Gestão Democrática é um modelo de gestão no qual os colaboradores possuem voz para contribuir com as tomadas de decisão, diferente de outros.

Gestão Democrática: É possível ter uma na Organização?

Já vemos aqui alguns outros modelos de gestão como a Holocracia, a Gestão Centralizada e Descentralizada e até mesmo a Gestão Meritocrática, hoje vamos falar sobre um outro modelo, a Gestão Democrática.

Realizar a administração de uma empresa é algo bem complicado nos dias atuais e existem diversas maneiras de como você consegue fazer isso dentro da sua organização. O modelo de gestão que você vai utilizar é muito importante para o futuro do seu negócio e quer dizer muito a respeito das pessoas que trabalham nele.

A Gestão Democrática é um modelo que vai trazer inúmero benefícios para a organização, como potencializar planos, objetivos e recursos. A seguir veremos como funciona este modelo, quais os seus princípios e quais os principais benefícios corporativos.

O que é a Gestão Democrática?

É um modelo de gestão no qual os colaboradores possuem voz para contribuir com as tomadas de decisão, isso faz com que as chances de engajamento por parte destes colaboradores seja muito mais participativa do que em outros modelos de gestão.

Existe um risco na Gestão Democrática que é quando não houver consenso com opiniões contrárias que pode levar a grandes atritos dentro da organização, isto exige um grande preparo dos gestores que precisam saber lidar com estas situações da melhor forma.

Empresas que não possuem profissionais com habilidades de comunicação, devem tomar muito cuidado na aplicação da Gestão Democrática.

Esse conceito de Gestão Democrática surgiu com as necessidades no sistema educacional em relação à participação de diferentes grupos na sua tomada de decisão, porém é aplicado com sucesso na realidade corporativa das organizações, o que trouxe benefícios como a eliminação de regras burocráticas de hierarquia e a participação de todos os envolvidos nas decisões.

Quando as pessoas tem voz ativa dentro da organização é criado uma sensação de unidade, eles se tornam partidário da empresa e deixam de se sentir apenas um número e que estão apenas apertando parafusos na linha de montagem.

Para aplicar este modelo de gestão na sua organização é necessário investir em programas de gestão do conhecimento e trabalhar com colaboração com as pessoas para que eles possam contribuir de forma mais efetiva.

Princípios Gerais da Gestão Democrática

Temos alguns princípios que dão a direção certa a Gestão Democrática, são eles:

  • Descentralização: Assim como na Gestão Descentralizada neste modelo de gestão a tomada de decisão devem ser realizadas de forma não hierarquizada, no qual todos os colaboradores possuem poder igual para votar e proferir as suas opiniões.
  • Participação: É necessário que todos os colaboradores participem efetivamente no momento de tomar decisões que irão impactar significativamente no dia a dia da organização.
  • Transparência: Todos os processos que estão sendo realizados pela organização devem ser de pleno conhecimento e visível para todos os colaboradores, independente do seu cargo.

Quais as principais vantagens deste Modelo de Gestão?

Além da potencialização dos planos, objetivos e recursos, a Gestão Democrática possui outras vantagens bem interessantes que podemos ver abaixo:

  • Integração entre Colaboradores: As pessoas trabalham em conjunto uma com as outras, executando suas tarefas de forma coordenada e não isoladas.
  • Aumento da Produtividade: A colaboração entre as pessoas faz com que o trabalho seja muito mais produtivo, focando esforço apenas naquilo que é necessário.
  • Motivação e Engajamento dos Colaboradores: Quando os colaboradores participam da tomada de decisão se sentem muito mais motivados e engajados com as suas tarefas diárias, já que sabem que aquilo faz parte de um único objetivo.
  • Melhora do Clima Organizacional: O ambiente de trabalho fica muito mais agradável e produtivo, as pessoas ficam menos estressadas e com sentimento de pertencimento ao local de trabalho, isso ajuda na retenção de talentos.
  • Rapidez na Tomada de Decisão: Por incrível que pareça, neste modelo a tomada de decisão é muito mais rápida e efetiva do que nos demais modelos, exceto em decisões com um alto grau de importância e complexidade.
  • Concentração nos Objetivos: Todas as decisões e as atividades em execução são focadas em um objetivo proposto inicialmente pela organização.
  • Acessibilidade: Os colaboradores possuem acesso aos espaços reservados ao planejamento estratégico, ao desenvolvimento e à execução das ações, além das responsabilidades serem compartilhadas entre todos.
  • Foco no Relacionamento: O relacionamento entre os colaboradores é fundamental para mantê-los motivados e para alcançar os resultados planejados, a democracia dentro da organização é o pilar para a construção de consensos e na conciliação de conflitos internos.

Estas vantagens estão muito ligadas ao perfil do líder democrático, que atua como um membro da equipe sem superioridade, dá feedbacks com o objetivo de melhoria contínua da equipe, encoraja a participação de todos e se preocupa com o bem-estar de todos os membros da sua equipe.

Se você ficou com alguma dúvida ou tenha sugestão de novos conteúdos sobre este tema, me avisa aqui nos comentários.

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Gestão Democrática é um modelo de gestão no qual os colaboradores possuem voz para contribuir com as tomadas de decisão, diferente de outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *