Inteligência Artificial: Tudo sobre IA
Um dos principais pontos de avanço da Transformação Digital dentro das organizações foi a qualidade e os benefícios que diversas tecnologias trouxeram, sendo uma delas a Inteligência Artificial.
Por mais que pareça algo muito disruptivo e fora do nosso normal, a IA, como ela também é conhecida, é mais antiga do que podemos imaginar e está nas nossas vidas diariamente.
Portanto neste texto veremos uma breve história sobre a criação da Inteligência Artificial, também sobre quais as vantagens e desvantagens de implantar uma na sua organização e quais tecnologias você deve estudar para implantar uma IA.
O que é Inteligência Artificial?
A inteligência artificial ou apenas IA, são sistemas ou máquinas que possuem a capacidade de imitar a inteligência humana com o objetivo de executar tarefas automatizadas sem qualquer interferência humana, apenas com base nas informações que foram coletadas pelas aplicações.
Para ficar mais fácil, podemos definir que essas máquinas de inteligência artificial são criadas para pensarem como seres humanos, elas irão aprender, perceber e decidir quais ações que irão tomar.
Uma IA pode começar com pouco conhecimento, assim como uma criança, e com o passar do tempo irá aprender a absorver, analisar, entender e identificar o que são objetos, pessoas, padrões e as reações.
Apesar de ser uma tecnologia recente, a inteligência artificial vem sendo estudada desde 1920 através de diversos artigos de cientistas famosos da época e até mesmo de filmes famosos, como Metrópolis.
Mas foi depois de 30 anos que em uma sequência de eventos que o termo começou a ser testado na prática:
- Em 1950, Alan Turing criou o famoso Teste de Turing, uma forma de analisar se um equipe consegue se passar por um ser humano.
- Em 1951, Marvin Minsky criou o SNARC, uma calculadora de operações matemáticas imitando sinapses.
- Em 1952, Arthur Samuel criou um jogo de damas capaz de otimizar por conta própria para o computador IBM 701.
- Em 1956, John McCarthy apresentou o termo Inteligência Artificial durante uma conferência no campus da Dartmouth College.
- Em 1957, Frank Rosenblatt apresenta o Perceptron, um algoritmo que funciona como uma rede neural artificial.
De lá pra cá a tecnologia vem sendo desenvolvida e evoluída, se tornando cada vez mais uma das ferramentas mais importante do mundo atualmente. A inteligência artificial pode ser utilizada para diversas aplicações, como por exemplo chatbots, assistentes inteligentes e mecanismos e recomendação de séries e filmes, como o da Netflix.
Vantagens x Desvantagens
As vantagens de utilizar uma inteligência artificial são:
- Com a IA as empresas aumentam a qualidade na tomada de decisão, principalmente na utilização de dados.
- A quantidade de erros em aplicações que utilizem IA é muito mais baixa do que aplicações comuns.
- As máquinas de IA podem trabalhar sem pausas, diferente de nós seres humanos.
- Diversas atividades periódicas que realizamos podem ser automatizadas, diminuindo assim trabalhos manuais.
- É possível criar atendimentos otimizados para cada perfil de público, principalmente para empresas de telemarketing.
Já as desvantagens da inteligência artificial até o momento são:
- O custo de desenvolvimento e manutenção de uma aplicação que utilize IA é muito alto.
- Até o momento não é possível que uma IA replique todas as funções do cérebro humano, uma delas é a criatividade.
- Devido as automatizações que podem ser realizadas, pessoas podem perder seus empregos devido a falta de tarefas manuais.
- Um último ponto é a falta de pessoas qualificadas no mercado, porém este já está sendo resolvido com a grande quantidade de cursos que vem surgindo nos últimos anos.
Tecnologias por trás da IA
Existem algumas tecnologias dentro das aplicações de Inteligência Artificial e que contribuem para a sua evolução, vou te apresentar um resumo sobre as principais:
Machine Learning: É uma tecnologia que envolve um método de avaliação dos dados, são responsáveis por automatizar o processo de aprendizagem utilizando dados, para descobrir padrões, tomar decisões e se aperfeiçoar sem a interferência humana.
Com ela não precisamos programar regras e esperar o resultado, podemos deixar que a própria aplicação aprenda essas regras por conta própria e chegue no resultado esperado, a Netflix que citei acima é um exemplo.
Deep Learning: Também é uma tecnologia que utiliza aprendizado de máquina, porém vai muito mais a fundo que uma Machine Learning, e envolve redes neurais artificiais com várias camadas de abstração para o reconhecimento de padrões e aplicativos de classificação.
Seus algoritmos utilizam cálculos matemáticos muito mais complexos, principalmente para realizar a identificação de imagens e o reconhecimento de falas. Nestes casos as aplicações podem até mesmo aprender a se defender de ataques de hackers.
Processamento de Linguagem Natural (PLN): São sistemas que visam reproduzir processos de desenvolvimento ligados ao funcionamento da linguagem humana, inclusive a análise de sentimentos.
Estes tipos de sistemas podem ser utilizados para analisar relatórios corporativos e situações de atendimentos ao consumidor, podendo até mesmo procurar padrões em postagens de redes sociais para compreender como os clientes se sentem em relação aos produtos.
Como podemos identificar, existem diversos temas para se tratar ainda nesta questão de Inteligência Artificial, agora já sabemos que seu objetivo é melhorar significativamente as habilidades e contribuições humanas, mas é claro que a ideia não é que ela substitua o trabalho dos seres humanos.
E aí, você sabe como funciona uma IA? Já trabalhou em uma empresa que possui uma? Me conta aqui nos comentários 😉
Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.
1 comentários em “Inteligência Artificial: Tudo sobre IA”