Gestão Centralizada x Descentralizada, qual escolher?

Existem diversos modelos de gestão organizacional e frequentemente confundimos os modelos ou até mesmo não sabemos qual é o tipo de gestão utilizado naquela empresa dos nossos sonhos. Com isto, hoje vou te apresentar dois modelos, a gestão centralizada e a gestão descentralizada.

Em outro texto já havia falado sobre a Holocracia, agora você irá aprender sobre dois novos modelos de gestão.

É muito importante saber o modelo de gestão utilizado dentro da organização em que vamos trabalhar por diversos motivos, com ela é possível saber como a comunicação é feita, como é a sua cultura organizacional e diversos outros temas.

Em resumo a gestão centralizada é um modelo em que a tomada de decisões está no topo hierárquico de uma organização, através dos cargos mais altos dentro dela, como diretores e executivos.

Tem por definição a concentração de poder gerencial e maior controle das decisões e procedimentos, mas vai além de quem decide ou não, envolve toda a vertente cultural da empresa, passando pela relação entre gestores e funcionários até nas formas de execução das tarefas do cotidiano.

Já a gestão descentralizada é um modelo onde todos os envolvidos participam das soluções dos problemas, desde a detecção do problema até as tomadas de decisões, que podem ou não proporcionar melhorias para a empresa.

Mesmo havendo hierarquias dentro deste modelo, não existe autoritarismo ou submissão aos funcionários como impostas no modelo centralizado, desta forma o ambiente é muito mais criativo e assertivo.

Mas cuidado, optar por uma ou outra depende de diversos fatores, desde a cultura da organização, seus valores e até mesmo o seu envolvimento com os clientes e fornecedores.

Quais as vantagens e desvantagens da Gestão Centralizada?

Diferente do que muitos imaginam, é possível sim encontrar vantagens em uma gestão centralizada, algumas delas como:

  • Maior controle organizacional.
  • Eficiência na comunicação vertical.
  • Melhor acesso as informações relevantes.
  • Maior facilidade de avaliar decisões tomadas.
  • Menos redundância de tarefas e desperdícios.

Como também existe algumas desvantagens em utiliza-la:

  • Tomada de decisão demorada ou longe da área envolvida no problema.
  • Alta dependência de uma base gerencial ou cúpula administrativa.
  • Desestimulo do exercício criativo entre as equipes.
  • Ineficiência da utilização de recursos.
  • Dificuldade em avaliação dos líderes.

Podemos ver que dependendo a cultura da organização e das pessoas que estão trabalhando nela, a gestão centralizada pode funcionar perfeitamente, mas também pode arruinar toda a empresa.

Quais as vantagens e desvantagens da Gestão Descentralizada?

Já para a gestão descentralizada temos vantagens completamente diferentes, no qual para alguns é um sonho de consumo e que para pessoas mais tradicionais é algo horrível de se acontecer, são elas:

  • Maior autonomia para os colaboradores.
  • Agilidade na tomada de decisão frente a grandes problemas.
  • Possibilita maior criatividade para resolução de problemas.
  • Otimização do tempo para a realização de tarefas.
  • Utilização de conhecimentos específicos e diminuição de turnover.

Como nem tudo são flores, a gestão descentralizada também tem algumas desvantagens:

  • Possibilidade de desperdício durante as tarefas.
  • Dificuldade na avaliação de processos e responsabilidades.
  • Comunicação menos eficiente.
  • Dificuldade em localizar responsáveis.
  • Dificuldade de controle das tarefas em execução.

A gestão centralizada e a gestão descentralizada possuem vários pontos a se pensar em qual utilizar antes de realizar qualquer tipo de mudança organizacional. Caso você queira ir para a descentralizada, será que sua empresa está pronta para isto?

Existem várias perguntas que você pode fazer para descobrir se é necessário ou não a mudança do modelo de gestão, ou caso esteja abrindo uma empresa agora com qual modelo de gestão você deve utilizar.

Minha dica é fazer pesquisas de como funciona cada uma e todos os outros modelos, conversar com os seus colaboradores a melhor solução para a sua gestão e até mesmo fazer experimentos com modelos diferentes por determinado período de tempo para descobrir qual é o melhor para a sua organização.

Caso opte a passar por um processo de mudança dentro da sua organização, sugiro que aprenda o que é Gestão de Mudanças e quais são os 8 passos do Modelo de Kotter.

E ai você gostou de aprender sobre mais dois modelos de gestão? Existem alguns outros, se você quiser aprender sobre eles também me avisa aqui nos comentários.

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Frequentemente não sabemos o tipo de gestão na empresa dos nossos sonhos, hoje vou te mostrar a gestão centralizada e a descentralizada.

2 comentários em “Gestão Centralizada x Descentralizada, qual escolher?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *