Indústria 4.0 e a Revolução Industrial
Com o passar dos séculos tivemos grandes mudanças em diversos setores, sendo a indústria um dos que mais tiveram avanços tecnológicos no mundo, tanto é que já estamos na Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0 como é mais falada atualmente.
A Indústria 1.0 ou Primeira Revolução Industrial, como é mais conhecida, surgiu inicialmente no século XVIII na Grã-Bretanha através da introdução da energia a vapor e da mecanização da produção das fábricas, nesta época a indústria têxtil foi a principal a se beneficiar e representou grande parte da economia.
Com o crescimento das cidades e da população as fábricas precisaram de evoluções para terem capacidade de produção em massa, desta forma surgiu a Indústria 2.0, já no século XIX, o caso mais famoso que conhecemos é o de Henry Ford e a eletrificação das fábricas com a produção de linha de montagem, no qual mudou completamente o cenário automobilístico.
Mais recentemente tivemos o fim da Terceira Revolução Industrial, que também ficou muito conhecida como a Revolução Digital já que foi a era responsável pelo surgimento da automação através da computação, ainda foi desenvolvido robôs que executavam sequências pré-programadas sem intervenção humana para realizar os processos mais exaustivos e perigosos das fábricas.
E o que é essa Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 é a expansão das aplicações digitais, evoluindo para um nível maior a automação computacional e aperfeiçoando cada vez mais as máquinas que surgiram na Primeira Revolução Industrial.
Com o avanço das redes de comunicação e a era da troca de dados pelos mais diferentes dispositivos digitais, começou a surgir conceitos como a Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Big Data, Inteligência Artificial e muitos outros que compõem aquilo que chamamos de fábricas inteligentes.
Através destas tecnologias é possível que as empresas consigam analisar grandes quantidades de dados coletados a partir de sensores e câmeras diretamente do chão de fábricas, o que garante visibilidade e transparência em tempo real, tendo como resultado esperado agilizar o nível e a qualidade produtiva, na prática as empresas buscam reduzir os custos e um maior potencial competitivo nos seus mercados de atuação.
Qual a importância desta evolução?
Além do aumento de qualidade e da produtividade durante a produção das fábricas, existem diversos outros pontos importante que em tão pouco tempo de Indústria 4.0 já conseguimos destacar:
- Criação de novos modelos de negócios, onde startups estão surgindo cada vez mais com o objetivo de alavancar tecnologias e setores que nunca haviam sido evoluídos pela humanidade.
- Redução de erros ocasionados por ações humanas, já que diversas tecnologias estão automatizando tarefas que antigamente eram manuais e repetitivas diariamente.
- Diminuição de gastos das fábricas, principalmente por conta de retrabalho que não é mais necessário ser realizado pois a automação das tarefas fez com que os seres humanos deixem de realizar tarefas desnecessárias.
- As máquinas começam a operar de forma pré-programadas sendo possível uma empresa produzir apenas o que é o necessário para o seu estoque, reduzindo assim o desperdício que era produzido pelas fábricas.
- Com as fábricas inteligentes é possível fazer com que as operações se tornem integradas entre uma fábrica e outra, o que anos atrás não era possível, hoje em dia uma fábrica no Brasil pode estar integrada com outra na Europa.
- A transparência de informações em tempo real é outro grande benefício da Indústria 4.0, no qual as indústrias conseguem analisar onde está ocorrendo as principais falhas para agirem na correção de forma efetiva e rápida.
- Produtos que antes eram ofertados de forma única e exclusiva agora podem ser personalizados conforme a necessidade e desejo do cliente, como por exemplo uma xicara de café onde antigamente nós comprávamos um produto padrão, hoje em dia podemos personalizar com fotos e textos.
Estes e outros benefícios tornam a Indústria 4.0 muito importante para a humanidade, graças a está revolução industrial foi possível que as farmacêuticas conseguissem criar e produzir em tão pouco tempo as vacinas contra a Covid-19.
E aí, você já está trabalhando com alguma tecnologia ou empresa que atue na Indústria 4.0? Me conta aqui nos comentários 😉
Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.