Roadmap de Produto, por que devemos ter um?
Para nós que trabalhamos com a criação de novos produtos é muito importante entender quais os trabalhos são realizados antes do seu desenvolvimento, sendo assim hoje vou apresentar para vocês o que é e para que serve um Roadmap de Produto.
Quem atua diretamente na criação do produto do início ao fim (Product Owner ou Product Manager, por exemplo) conhece perfeitamente e trabalha diariamente na criação ou manutenção do roadmap dos seus produtos, já aqueles que entram direto na fase de desenvolvimento pode não entender realmente como funcionar e pensar que é apenas uma ferramenta de gestão de produtos.
A importância de um roadmap bem feito é tão grande que ele pode levar o projeto a ter bons frutos financeiros ou ser uma catástrofe e fazer com que a organização perca muito dinheiro e tempo.
Você irá perceber que a seguir irei detalhar o que é um roadmap, para que ele serve e ainda vou te mostrar os 8 principais passos para a criação de um, espero poder te ajudar na sua jornada.
O que é e para que serve?
É um recurso visual de alto nível que mapeia a visão, evolução e direção do seu produto ao longo do tempo. Ele comunica o PORQUE e O QUE está por trás da sua criação, além de ser útil para os seus times planejarem sua tarefas e executaram conforme previsto.
Resumindo, o roadmap é um documento estratégico que ser para o controle e monitoramento do desenvolvimento do seu produto.
Ele pode ter vários objetivos, mas os principais são:
- Descrever a visão e a estratégia.
- Fornecer um documento de orientação para a execução das tarefas.
- Alinhamento interno.
- Facilitar a discussão e planejamento de todos os cenários.
- Ajudar na comunicação com os seus clientes.
Perceba que um roadmap não é focado apenas para a área de tecnologia, podemos utiliza-lo para o desenvolvimento de produto de qualquer outra área, como uma ação nova do time de Marketing.
Passo a passo para criar o seu Roadmap
Você vai encontrar várias formas de como criar o seu próprio Roadmap de Produto, mas vou te mostrar os 8 passos mais utilizados para a criação de um:
- Definir os objetivos estratégicos da sua organização – É importante saber onde a sua empresa quer chegar nos próximos anos, pois as características do roadmap do seu produto podem variar conforme o ciclo de vida da organização.
- Descobrir quais os problemas que seus clientes possuem – Realize pesquisas e entrevistas com os seus clientes de modo que você possa descobrir os principais problemas que eles estão enfrentando atualmente.
- Criar uma visão do produto – A visão do produto é tudo aquilo que ele deve fazer para atender as necessidades do cliente quando estiver pronto. Uma técnica legal para ser utilizada neste passo é o É/Não É, Faz/Não.
- Definir o tempo e os recursos necessários – Reúna todos os responsáveis pelo projeto de criação do produto para fazer uma estimativa de tempo e custos, isso é importante pois pode acontecer de vocês chegarem a conclusão de que o projeto é economicamente inviável.
- Validar a ideia inicial – Realize a criação de um Protótipo ou um MVP para validar se a ideia inicial do seu produto realmente irá solucionar o problema do seu cliente.
- Criar a lista de possíveis funcionalidades – Agora que sua ideia inicial é viável, comece a listar todas as funcionalidades que o seu cliente possa querer, garanta que todas funcionalidades estejam presentes na lista. Não tenha medo de extrapolar nas suas ideias.
- Definir quais funcionalidades serão priorizadas – Com a sua lista pronta, é hora de definir quais são as funcionalidades que irão agregar mais valor ao negócio do seu cliente, a partir disto o seu time irá desenvolve-las de forma incremental. Esta lista de priorização pode ser alterada a qualquer momento em conjunto com o seu time de desenvolvimento.
- Revisar periodicamente o Roadmap – Conforme o feedback dos seus clientes e as mudanças de cenários é necessário realizar a revisão do seu roadmap, de forma que consiga identificar funcionalidades que não estão funcionando ou não agregaram valor e os objetivos não atingidos.
Como você pode ver são passos simples que você já pode começar a incorporar no dia a dia da sua organização, pode até mesmo implantar aos poucos até que a maturidade do seu time seja boa o suficiente para trabalhar com todos os passos.
Também é importante saber que mesmo depois de lançado a primeira versão do seu produto no mercado o seu roadmap pode prever novas funcionalidades, então você pode reiniciar este ciclo com o objetivo de agregar mais valor ainda ao seu cliente.
E ai o que você achou sobre o Roadmap de Produto? Me conta aqui nos comentários se você quer que eu traga agora o passo a passo prático de como criar um roadmap dentro de uma ferramenta.
Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.