Modelo de Kotter: 8 passos para a Gestão de Mudanças
Em um outro texto apresentei para vocês o que é a Gestão de Mudanças e quais são os seus tipos existentes e sugiro que caso não tenha lido, comece por ele, já que hoje irei apresentar para vocês os passos do Modelo de Kotter para uma boa gestão de mudanças.
Para relembrar, Gestão de Mudanças são processos, práticas e técnicas que auxiliam as organizações a implementarem alterações estruturais, estratégicas, táticas ou apenas operacionais para obterem transformações positivas para o seu crescimento.
Qualquer tipo de mudança que vamos realizar é complicada por diversos motivos, sendo a principal delas os seres humanos, que tendem a querer ficar na zona de conforto e terá resistência a qualquer tipo de mudança que esteja em andamento.
Por conta disso John Paul Kotter (1947) sempre falou sobre o desenvolvimento de um modelo de mudança nos seus livros publicados, Leanding Change e Our Iceberg is Melting, e que levava em consideração oito passos essenciais para o sucesso da mudança organizacional.
Kotter se graduou pelo MIT e também pela Harvard Business School, onde se tornou professor aos 33 anos e logo depois criou sua própria empresa de consultoria, chamada Kotter International, focada na implementação de estratégias de mudanças.
Para ele os esforços que as organizações levam para implementar transformações falham com muita frequência, porém as mudanças ocorrem em um ritmo acelerado, para isto ele diz que é necessário aprimorar a forma no qual estas transformações ocorrem.
Esses 8 passos criados por ele ficaram tão famosos que hoje são utilizados por diversas empresas no mundo e são reconhecidos como o Modelo de Kotter.
Quais são os 8 passos do Modelo de Kotter?
- Crie Senso de Urgência: O primeiro passo é envolver todas as pessoas que irão participar da mudança, essas pessoas podem fazer parte dos times de operação, altos executivos, investidores e clientes. É muito importante que eles compreendam as razões e a importância de agir imediatamente. Lembrando que criar senso de urgência não é pressionar os colaboradores ou mentir sobre sua importância.
- Forme Alianças Poderosas: Em seguida é necessário realizar parcerias com colaboradores importantes dentro da organização, estes serão pessoas capazes de influenciar outras pessoas durante o processo de mudanças e ajudar na eliminação de problemas. Essa aliança não será escolhida pela cargo que a pessoa exerce, mas sim por status, experiência com o tema e até mesmo importância política dentro da organização.
- Crie uma Visão para a Mudança: Neste passo é necessário elaborar uma visão com os principais valores relacionados à mudança, de forma clara e objetiva, para que todos entendam rapidamente o que será necessário realizar no dia a dia. Este passo será essencial para colocar as suas ações em execução.
- Invista na Comunicação: Uma comunicação mal feita pode acabar com todo o seu processo de mudança, por isto é muito importante investir na forma com que as ações irão acontecer. Provavelmente os times irão trabalhar em paralelo com outras atividades, ter um plano de comunicação irá te ajudar a orienta-los e para que nada saia do planejado.
- Empodere toda a Base: Como qualquer outro processo que acontece dentro de uma organização os processos de mudanças são feito por pessoas, é necessário verificar se estas pessoas além de aderirem aos processos propostos, estão preparadas para as atividades que irão realizar. Certifique que não exista barreiras humanas, técnicas e normativas, caso exista você tem que realizar um trabalho de remoção através de treinamentos ou outras ações de reconhecimento dos colaboradores.
- Crie Metas de Curto Prazo: A criação de metas de curto prazo irá auxiliar a incentivar sua equipe na execução das atividades ao longo do processo de mudança, priorize iniciativas cujo efeitos podem ser sentidos imediatamente e não se esqueça de reconhecer as pessoas e comemorar os objetivos alcançados naquele período.
- Não Diminua o Ritmo: Após os objetivos de curto prazo serem alcançados as equipes tendem a relaxarem por acharem que o trabalho delas já foram realizados, é ai que se enganam, é muito importante manter o ritmo de entregas e permanecer em busca de atingir todos os objetivos planejados inicialmente. Algumas empresas trabalham até mesmo em ciclos constantes de processos de mudanças como forma de melhoria contínua.
- Torne a Mudança parte da Cultura: A gestão de mudanças deve passar a fazer parte da cultura organizacional da sua empresa, tanto os seus colaboradores quanto a empresa deve incorporar isto ao DNA do negócio, de modo que mudanças futuras ocorram todos estão preparados para qualquer situação provável, lembre-se mudar é melhorar continuamente.
Além do Modelo de Kotter, existem outros modelos para realizar a Gestão de Mudança dentro da sua organização e que em breve vou trazer para vocês também como funciona.
E ai o que você achou desse passo a passo? Simples implementar ele dentro da sua organização?
Me conta aqui nos comentários 😉
Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.