O Growth Hacking tem como objetivo encontrar atalhos (os hacks) para acelerar o crescimento (o growth) de qualquer negócio.

Growth Hacking: Técnicas de Crescimento do seu Negócio

É muito comum utilizarmos práticas e técnicas de gerenciamento de projetos ou até mesmo de administração dentro do dia a dia das organização, mas nos últimos anos muitas estratégias de negócios estão sendo discutidas e melhoradas, umas delas o Growth Hacking, que irei te apresentar hoje.

Não é só no mundo de gestão de projetos e desenvolvimento de software que as práticas ágeis podem nos ajudar, no mundo dos negócios estão surgindo diversas dessas práticas e que estão sendo utilizadas para o crescimento das organização.

Essas práticas surgem com a transformação digital que estão ocorrendo com mais frequência nas organizações, podendo sofrer adaptações de diversas áreas como o Marketing, Vendas e até mesmo Design.

E é com isto que vou te apresentar o que é o Growth Hacking, quais as suas 4 fases de crescimento e quais estratégias você pode utilizar para alavancar o seu negócio.

O que é Growth Hacking?

Em 2010, Sean Ellis, empreendedor e consultor de staturps, nos apresentou o termo “Growth Hacker” em seu blog, definindo como uma “pessoa cujo verdadeiro norte é o crescimento, tudo o que eles fazem é examinado por seu impacto potencial no crescimento escalável”.

Anos mais tarde, Chad Riddersen e Raymond Fong escreveram o livro “Growth Hacking”, apresentando os conceitos e práticas que conhecemos atualmente.

Quando tratamos de Growth Hacking, podemos dizer que é um conjunto de ações que orientam a organização em um crescimento mais rápido do que nas empresas mais tradicionais.

O Growth Hacking tem como objetivo encontrar atalhos (hacks) para acelerar o crescimento (growth) de qualquer negócio. Portanto, é muito comum ver a aplicação de técnicas de marketing e de tecnologia da informação sendo utilizadas em conjunto.

Veremos que as organizações devem testar rapidamente suas ideias para melhorar a jornada do cliente, replicando as ideias que entendam estar funcionando e adaptando ou abandonando aquelas que não funcionam, antes de realizar altos investimentos.

Isso surgiu com a expectativa que startups em estágios iniciais precisam de um crescimento rápido em curto espaço de tempo, já que não possuem um alto orçamento como as organizações maiores.

As práticas e técnicas de Growth Hacking podem ser aplicadas ao desenvolvimento de um produto ou como a melhoria contínua do mesmo. Para isto, é necessário ter uma equipe com diversos profissionais, como os analistas de marketing, desenvolvedores, engenheiros e gerentes de produto.

4 Fases do Processo de Crescimento

Como vimos, o Growth Hacking é um processo, e antes de de começar a fazer os experimentos temos algumas fases em que podemos aplicar todas as práticas e técnicas necessárias:
  1. Product-Market Fit: Se refere a criação de um produto que é desejado pelo mercado e que também seja capaz de satisfazer a necessidade das pessoas, ou seja, a organização deve criar produtos que as pessoas queiram usar. É fundamental que você pense em como será realizado o alinhamento entre produto e o mercado.
  2. Growth Hacks: Na segunda etapa será a aplicação dos processos de growth hacks através de formulação de hipóteses e experimentos. A intenção é identificar as mudanças que vão gerar resultados mais rápidos e baratos.
  3. Escala e Viralização: Sabemos que nem todas as soluções viralizam e se tornam um sucesso como planejamos, nesta fase é necessário utilizar o mínimo de recursos possíveis, para isto a organização deve investir com que os seus próprios consumidores se tornem propagadores do seu produto e recebam algum benefício por isso.
  4. Otimização e Retenção: O processo de Growth Hacking é de melhoria contínua, portanto a última etapa além de reter os consumidores que foram conquistados até o momento, é necessário utilizar técnicas de experimentação para melhorar a usabilidade do produto e satisfazer cada vez mais os usuários.

Quais as estratégias você pode utilizar?

Existem diversas estratégias que você pode utilizar no dia a dia da sua organização para aumentar o alcance da sua marca. A seguir vou te mostrar 10 práticas, sendo que a maioria delas já estamos utilizando aqui no Viver de Ágil e as outras iremos implementar no médio prazo.

Conteúdo Viral: Crie conteúdos que se espalham de forma rápida, divulgando a marca da sua empresa ou os seus produtos e serviços através de vídeos, publicações ou até mesmo memes.

Assessoria de Imprensa: Tenha estratégias de comunicação e de relações públicas com jornalistas e com a imprensa no geral. O objetivo desta prática é tornar o seu negócio conhecido e gerar credibilidade.

Search Engine Marketing: Compre palavras-chaves em sites de buscas como o Google, Bing e Yahoo, isso fará com que o posicionamento da sua empresa aumente, porém é necessário um investimento algo e contínuo.

Anúncios em Mídias Sociais: Realize anúncios pagos nas principais redes sociais (Linkedin, Twitter, Facebook e Instagram) para o seu público alvo.

Anúncios Convencionais: Realize anúncios fora do mundo digital para atrair grandes públicos, como por exemplo em um canal de televisão ou outdoors e placas publicitárias nos estádios de futebol.

Search Engine Optimization: Utilize técnicas e ferramentas de otimização nas páginas do seu site, além de aumentar sua posição nas primeiras páginas do Google, fará com que mais pessoas conheçam sua marca.

Inbound Marketing: Crie conteúdo gratuito através de blogs, e-books, apresentações, webnários, podcasts ou apenas publicações no Instagram. Este conteúdo fará com que você crie um audiência que no futuro poderá se transformar em clientes.

E-mail Marketing: Crie campanhas automatizadas via e-mail com o objetivo de se aproximar com o seu público, também é uma ótima prática para aumentar sua taxa de vendas.

Guest Blogging: Distribua o seu conteúdo e propagandas em páginas que o seu público alvo goste de acompanhar, faça uma lista de mídias e perfis que influenciam as pessoas que podem se tornar o seu cliente e ofereça sua participação gratuita nestes canais.

Comunidades: Crie uma comunidade ou um grupo em redes sociais. Através desta prática, além de ajudar na divulgação da sua marca ou produto, irá te ajudar a criar autoridade com o seu público alvo. Já que você está compartilhando conteúdo relevante para a sua audiência e também na consolidação da organização no mercado.

É claro que o mundo de Growth Hacking é imenso, este texto foi apenas para você entender o que é e conhecer algumas práticas que eu acredito que você possa começar a utilizar no seu negócio.

Nos próximos textos sobre o tema, irei te apresentar mais dicas de como alavancar o seu negócio e até mesmo sobre o papel e responsabilidades do profissional Growth Hacker.

Mas e aí, você já utiliza alguma dessas práticas no seu negócio? Me conta aqui nos comentários 😉

Se preferir outro lugar, você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.

O Growth Hacking tem como objetivo encontrar atalhos (os hacks) para acelerar o crescimento (o growth) de qualquer negócio.

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