Inteligência de mercado é uma estratégia que consiste em técnicas de coleta e monitoramento de dados da organização para obter insights.

Como a Inteligência de Mercado ajuda uma Organização?

Quando falamos de trabalhar em grandes organizações, é bem comum que elas possuam áreas de inteligência de mercado para tratar de assuntos externos e dar suporte para as áreas de negócios. Você sabe como isso funciona?

Estou a um bom tempo trazendo textos sobre gestão de projetos, equipes ou processos e ferramentas, o conteúdo de hoje não deixa de ser sobre processos, mas vamos se aprofundar cada vez mais no mundo dos negócios.

A inteligência de mercado provavelmente seja um dos conceitos mais importantes do mundo atual para as empresas que buscam se posicionar melhor no mercado, no qual é utilizado estratégias baseadas em análises de dados com o objetivo de trazer mais conhecimento para as organizações.

Antes de uma organização investir em novos produtos ou mercados é importante que ela invista em estratégias de inteligência de mercado e para que isto ocorra é necessário que ela entenda realmente o que a inteligência de mercado é, quais os seus benefícios, quais ferramentas aplicar e as melhores estratégias.

O que é Inteligência de Mercado?

A inteligência de mercado é uma estratégia que consiste em técnicas de coleta, análise e monitoramento de dados e informações referentes a organização para obter insights importantes.

As informações podem ser sobre o relacionamento com os clientes, tendências do mercado, comportamentos do público-alvo, atividades dos concorrentes e diversas outras informações que a sua empresa entenda que são necessárias.

Essas estratégias tem como objetivo entender o que acontece do lado de fora da organização para aumentar sua competitividade no mercado, as análises que são realizadas contribuem para uma tomada de decisão assertiva e otimiza os resultados das estratégias que foram implementadas.

Uma organização deve encontrar maneiras de reunir estes dados para analisá-los e convertê-los em inteligência para apoiar essas decisões.

Para obter essas informações é necessário que a organização invista em ferramentas e softwares que são capazes de capturar as informações relevantes, sendo algumas delas como o Google ADS ou o Facebook Audience Insights.

Principais Vantagens para a Organização

Dentre as várias vantagens que existem ao implementar a inteligência de mercado dentro da sua organização, posso destacar algumas delas:

  • Entender o comportamento do consumidor.
  • Identificar possíveis problemas de negócios.
  • Possibilitar conhecer melhor o mercado de atuação.
  • Melhor entendimento sobre a percepção da sua marca.
  • Identificar novas oportunidades de negócios.
  • Avaliar se os preços estão coerentes com o mercado.
  • Identificar diferenciais do seu produto.
  • Acompanhar o crescimento dos seus concorrentes.

Aplicando a Inteligência de Mercado na Prática

1) Definindo os Indicadores de Desempenho: É necessário definir os principais indicadores de desempenho fundamentais para os processos da organização, já que eles serão utilizados nas etapas seguintes e importantes para entender quais dados devem ser coletados.

2) Escolhendo as Ferramentas: Após escolher os indicadores é a hora de selecionar quais serão as ferramentas que a organização irá utilizar para a coleta e análise dos dados, estas ferramentas podem ser pagas ou gratuitas conforme a necessidade da empresa.

3) Cuidando da Qualidade dos Dados: Quando a organização começa a realizar o levantamento das informações alguns dados serão duplicados ou inconsistentes, para isto será necessário realizar processos de tratamento dos dados. Muitas das ferramentas escolhidas na etapa anterior já realizam esta tarefa.

4) Interpretando os Dados: Com as informações tratadas será a hora de analisar os indicadores que foram criados e disponibilizados. É importante que os números não sejam observados sozinhos, outras informações são necessárias para analisar todos os cenários possíveis para determinar se a organização está no caminho certo.

5) Planejando os Próximos Passos: Com as análises obtidas será a vez de criar planos de ação para os problemas que foram encontrados através dos dados. Podem surgir ações como correções de erros de estratégias anteriores, revisão de metas e objetivos, planejamento de ações de marketing ou criação de novos processos.

Conforme você percebeu, a inteligência de mercado é muito importante para a organização e apesar da sua implementação ser simples, ela pode ter um custo elevado já que pode ser escolhido ferramentas pagas e os especialistas em dados possuem altos salários.

Por isso que nos próximos textos sobre o tema irei escrever mais sobre as práticas que podemos realizar para a coleta e análise de informações, bem como trazer tutoriais sobre como utilizar estas ferramentas.

E ai o que você achou da inteligência de mercado? Sua organização já realiza essas técnicas? Me conta aqui nos comentários como é a maneira de coleta destes dados e quais ferramentas utilizam.

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Inteligência de mercado é uma estratégia que consiste em técnicas de coleta e monitoramento de dados da organização para obter insights.

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