Business Agility: Como ser ágil nos negócios?
Até aqui já aprendemos sobre gestão de projetos ágeis, já vimos como funciona o Método Kanban e o Framework Scrum, mas e nos negócios? É possível ser ágil? Para te explicar melhor, vamos falar sobre Business Agility.
Além dos projetos nós conseguimos encontrar a agilidade em diversos pontos, desde a educação até os negócios. Cada vez mais vemos os métodos ágeis em locais que nunca imaginaríamos, algo que é muito bom para todo o mercado e principalmente para quem está em busca de um emprego.
Isto mesmo, um agilista deve entender todos os aspectos de onde e quais métodos aplicar dentro das organizações e com a situação atual do mundo o Bussiness Agility nunca foi tão importante como está sendo agora.
Então a seguir vou te apresentar o conceito de Bussiness Agility, seus benefícios, princípios e as diferenças com empresas que utilizam os modelos de negócios tradicionais.
O que é o Business Agility?
Business Agility ou Agilidade de Negócios é a capacidade que a organização tem de aprender e se manter flexível para gerar inovações no mercado com o objetivo de obter um desempenho superior e competitivo.
Isso significa buscar adaptação evolutiva de forma rápida, contínua e sistemática voltada para a obtenção e manutenção desta vantagem competitiva no mercado.
Como diz o próprio nome, uma empresa ágil é construída sobre práticas de agilidade, ou seja, métodos ágeis. Portanto, é muito comum que estas organizações utilizem métodos/frameworks e ferramentas ágeis para o domínio da alta gestão.
Com a implementação de agilidade dentros dos negócios, conseguimos citar alguns benefícios como:
- Autonomia: Os colaboradores em todos os níveis da organização possuem poderes suficientes para tomar decisões nas atividades em que estejam trabalhando.
- Estratégia Organizacional: Os objetivos da empresa estão transparentes e claros para todos os colaboradores.
- Equipes Engajadas e Seguras: As soluções são criadas de forma colaborativa e os colaboradores da organização podem expor suas opiniões, mesmo que divergentes, já que os debates são encorajados.
- Aprendizado Rápido e Constante: É realizado a construção de MVP ou Protótipos com ciclos de feedbacks rápido para construir um novo produto ou serviço, desta forma a organização consegue descobrir as reais necessidades dos clientes ou do mercado.
4 Princípios do Business Agility
Quando uma organização implementa processos ágeis tem que ter ciência de 4 princípios que deve seguir:
- O Cliente está no Centro: Uma organização ágil tem como objetivo criar valor ao seus clientes, a organização sempre deve se perguntar sobre qual proposta de valor dá vantagem competitiva em relação aos concorrentes dos clientes.
- Fluxo Enxuto e Ágil de Valor: Quando uma organização implanta um fluxo enxuto e ágil de valor ela fortalece suas competências e diferenciais, através de métodos e ferramentas é possível formatar desafios e oportunidades de negócio ao cliente.
- Capacidade de Aprender e de Inovar Repetidas Vezes: Toda a organização é encorajada a buscar melhoria contínua em todos os momentos, as lideranças devem buscar insights com objetivo de encontrar pontos de melhoria dentro dos times da organização.
- Decisões Baseadas em Fatos: Para que a organização saiba onde é preciso mudar, é necessário que ela tenha dados reais do que está acontecendo, muitas vezes os números deixam de ser só números e passam a indicar comportamentos a serem interpretados.
Empresas Ágeis x Empresas Tradicionais
Pelo que vimos até agora existem diversas diferenças entre uma empresa ágil e o uma empresa tradicional, tais como:
- Empresas ágeis permitem o uso de estruturas dinâmicas de tomada de decisão.
- Estruturas organizacionais dentro de empresas ágeis são mais propensas a se adaptar as mudanças nas condições de negócios.
- Empresas ágeis não utilizam burocracias excessivas como nas empresas tradicionais.
- Empresas ágeis buscam uma série de vantagens competitivas temporárias e as descartam quando não forem mais sustentáveis.
- Empresas ágeis são povoadas por indivíduos em busca de incompetências em série, para a realização de melhoria contínua.
Para finalizar, quero falar sobre a imagem ao lado, publicada pela MindMaster Agile, no qual eles mencionam a diferança entre Fazer o Ágil e Ser Ágil. É muito importante que você agilista tenha em mente a diferença entre estes dois pontos durante a implantação de agilidade dentro de um negócio e que somente das duas formas é possível ter sucesso.
Ter um negócio ágil não é apenas ter cerimônias ágeis ou implementar os papéis, é necessário mudar o mindset de todos os colaboradores principalmente aqueles em níveis gerenciais e executivos e sempre focar na melhoria contínua. Somente assim iremos alcançar a satisfação dos clientes, da equipe e também a produtividade de todos.
Claro que existem muitas formas de implementar a agilidade dentro de um negócio, isto iremos descobrir juntos nos próximos artigos que serão publicados aqui mesmo.
E ai, a sua organização já é ágil? Me conta aqui nos comentários 😉
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