Já estamos na Sociedade 5.0 e você nem sabia

Muito se fala do avanço tecnológico e das metodologias de trabalho existentes, mas pouco se fala sobre os avanços que nós seres humanos tivemos nas últimas décadas e como estamos chegando na Sociedade 5.0.

Antes de mais nada, deixa eu te explicar o que é Sociedade 5.0 e de que forma estamos chegando nela.

A Sociedade 5.0 nada mais é do que uma proposta de modelo de organizacional, no qual tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas são usadas para a criação de soluções com foco nas nossas necessidades.

A intenção é buscar soluções que visam melhorar os serviços necessários para o bem-estar de qualquer pessoa e em qualquer lugar ou hora,

Atualmente os principais problemas que devem ser solucionados são o aumento na demanda por energia, aumento na demanda por alimentos e o aumento na desigualdade social.

Para conseguir solucionar todos estes problemas e os que ainda estão por vir, a Sociedade 5.0 possui alguns pilares que o sustentam, mas possui três valores chaves:

  1. Qualidade de Vida: Fazer com que a vida das pessoas se tornem mais confortáveis, independente de quem ela seja.
  2. Inclusão: Resolver problemas sociais e econômicos que o mundo possui.
  3. Sustentabilidade: Diminuir consumo exagerado e dar fim na extinção de espécies e na mudança climática.

A Sociedade 5.0 só está no início e nós temos responsabilidade social em sair fora da caixa para criar novas tecnologias e novas maneiras de socialização entre os seres humanos, a tecnologia não vem para nos afastar da humanidade, mas sim para permitir que vivemos nossas vidas sem precisar consumir aquilo que não precisamos.

O que veio antes da Sociedade 5.0?

Você pode não ter percebido ao passar dos anos todas as fases que vivemos, mas já tivemos outros 4 modelos de organização social, provavelmente você aprendeu sobre elas no ensino médio, naquela aula de História que você achava chata e sem sentido.

Mas não se preocupa, vou relembrar todas elas agora para você:

  • Sociedade da Caça (1.0): Surgimento dos seres humanos, nesta época éramos caçadores-coletores e tínhamos um estilo de vida nômade, sempre migrando em busca de alimentos.
  • Sociedade da Agricultura (2.0): Começamos a popular as terras, dando fim ao modo nômade e iniciando uma vida de trabalhos com o cultivo de alimentos, inclusive iniciando a troca de produtos entre si.
  • Sociedade Industrial (3.0): Surgimento de máquinas a motores e o início da revolução industrial, que nos fez aumentar os bens de consumo e também aumentou o número de mão de obra nas grandes cidades.
  • Sociedade da Informação (4.0): O mundo ficou digital, ocorreu o surgimento de computadores e uma enorme quantidade de dados, sem contar que passamos a nos comunicar em tempo real com qualquer pessoa do mundo.

Muito se fala do avanço tecnológico, mas pouco se fala sobre os avanços que nós seres humanos e da Sociedade 5.0 que está vindo por ai.

O mundo muda com muita velocidade atualmente e nós seres humanos estamos mudando na mesma velocidade, se hoje estamos falando em Sociedade 5.0, isso já é presente e o futuro nos promete coisas que jamais pensávamos que iriam acontecer.

Muitos se falam em chips em humanos, em robôs vivendo conosco e até mesmo na Matrix… Mas você já pensou em como vai ser a próxima sociedade? Sim? Me conta nos comentários, porque fiquei curioso!

Cidades Inteligentes é o presente ou o futuro?

Um exemplo de avanço da sociedade com a utilização da tecnologia são as cidades inteligentes, não muito populares no Brasil, mas que aos poucos vão surgindo e mudando a vida de seus cidadãos.

A ideia de cidades inteligentes é que a própria cidade é responsável por otimizar a utilização dos seus recursos para servir melhor os seus cidadãos, seja na energia, na distribuição de água, na mobilidade ou outros serviços essenciais.

Ou seja, as cidades possuem espaços públicos ou até mesmo privados conectados entre si, de forma que se tornem eficientes para a população. Um exemplo é a iluminação das ruas estarem conectadas a uma central remota, de forma que se uma lâmpada pare de funcionar, o órgão público responsável é avisado e vai conseguir realizar a troca o mais rápido possível.

Existe um exemplo de cidade inteligente no Brasil, a cidade de Águas de São Pedro, interior do estado de São Paulo, que serviu para ações da iniciativa privada com o objetivo de levar mudanças relevantes para a cidade, sendo uma delas um sistema para permitir aos motoristas encontrarem vagas disponíveis de estacionamento através de um aplicativo.

Há alguns anos as cidades inteligentes já estão sendo faladas por grandes empresas que cada vez mais estão investindo em infraestrutura e telecomunicações para a integração das mais diversas tecnologias. E uma delas é a Ericsson, que em 2016 fez esse vídeo explicando resumidamente o que é uma cidade inteligente.

https://youtu.be/Z8gwoB-R6rc

Além das cidades inteligentes, outras funcionalidades estão ou vão se tornar parte da nossa rotina cada vez mais com o avanço da Sociedade 5.0, sendo elas, os drones, as casas inteligentes, a medicina robotizada, trabalhos pesados sendo realizados por robôs, gestão inteligente na nuvem e os famosos veículos autônomos.

Aposto que você já presencia várias dessas quebras de paradigmas no seu dia a dia, estou certo? Existe diversas outras que não comentei ou até mesmo que ainda não conheço, se você sabe de mais alguma, aproveita para me contar aqui nos comentários.

ahh.. e se quiser, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Muito se fala do avanço tecnológico, mas pouco se fala sobre os avanços que nós seres humanos e da Sociedade 5.0 que está vindo por ai.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *