo que através das ferramentas de Business Analytics irão surgir relatórios qualitativos e quantitativos, além de diversas explorações que podem ser realizadas.
Para realizar uma análise efetiva de negócios, existem 4 tipos de análises que podemos realizar:
- Análise de Decisão: Que apoia as decisões humanas com análise visual que o usuário modela para refletir o seu raciocínio.
- Análise Descritiva: Que obtém insights de dados históricos através de relatórios e dashboards.
- Análise Preditiva: Que emprega a modelagem preditiva através de técnicas estatísticas e de aprendizado de máquina.
- Análise Prescritiva: Que recomenda decisões através da utilização de simulações e otimizações de dados.
É muito importante que um analista de negócios saiba como funciona cada uma dessas análises pois no dia a dia irá surgir diversas situações e para cada uma delas é um tipo de análise que ele deverá utilizar.
Existem diversos benefícios na implantação de práticas e ferramentas de business analytics, além da principal vantagem que é o custo-benefício , posso citar outras como: avaliação da concorrência, avaliação do histórico da empresa, confiabilidade das informações, melhoria na organização de processos, redução de erros e falhas e muitos outros.
As 7 Etapas Estratégicas
- Levantamento e definição das necessidades do negócio: Nesta etapa é necessário entender o problema que a empresa busca solucionar, questões como “Que dados estão disponíveis?”, “Como podemos usá-los?” e “Temos dados suficientes?” devem ser respondidos.
- Exploração dos dados macros: Já nesta etapa irá envolver ferramentas específicas para realizar a limpeza dos dados, fazendo cálculos para dados perdidos, removendo outliers e transformando combinações de variáveis. O responsável irá criar diversas visualizações estatísticas descritivas (média, desvio padrão, intervalo, modo, mediana) para obter uma compreensão básica dos dados, procurando padrões gerais e insights acionáveis que possam ser obtidos para atingir a meta de negócios.
- Análise dos dados: Será utilizado métodos de análise estatística, como correlação e teste de hipóteses para encontrar todos os fatores relacionados e até mesmo executar análises de regressão simples para ver se previsões simples podem ser feitas.
- Previsão do que é provável que aconteça: Nesta etapa o responsável irá modelar os dados usando técnicas preditivas que incluem árvores de decisão, redes neurais e regressão logística para revelar insights e padrões que destacam relacionamentos e evidências ocultas das variáveis mais influentes.
- Busca da melhor solução: Será aplicado os coeficientes e resultados do modelo preditivo para executar cenários hipotéticos, utilizando metas definidas para determinar a melhor solução, com restrições e limitações fornecidas.
- Tomada de decisão e mensuração do resultado: A tomada de decisão será tomada com base nos insights derivado do modelo e das metas organizacionais, essa ação tomada será medida após período preestabelecido.
- Atualização do sistema com os resultados da decisão: Nesta última etapa informações como “Foi a decisão e ação efetiva?”, “Qual foi o retorno do investimento?” são carregadas no seu sistema, resultando em um banco de dados em evolução continuamente atualizado com a obtenção de novos insights e conhecimentos.
Principais Ferramentas
Para passar pelas 7 etapas estratégicas é possível utilizar várias ferramentas de mercado ou construir suas próprias ferramentas internas, mas sempre tendo em mente que elas serão baseadas em ferramentas de visualização de dados, plataformas de análise de autoatendimento, ferramentas de análise estatística e plataformas de big data.
O mundo dos dados é enorme e algo que eu tenho muito gosto de trabalhar e escrever sobre, até porque eu não sei se você sabe eu sou especialista em Ciência de Dados pelo Mackenzie, então este é um tema que você ainda vai ver muito por aqui!
Me conta aqui nos comentários se você já trabalha com Business Analytics ou sonha em trabalhar.