OKR é a mais nova modinha do mercado?
Nos últimos anos vemos um aumento crescente do termo OKR pelas rede sociais e também um aumento na quantidade de pessoas falando que estão utilizando a metodologia no seu dia a dia de trabalho.
O OKR ou Objetives and Key Results é uma metodologia de gestão estratégica para definição e rastreamento dos objetivos e resultados chaves de uma empresa, eles dão uma visão clara e parâmetros mensuráveis para a criação de alinhamento e tomada de decisão da organização.
A metodologia foi criada por Andy Grove, enquanto ele era CEO da Intel e precisava criar um método de acompanhamento dos objetivos dos seus times.
Mesmo com o conceito sendo visto pela primeira vez na Intel e se espalhando por outras empresas do Vale do Silício, ele ficou famoso mesmo com o Google, que começou a utilizar em 1999 e desde então apoia o crescimento da empresa no mundo inteiro.
A diferença dos OKR’s para os métodos tradicionais é que eles são frequentemente definidos, medidos e reavaliados (pelo menos 1x a cada três meses), enquanto outros são criados uma vez e reavaliados após um ano.
O seu objetivo é garantir que todos da organização sigam na mesma direção, com prioridades claras e em um ritmo constante para atingirem aquilo que desejam.
Existem 4 vantagens importantes que temos que ter em mente:
- Foco e comprometimento com prioridades.
- Times alinhados e conectados.
- Responsabilidade e acompanhamento de resultados.
- Objetivos sem medo de sonhar grande.
Mesmo surgindo em empresas de tecnologia, atualmente existem diversas empresas no mundo e nos mais diferentes setores utilizando a metodologia, algumas delas famosas como o Walmart, Target, The Guardian e ING Bank.
Componentes de um OKR
Já vi várias definições sobre os componentes do OKR, mas gostei bastante do resumo realizado pelo Maurício Boesche no seu treinamento OKR: Metodologia e Aplicação.
Você vai encontrar em textos falando apenas sobre 2 componentes (Objetivos e Key Results) e outros falando sobre 3 componentes (Objetivos, Key Results e Iniciativas). Como eu prefiro a versão com 3 componentes, resolvi deixar aqui embaixo as definições descritas no próprio treinamento do Boesche.
Objetivos: A intenção é criar objetivos que definem exatamente o que queremos.
- Devem ser qualitativos.
- Devem ser simples e de claro entendimento.
- Devem ter um responsável definido.
- Devem ter prazo de início e fim.
Key Results: São indicadores que demonstram se estamos atingindo nossos objetivos.
- Devem ser quantitativo.
- Devem ser mensuráveis e disponíveis.
- Devem possuir um baseline e um target.
- Não devem medir atividades, projetos ou iniciativas.
Iniciativas: São as atividades que faremos para atingir nossos objetivos.
- São apostas ou hipóteses.
- São ações ou projetos.
- Iniciativa não é Top-Down.
- Podem ser quebradas em pequenas entregas (Sprints).
Metas Roofshot vs Metas Moonshot
Na hora de criar uma meta para os seus objetivos é necessário pensar em algo que vá tirar o seu time ou organização da zona de conforto, criando situações que os motivem. Para isto, existem dois tipos de metas no OKR: as Roofshot e as Moonshot.
As metas Roofshot são aquelas metas difíceis de serem atingidas, porém alcançáveis. O seu sucesso significa atingir 100% do que foi previsto e devem exigir melhorias incrementais quando criadas.
Já as metas Moonshot são aquelas metas com períodos mais longos e que parecem impossíveis de serem realizadas, o seu sucesso significa atingir entre 60 e 70%, além de exigirem melhorias disruptivas.
Quando for criar suas metas, lembre-se de que suas metas Roofshot devem entrar entre 85 e 90% do total dos seus objetivos, enquanto as metas Moonshot apenas entre 10 e 15%.
Brincadeiras a parte com o título eu acredito que sendo ou não modinha, os OKR’s são fundamentais para uma organização sobreviver nos dias atuais ou até mesmo alavancar o seu crescimento.
Existem milhares de situações que você pode praticar durante o dia caso não tenha a autonomia de implementar no seu trabalho, podendo ser na sua vida pessoal ou acadêmica.
O que você achou desse tema? Quer que eu escreva mais sobre?
Me conta aqui nos comentários!
Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.
2 comentários em “OKR é a mais nova modinha do mercado?”