
Balanced Scorecard: Funciona mesmo?
Talvez um dos modelos de gestão estratégica com a maior eficiência no que se propõe a ter como resultado, mas também um dos menos comentados nos diversos sites de tecnologia, abaixo vou te falar mais sobre o que é e como funciona o Balanced Scorecard.
Criado por Kaplan e Norton e com o mundo cada vez mais dependente de tecnologia, o Balanced Scorecard apresentou-se como uma ferramenta equilibrada e capaz de atender todas as necessidades de uma empresa para medir os seus resultados e avaliar os desempenhos de ações estratégicas que vem desenvolvendo com o passar do tempo.
Apesar de tudo, a ferramenta vai além de medidas de curto prazo, com ela é possível demonstrar para uma organização seus vetores de valor para melhoria no desempenho financeiro também a longo prazo.
Em nível estratégico, a empresa precisa reconhecer seus indicadores de sucesso a longo prazo, no qual as medidas utilizadas não abordam somente um conjunto de desempenho financeiro e não-financeiro.
As Perspectivas do Balanced Scorecard
Para que uma organização consiga atingir os seus objetivos, Kaplan e Norton traduziram a missão e visão de uma organização com quatro perspectivas: financeira, do cliente, processos internos e da aprendizagem e crescimento. Estas perspectivas abordam áreas fundamentais de qualquer organização que busca sucesso.
- Perspectiva Financeira – aborda como os indicadores estratégicos estão contribuindo para aumentar os resultados financeiros, estes indicadores são utilizados para analisar o cenário econômico da organização e as ações que deverão ser tomadas em curto prazo.
- Perspectiva do Cliente – é identificado em qual segmento de mercado a organização está competindo e quais medidas de desempenho serão utilizadas com os seus clientes, medidas como satisfação do cliente, retenção e até mesmo participação de mercado.
- Perspectiva de Processos Internos – é identificado os processos críticos em que a empresa deverá buscar por melhorias para que os seus objetivos sejam capaz de oferecer propostas de valor para atrair novos clientes e manter as expectativas dos antigos.
- Perspectiva da Aprendizagem e Crescimento – está relacionada em como deverá ser feito a infraestrutura da organização para que ela alcance os seus objetivos, seja de curto ou longo prazo. Está perspectiva está relacionada com três atores organizacionais: pessoas, sistemas e procedimentos.
Exemplo prático de um Mapa Estratégico
Um mapa estratégico voltado a utilização das perspectivas do BSC, é desenvolvido através dos objetivos, indicadores, situação atual na empresa, metas que queremos alcançar e as iniciativas que iremos executar.
Em 2017, quando ainda estava na Fatec e também estava trabalhando em uma empresa do setor automotivo, resolvi escrever um artigo sobre o Balanced Scorecard e como o trabalho que estava realizando nesta organização refletia dentro do modelo proposto, como resultado foi desenvolvido um mapa estratégico com possíveis planos de ação promissores para a empresa.
O exemplo abaixo é um case real criado por mim, porém com dados fictício para não comprometer os resultados da empresa:
Mais para frente irei disponibilizar um tutorial explicando o passo a passo de como criar um mapa estratégico como este, fique atento!
Em resumo, podemos ver que o Balanced Scoredcard, funciona sim e tudo depende da forma que você irá estruturar ele dentro da sua organização e da sua disciplina de acompanhar os resultados no curto e médio prazo.
E ai, o que você achou? Me conta aqui nos comentários…
Você consegue falar comigo também pelo Instagram ou pelo LinkedIn.