Storytelling é a habilidade de desenvolver e adaptar histórias usando elementos específicos para transmitir mensagens de forma inesquecível.

Storytelling: Melhorando sua História de Usuário

Em muitos dos artigos que vocês lerão aqui irão perceber que falaremos sobre gestão de projetos, produtos ou tecnologia, mas venho tentando trazer sempre algo novo no seu dia a dia, como a storytelling.

Fora do setor da Tecnologia e principalmente em empresas que atuam com Marketing e Publicidade, é bem comum ouvir falar sobre este ou outros termos parecidos, até porque a narração de história faz parte da estratégia de muitos negócios.

No texto a seguir vou te apresentar o que é storytelling, quais são os seus elementos e quais benefícios introduzir ele ao seu negócio ou na suas histórias de usuário irão te trazer.

O que é Storytelling?

A storytelling é a habilidade de desenvolver e adaptar histórias utilizando elementos específicos além das palavras comuns, como recursos audiovisuais, para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.

Apenas para traduzir de forma literal o que é storytelling:

  • Story: é a história ou mensagem que será transmitida.
  • Telling: é a maneira pelo qual o conteúdo será apresentado.

Em resumo, podemos dizer que ela é uma técnica de contar histórias em eventos com começo, meio e fim, sendo uma técnica que pode te ajudar a promover o seu negócio e até mesmo vender os seus serviços e produtos de forma indireta.

Caso você ainda não percebeu, a storytelling é utilizada com frequência na televisão, principalmente em comerciais e novelas, onde é utilizado para reter a atenção do público para aquilo que está sendo apresentado.

Muitas produtoras utilizam técnicas de storytelling a longo prazo para que no futuro estas pessoas passem a adquirir algum produto.

Elementos da Storytelling

Embora não seja tão simples assim seguir um guia de storytelling, existe alguns elementos em que você pode se basear para criar as suas histórias, principalmente quando forem no formato de narrativas:

  1. Mensagem: É a primeira parte do storytelling, ou seja, são os textos e histórias que serão transmitidas para um público específico, são os conteúdos que marcam como a mensagem será reproduzida e lembrada por todos.
  2. Ambiente: É o local onde a história ou os eventos que acontecem durante dela existem, caso ele esteja bem descrito ou seja um local importante para o seu público irá facilitar muito no engajamento deles durante a jornada.
  3. Personagem: É a persona que percorre toda a jornada da sua história, passando por uma transformação com o objetivo de transmitir a mensagem que você tanto deseja, nesta transformação ele deve superar o próximo elemento, o conflito.
  4. Conflito: É o desafio que motiva o personagem a percorrer toda a sua jornada, geralmente é uma história romantizada, onde pode despertar emoções e gerar identificação com o público alvo.

Benefícios de Implantar no seu Negócio

Existem milhares de benefícios que utilizar o storytelling pode trazer ao seu negócio, a partir do momento que você melhora a mensagem do conteúdo dos seus textos, vídeos e até mesmo fotos terá um grande aumento de engajamento nas suas redes sociais.

Por mais que este tipo de engajamento através de visualizações e curtidas não é significado de venda, pode significar que você está no caminho certo e pode ir testando qual a melhor maneira de contar sua história ou a do seu produto.

A consequência de testar por várias vezes o formato que você deve seguir, te ajudará a encontrar uma maneira mais simples, objetiva e pode fazer muito mais sucesso, chegando até mesmo em resultados de vendas.

Ficou fácil né? Percebemos quatro benefícios muito importantes que a storytelling podem nos ajudar no dia a dia: levar o público em uma jornada, gerar um identificação, despertar emoções e seduzir clientes com facilidade.

Mas um outro ponto importante que quero comentar com você é a possibilidade de melhorar a qualidade das histórias de usuário, já que em vez da jornada do cliente podemos focar na jornada do usuário dentro do nosso produto e assim prever tudo o que podemos considerar.

Dessa forma todos os passos que o usuário realizar dentro do seu produto pode conter uma história que gere identificação e emoções, principalmente se for um produto que ele relembre a sua infância.

E aí, você já utilizou alguma técnica de storytelling? Me conta aqui nos comentários 😉

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Storytelling é a habilidade de desenvolver e adaptar histórias usando elementos específicos para transmitir mensagens de forma inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *