Agilidade Emocional é a capacidade de conviver com nossos pensamentos, emoções e histórias, nela aprendemos a lidar com sentimentos ruins.

Agilidade Emocional em Tempos de Cancelamento!

Há vários tipos de sentimentos conhecidos atualmente sendo a emoção uma das que mais demonstramos no nosso dia a dia. Existem algumas formas de se lidar com as emoções, uma delas que vou te apresentar agora, a Agilidade Emocional.

Muitos confundem com a inteligência emocional ou outros tipos de emoções, mas diferente de todas as outras a Agilidade Emocional nos mostra que é possível lutar contra aqueles sentimentos ou pensamentos ruins que temos diariamente.

Em tempos de cancelamento, vejo muitas pessoas com sentimentos negativos sobre as outras, sem ao menos saber o que se passa ou qual a motivação/história de vida daquela pessoa que está sendo “cancelada”.

Será mesmo que estes ataques são positivos? Será que esses pensamentos e atitudes negativas faz bem para nós mesmos?

O que é Agilidade Emocional?

O termo Agilidade Emocional surgiu do livro de nome homônimo da autora sul-africana Susan David, PhD, coach e professora da Harvard Medical School.

Segundo Susan, a Agilidade Emocional é:

A capacidade de saber conviver com nossos pensamentos, emoções e histórias. Essas coisas nos sobrevêm milhares de vezes ao dia, mas não deixamos que nos distraiam. Pelo contrário, somos direcionados intencionalmente e com um propósito para o que valorizamos em nossa vida.

Ou seja, podemos dizer que é a habilidade de reconhecer experiências pessoais, sejam elas boas ou ruins, de maneira consciente e produtiva para termos total controle das nossas emoções.

No livro dela podemos destacar três itens importantes:

  • Abrace os seus Sentimentos e Pensamentos Ruins: Significa que temos que aceitar que este tipo de pensamento faz parte do que somos e que a partir disso devemos domina-los e trabalhar diariamente para superá-los, isso não quer dizer que devemos incentivar aquilo que existe de ruim dentro de nós;
  • Estar mais Consciente das suas Decisões: Geralmente nossas decisões diárias acontecem por impulsos, no qual uma série de programações mentais fazem com que estas decisões sejam automáticas, o que temos que fazer é procurar novas formas práticas de se tornar mais consciente das decisões que tomamos;
  •  Se Perdoar o Tempo Inteiro: Temos que passar a perdoar nossas ações o mais rápido possível, com isto podemos gastar mais tempo e energia para trabalhar nesta recuperação em vez de ficar se perguntando o tempo inteiro o motivo de ter realizado algo.

Susan gosta de utilizar uma analogia em suas palestras e entrevistas, no qual ela diz que a Agilidade Emocional é parecida com os ginastas por conta “de sua flexibilidade, força, resiliência, consciência corporal e tomada rápida de decisões”.

Como podemos perceber faz todo sentido lidar com a Agilidade Emocional e não com a Inteligência Emocional, já que este último aborda o afastamento dos pensamentos e sentimentos ruins, enquanto com a agilidade é totalmente o contrário.

Como podemos lidar com estes tipos de pensamentos?

No blog Seja Leve, sua criadora Marcela Machado apresenta algumas formas muito interessantes sobre como temos que lidar com estas situações para atingir um ponto importante em nossas emoções.

Em primeiro lugar ela comenta que é necessário encarar pensamentos e sentimentos indesejados e incômodos com coragem, muito parecido com o que encontramos no livro de Susan sobre dominar este tipo de pensamento e trabalha-los para encontrar uma maneira de conviver com eles.

Além de encarar estes sentimentos, precisamos ter a capacidade de nos adaptar a eles, temos que passar lidar com eles com outros olhares, com outras perspectivas, de forma de termos a plena consciência que é possível existir outras maneiras de reagir a cada situação, deixando de lado todos os sentimentos negativos.

Isso não fará com que estes tipos de pensamentos deixem de existir nas nossas emoções, mas temos que passar a vivenciar estes pensamentos apenas como o que eles são e não como fatos, direcionamentos ou instruções.

Um ponto importante é saber claramente o que é essencial para nós atualmente em nossas vidas, saber identificar o nosso propósito e conhecer todos os nossos valores pessoais, principalmente agir de acordo com todos eles.

Por fim, é fundamental estabelecer metas sobre aquilo que queremos ou não fazer, temos que criar ações para ajustar nossos hábitos e motivações para que sempre tenhamos em mente somente aquilo que é essencial com nossos valores diários.

Neste mesmo artigo, Marcela apresenta para nós um Infográfico com 8 ideias sobre o livro Agilidade Emocional, que quero deixar aqui embaixo para vocês verem, ficou muito legal e vale a pena aparecer no blog dela para a leitura do artigo completo também.

Agilidade Emocional é a capacidade de conviver com nossos pensamentos, emoções e histórias, nela aprendemos a lidar com sentimentos ruins.

Sei que este é um tema muito extenso e complexo, espero ter passado o suficiente para que você tenha o total entendimento do assunto e busque por mais conteúdos que você possa conseguir compreender completamente e possuir uma Agilidade Emocional.

Caso você queira mais conteúdos deste estilo aqui no site, me avisa nos comentários 😉

Caso preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

Agilidade Emocional é a capacidade de conviver com nossos pensamentos, emoções e histórias, nela aprendemos a lidar com sentimentos ruins.

2 comentários em “Agilidade Emocional em Tempos de Cancelamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *