Resumindo, o roadmap é um documento estratégico que ser para o controle e monitoramento do desenvolvimento do seu produto.

Roadmap de Produto, por que devemos ter um?

Para nós que trabalhamos com a criação de novos produtos é muito importante entender quais os trabalhos são realizados antes do seu desenvolvimento, sendo assim hoje vou apresentar para vocês o que é e para que serve um Roadmap de Produto.

Quem atua diretamente na criação do produto do início ao fim (Product Owner ou Product Manager, por exemplo) conhece perfeitamente e trabalha diariamente na criação ou manutenção do roadmap dos seus produtos, já aqueles que entram direto na fase de desenvolvimento pode não entender realmente como funcionar e pensar que é apenas uma ferramenta de gestão de produtos.

A importância de um roadmap bem feito é tão grande que ele pode levar o projeto a ter bons frutos financeiros ou ser uma catástrofe e fazer com que a organização perca muito dinheiro e tempo.

Você irá perceber que a seguir irei detalhar o que é um roadmap, para que ele serve e ainda vou te mostrar os 8 principais passos para a criação de um, espero poder te ajudar na sua jornada.

O que é e para que serve?

É um recurso visual de alto nível que mapeia a visão, evolução e direção do seu produto ao longo do tempo. Ele comunica o PORQUE e O QUE está por trás da sua criação, além de ser útil para os seus times planejarem sua tarefas e executaram conforme previsto.

Resumindo, o roadmap é um documento estratégico que ser para o controle e monitoramento do desenvolvimento do seu produto.

Ele pode ter vários objetivos, mas os principais são:

  • Descrever a visão e a estratégia.
  • Fornecer um documento de orientação para a execução das tarefas.
  • Alinhamento interno.
  • Facilitar a discussão e planejamento de todos os cenários.
  • Ajudar na comunicação com os seus clientes.

Perceba que um roadmap não é focado apenas para a área de tecnologia, podemos utiliza-lo para o desenvolvimento de produto de qualquer outra área, como uma ação nova do time de Marketing.

Resumindo, o roadmap é um documento estratégico que ser para o controle e monitoramento do desenvolvimento do seu produto.
Exemplo de Roadmap de Produto da Advent CO.

Passo a passo para criar o seu Roadmap

Você vai encontrar várias formas de como criar o seu próprio Roadmap de Produto, mas vou te mostrar os 8 passos mais utilizados para a criação de um:

  1. Definir os objetivos estratégicos da sua organização É importante saber onde a sua empresa quer chegar nos próximos anos, pois as características do roadmap do seu produto podem variar conforme o ciclo de vida da organização.
  2. Descobrir quais os problemas que seus clientes possuem Realize pesquisas e entrevistas com os seus clientes de modo que você possa descobrir os principais problemas que eles estão enfrentando atualmente.
  3. Criar uma visão do produto – A visão do produto é tudo aquilo que ele deve fazer para atender as necessidades do cliente quando estiver pronto. Uma técnica legal para ser utilizada neste passo é o É/Não É, Faz/Não.
  4. Definir o tempo e os recursos necessários – Reúna todos os responsáveis pelo projeto de criação do produto para fazer uma estimativa de tempo e custos, isso é importante pois pode acontecer de vocês chegarem a conclusão de que o projeto é economicamente inviável.
  5. Validar a ideia inicial – Realize a criação de um Protótipo ou um MVP para validar se a ideia inicial do seu produto realmente irá solucionar o problema do seu cliente.
  6. Criar a lista de possíveis funcionalidades – Agora que sua ideia inicial é viável, comece a listar todas as funcionalidades que o seu cliente possa querer, garanta que todas funcionalidades estejam presentes na lista. Não tenha medo de extrapolar nas suas ideias.
  7. Definir quais funcionalidades serão priorizadas – Com a sua lista pronta, é hora de definir quais são as funcionalidades que irão agregar mais valor ao negócio do seu cliente, a partir disto o seu time irá desenvolve-las de forma incremental. Esta lista de priorização pode ser alterada a qualquer momento em conjunto com o seu time de desenvolvimento.
  8. Revisar periodicamente o Roadmap – Conforme o feedback dos seus clientes e as mudanças de cenários é necessário realizar a revisão do seu roadmap, de forma que consiga identificar funcionalidades que não estão funcionando ou não agregaram valor e os objetivos não atingidos.

Como você pode ver são passos simples que você já pode começar a incorporar no dia a dia da sua organização, pode até mesmo implantar aos poucos até que a maturidade do seu time seja boa o suficiente para trabalhar com todos os passos.

Também é importante saber que mesmo depois de lançado a primeira versão do seu produto no mercado o seu roadmap pode prever novas funcionalidades, então você pode reiniciar este ciclo com o objetivo de agregar mais valor ainda ao seu cliente.

E ai o que você achou sobre o Roadmap de Produto? Me conta aqui nos comentários se você quer que eu traga agora o passo a passo prático de como criar um roadmap dentro de uma ferramenta.

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Resumindo, o roadmap é um documento estratégico que ser para o controle e monitoramento do desenvolvimento do seu produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *