Organizações Exponenciais: Por que elas crescem 10x mais?

Um dos termos mais recentes que se nos foi apresentado, as Organizações Exponenciais foram introduzidas em 2014 por Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Van Geest no livro que tem o mesmo nome.

Segundo eles, “uma Organização Exponencial é aquela cujo impacto é desproporcionalmente grande pelo menos 10 vezes maior em comparação com seus pares, devido ao uso de novas estratégias organizacionais que alavancam tecnologias exponenciais“.

Ou seja são aquelas empresas que desenvolvem soluções com enorme potencial de impactar pessoas e a forma como elas vivem, são produtos ou serviços mais eficientes do que as alternativas existentes no mercado tradicional, por exemplo o Uber.

Se você ficou pensando na função exponencial das aulas de matemática de quando você ainda era adolescente, você acertou. Este nome foi dado exatamente pelo motivo que uma organização deste tipo acumula ganhos de forma crescente e acelerada.

Para você que faltou as aulas, vou relembrar:

  • 24 é equivalente a 2 x 2 x 2 x 2, que tem como resultado 16, isto é uma função exponencial.

Graficamente isso pode ser explicado pelas 6 fases de uma tecnologia de crescimento exponencial, conforme podemos ver a seguir:

Organizações Exponenciais são aquelas cujo impacto é desproporcionalmente grande pelo menos 10 vezes maior em comparação com seus pares.
Fonte: Rafael Prikladnicki | PUC-RS
  1. Digitalização: Quando o seu produto deixa de ser apenas um produto físico e vai para o digital.
  2. Decepção: Período no qual o crescimento passa despercebido e muitas empresas optam por desistir.
  3. Disrupção: Quando o seu produto cria um mercado e abala o outro já existente.
  4. Desmaterialização: Quando o produto do seu concorrente começa a perder espaço para o seu produto.
  5. Desmonetização: O produto do seu concorrente começa a desmonetizar e parar de gerar resultados positivos.
  6. Democratização: O seu produto vira o principal produto do mercado.

Podemos concluir que diferente do crescimento incremental, o exponencial demora um certo período de tempo para iniciar o seu crescimento, mas quando inicia a sua aceitação é muito maior, logo as vendas são superiores do que qualquer outro produto.

Características de Organizações Exponenciais

Algumas das perguntas que todos fazem sobre as Organizações Exponenciais são o que elas fazem para atingir sucesso em um curto período de tempo e quais são as suas características que as fazem ser assim.

Existem dois diferenciais que posso citar inicialmente como as principais características competitivas: a capacidade de inovação que é a forma de fazer diferente o que outras empresas já fazem e a capacidade de escalar, ou seja, atender muitos clientes com um custo relativamente baixo.

Com isso as Organizações Exponenciais percebem, antes dos concorrentes, oportunidades de mercado e apresentam soluções inovadoras e de fácil acesso a população.

Diferente do que as empresas tradicionais uma Organização Exponencial não terá muitos funcionários, pelo contrário, eles perceberam que ter poucos colaboradores fazem com que eles se adaptem a mudanças mais rápidos e consigam escalar os seus processos com uma facilidade maior.

Outro fator é que elas possuem dois tipos de atributos, as de Scale (Escala) e as Ideas (Ideias).

As características dos atributos de Scale são:

  • Staff sob demanda – Habilidades essenciais;
  • Comunidade e Multidão – Engaje o ecossistema externo;
  • Algoritmo – Algoritmos único e diferenciados;
  • Ativos Alavancados – Escale para controlar custos baseados na demanda;
  • Engajamento – Uso de recursos interativos para aumentar o relacionamento com os seus clientes.

Já as características dos atributos de Ideas são:

  • Interfaces – Abertas e francamente acopladas;
  • Dashboard – Gerenciamento do ecossistema;
  • Experimentação – Rápida, efetiva e focada no mundo externo;
  • Autonomia – Empoderamento dos colaboradores;
  • Social – Redes e tecnologias sociais em tempo real.

Um ponto muito importante é que todas as Organizações Exponenciais possuem um o Propósito Transformador Massivo, que nada mais é que um propósito de mudança cultural que move as equipes internas para um impacto externo.

Um exemplo de Propósito Transformador Massivo é o da Google: Organizar toda a informação do mundo.

Mas sobre este tema vamos conversar mais para frente, para você não ficar muito confuso agora 😉

O que achou sobre esse tema? Você já trabalhou ou trabalha em uma Organização Exponencial?

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